segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Zelda


Zelda. Ora aqui está um nome que não se ouve todos os dias! E, infelizmente, além de não ser falado, parece-me a mim que também não é alvo de muitos elogios ou engrandecimentos. É possível que a maioria das pessoas se recorde deste nome em prol do The Legend of Zelda: Ocarina of Time, o mítico jogo da Nintendo que encantou milhões de jogadores por todo o mundo. Mas, se acreditarem que Zelda foi nome usado apenas para esse fim, desenganem-se! É muito mais antigo, e encantador!

Zelda é um nome próprio feminino que não é admitido em Portugal, mas, como sempre é uma opção (muito) válida para quem vive no Brasil! É possível que seja originalmente um diminutivo de Griselda, nome que advém do germânico gris (cinza) e hild (batalha), significando algo como a guerreira cinzenta! E, a título de curiosidade, Griselda é o primeiro nome da famosa cantora britânica Annie Lennox. Em Portugal é apenas admitido o nome Giselda, embora eu não o ache atrativo e, se me permitem, considero-o muito ultrapassado, por isso, dar o nome de Giselda a uma menina para a poder chamar de Zelda, não me parece uma opção minimamente viável! Uma outra alternativa etimológica diz-nos que Zelda provém do iídiche (uma língua pertencente ao subgrupo germânico adotada pelos judeus) e corresponde à forma feminina de Selig, que significa feliz e abençoada!

Sendo classificado como um nome exótico, Zelda é um nome absolutamente internacional na grafia e na pronúncia, tendo sido adotado por vários autores para as suas obras literárias ou cinematográficas: Zelda é o nome de uma das tias de Sabrina, a Bruxa Adolescente; da inspetora de corujas no Harry Potter; e da heroína dos Canterbury Tales! Marilyn Monroe, inclusive, muitas vezes dava-se a conhecer através do pseudónimo Zelda Zonk! É também o nome da filha de Robin Williams, o marcante ator norte-americano!

Mas a Zelda mais famosa, decerto, é a mulher do escritor americano F. Scott Fitzgerald, que se tornou um ícone feminino dos anos 20 inspirando e ditando o estilo de vida da época, não só nos Estados Unidos, mas um pouco por todo o mundo! Shigeru Miyamoto, o criador de The Legend of Zelda confessou, inclusive, ter escolhido o nome da sua protagonista inspirado nela, por o ter considerado “agradável e marcante”! Eu concordo em pleno! Zelda é um tesourinho que tem sido esquecido demasiadas vezes!

Joana Recharte.

Qual a vossa ideia sobre este nome?

8 comentários:

  1. Ótimo texto, eu desconhecia muitas informações sobre o nome Zelda e adorei saber mais! Pessoalmente não é um nome q me cative, mas pra quem gosta considero uma boa escolha!

    ResponderExcluir
  2. Não gosto, faz lembrar Elsa que detesto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu comentário não fez sentido , Zelda e Elsa não são nada parecido.
      Vê se aprende a pensar antes de digitar

      Excluir
  3. Gosto de Zelda e Zora xD tbm gosto de Zoro por causa do One Piece! Gostei dos dois significados!

    ResponderExcluir
  4. Verifiquei e Zelda é admitido em Portugal.

    ResponderExcluir