domingo, 27 de setembro de 2015

Carlota - Atendendo a Pedidos


Carlota, nome de rainha! Para mim, Carlota é isto, um nome com uma sonoridade exclusiva e só para alguns! 

Facilmente ligado à nobreza e à elegância, e agora com o nascimento da princesa Charlotte de Inglaterra (uma das variantes de Carlota) acredito que este nome ainda vá subir mais no número de registos por todo o lado. 

O significado de Carlota também é maravilhoso, significa "mulher livre" e "mulher forte". E pelo menos a mim é esta mesma a sensação que este nome me passa, acho um nome forte e marcante.

Carlota é também o diminutivo de Carla, este sim muito comum em gerações anteriores mas que tem uma presença e conotação totalmente diferentes de Carlota.

A versão portuguesa Carlota é portanto o diminutivo de Carla mas também é fruto da influência do italiano Carlotta.

Outras versões do nome Carlota à volta do mundo:
  • Dinamarca, Inglaterra e França: Charlotte;
  • Irlanda: Séarlait;
  • Islândia: Charlotta;
  • Latim: Carolotta;
  • Suécia: Charlotta.

Uma personalidade famosíssima chamada Carlota é a Infanta espanhola Carlota Joaquina de Bourbon que foi rainha de Portugal e princesa do Brasil ao se casar com D.João XI.

São imensas as princesas do passado e do presente por todo o mundo que têm este nome, é sem dúvida um dos favoritos da realeza e como agora em Portugal está tão na moda nomes de reis e rainhas Carlota tem vindo a se tornar cada vez mais popular, a par de nomes como Constança, Matilde e Leonor. Contudo Carlota não está ainda demasiado usado, suponho pelo seu carácter peculiar, este é um nome que ou se adora ou se detesta. Não acredito que suba muito mais.

Eu adoro Carlota, acho charmoso e elegante, e adoro os diminutivos Lotas, Lotte e Lotti. Mesmo não sendo fã de diminutivos, acho estes uns verdadeiros amores que suavizam o forte Carlota.

E vocês adoram este nome como eu?

Fontes Consultadas:
Behind The Name e Wikipedia.

21 comentários:

  1. Não gosto muito, a terminação -ota me incomoda, prefiro Carla. Adorei o significado!

    ResponderExcluir
  2. Claudia adorei o texto, mas Carlota não é um nome do meu agrado. Lembro sempre de cartola( afinal é só trocar o l e o t de lugares q Carlota vira cartola). Além disso, acho a terminação "ota" incômoda. Já de Charlotte gosto muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Patricia, eu já acho tanta graça a terminação! :)
      Mas sim realmente e so trocar essas letras, nunca tinha reparado!

      Excluir
  3. O post está super rico e interessante, mas não consigo gostar de Carlota. Acho horrível essa terminação "ota", como bolota, calota... Não tem como

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelas palavras Juliana! Eu até pensei que fazia o teu género já que gostas de nomes fortes para meninas! Mas sim.. A terminação nao e facil de agradar.

      Excluir
  4. Se não for incomodar, queria pedir que fizessem uma resenha sobre Cora e com sugestões para nome de irmãos.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Eu odeio Carlota é um dos nomes que mais odeio e apesar de poder subir de popularidade nunca vai subir muito porque ainda é considerado muito nome beto e depois há imenso que odeia o nome tal como adora mas acho que a balança ainda não está nada equilibrada. Por exemplo isso já não acontece com outro nome beto Constança

    ResponderExcluir
  6. Eu adoro Carlota *-* acho um nome majestoso <3. Particularmente, é muito melhor que Carla e, em português, tem uma pronúncia muito mais bonita que Charlotte.

    ResponderExcluir
  7. ola, gostava de deixar um comentario sobre o nome de Carlota como mãe de uma Carlota. De facto e um nome diferente, mas tambem e um nome forte mas muito elegante. Quando registei a minha filha a funcionaria disse-me que era um nome pouco vulgar, mas imponente ainda mais quando reafirmei que a bebe seria Maria Carlota. Na altura a minha familia associava o nome a rainha Carlota joaquina com muito mau feitio mas hoje adoram. Concordo que se ama ou se odeia, mas ... não e assim com muita coisa na vidạ? hoje a minha filha adora quando era pequena detestava, enfim...mas eu adoro, continuo a pensar que foi o melhor nome que lhe podia dar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Carlota Costa Fonseca28 de janeiro de 2023 às 22:51

      Uma Carlota lendo este comentário. 😊 Eu também odiava e tinha vergonha do meu nome na adolescência, hoje acostumei.

      Excluir
  8. Se não for muito complicado queria que fizesse uma resenha com o nome Yohara. Tenho uma amiga com esse nome e acho lindo, mas não sabemos de onde vem e qual significado. Obrigada ☺

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Iully!

      O nome Yohara não tem uma origem etimológica definida, é uma livre criação que pode ter surgido através de outros nomes. Acreditamos que as possibilidades sejam essas:
      A partir de Yohanna, forma alternativa de Ioanna, a versão grega de Joana(que significa "graça de Deus"). Então Yohara seria uma alteração de Yohanna acrescido do final "ara".
      Pode tb ter sido inspirado pelo sobrenome de origem irlandesa O'Hara que significa "descendente de Eaghra". Esse sobrenome ficou mundialmente conhecido através da personagem Scarlett O'Hara a protagonista do clássico filme E o Vento Levou.

      Esperamos ter esclarecido suas dúvidas da melhor forma possível.

      Equipe O Blog dos Nomes

      Excluir
  9. Simplesmente amooooo o nome Carlota! Se não fosse Mafalda, era Carlota! :))

    ResponderExcluir
  10. Lindo mas tem que ter atitude pra botar.

    ResponderExcluir
  11. Lindo meu nome! Amo muito .

    ResponderExcluir
  12. Eu me chamo Carlota e confesso que sempre encontro pessoas que estranham o nome. Qdo eu era adolescente, me apresentava às pessoas como Carol, hoje em dia assumi Carlota.

    ResponderExcluir