sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Emiliano



Emiliano é um nome pouco conhecido entre os lusófonos, porém é um nome que tem muitas qualidades para conquistar mais adeptos em nosso idioma.

Emiliano é a versão espanhola e italiana do cognome romano Aemilianus que deriva do nome de família Aemilius e significa "rival". Suas outras variantes são Emilian (romeno) e Émilien (francês).

Emiliano é um nome muito ligado à Argentina, pois neste país foi muito usado no final da década de 80 e em toda a década de 90. Também é popular em outros países da América Latina, tendo destaque nos rankings mais recentes do Chile, Colômbia e México.

Emiliano pode ser uma alternativa para nomes com o final -ano e que no Brasil são bem datados, como por exemplo: Adriano, Juliano, Fabiano. Em minha opinião Emiliano tem um toque mais sofisticado que os outros três citados. Além disso, lembra muito Emílio e isso faz com que o nome não seja totalmente estranho aos ouvidos. Este nome também pode gerar diminutivos bem simpáticos como Emi, Milian, Milan ou Lian. É um nome longo, de sonoridade equilibrada, com pronúncia fácil mas nada comum, ou seja, há diversas qualidades que podem fazer de Emiliano um nome que receba mais atenção nos países de língua portuguesa.

Já haviam pensado neste nome ou conheciam ele? O que pensam de Emiliano?

9 comentários:

  1. que linda foto!!!!!!!
    o nome não gosto nada, não aprecio a terminação -ano.

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia. Não gostei, porque penso logo em EMília que não gosto nada... adorei a foto também!

    ResponderExcluir
  3. Simpatizo com Emiliano mas gosto muito mais de Emílio. Foto fofa mesmo!

    ResponderExcluir
  4. Detesto Emílio, AMO Emiliano (e o mesmo acontece com as versões femininas). Amei a foto *-*

    ResponderExcluir
  5. Depois desse post, Emiliano foi pro meu top 5 e estou pensando seriamente em dar esse nome ao meu primeiro filho

    ResponderExcluir
  6. Me chamo Lucas Emiliano.

    ResponderExcluir