sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Gaetano


Gaetano é um nome italiano com origem no latim Caitanus e que significa "De Gaeta". Gaeta é uma das cidades mais antigas da Itália e que fica na parte sul do país. O nome original da cidade é Caieta e segundo a lenda esta cidade recebeu este nome depois que a enfermeira do personagem da mitologia greco-romana Aeneas, e que tinha este nome, morreu. Caietas provavelmente deriva do grego Kaiadas e era o nome do lugar onde executavam os prisioneiros.


Gaetano nunca foi um nome muito comum no Brasil e em Portugal, mas pela familiaridade com Caetano nos dois países, torna esta variante também mais familiar.  Para aqueles que querem um nome raro, quase exclusivo, que tenha presença, que vá bem em todas as etapas da vida, Gaetano é uma ótima escolha. Esta variante tem um toque mais moderno e mais alegre que Caetano que vejo mais como sóbrio. Além disso, tem o diminutivo Gaê, que é muito simpático. Encontramos na arte e na música personalidades italianas que carregam este nome como: Gaetano Pesce, um grande arquiteto milanês, Gaetano Donizetti, compositor italiano no século 18 e Rino Gaetano, músico italiano.



E vocês, gostam de Gaetano?

6 comentários:

  1. Acho que talvez funcione em outros idiomas, mas em português fica estranho com G. É bem mais sonoro com C. E ainda prefiro a versão feminina.

    ResponderExcluir
  2. Acho que teria de estar sempre a explicar Gaetano com G. Acho facilmente confundido com Caetano.

    ResponderExcluir