segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Isabel


Há clássicos absolutamente maravilhosos. Assentam que nem uma luva a uma bebé, a uma menina pequenina, a uma adolescente, a uma mulher adulta e a uma senhora idosa. E Isabel, na minha opinião é um desses nomes.

Embora sempre presente, acredito que tenha conseguido se refugiar do uso abusivo de nomes como Maria ou Ana, que faz com que às vezes os encaremos como “nomes absolutamente intuitivos e sem sal”. E apesar de não ignorar que Isabel foi amplamente utilizado ao longo de várias décadas e por todas as classes sociais, ainda o vejo como um nome extraordinariamente bonito, requintado e elegantíssimo!

Em Portugal, o seu uso entre 1920 e 1950 foi menos pronunciado do que a partir dessa data onde a frequência de registos passou das muitas centenas para os milhares! Concretamente, 1968 foi o ano mais explosivo para Isabel em Portugal com um recorde de 2456 nascimentos registados. Comparativamente, nos dias de hoje, Isabel assumiu um perfil mais discreto, sendo amplamente usado em compostos (sobretudo como segundo elemento) e ocupando a 58ª posição dos nomes femininos mais usados em Portugal em 2014, com 137 registos. No Brasil, no mesmo ano e de acordo com dados do BabyCenter Brasil, Isabel ocupava a 96ª posição do ranking, tendo descido 16 posições comparativamente ao ano anterior. Esta descida no cenário brasileiro pode advir do recente entusiasmo frente a outras variantes como Isabela, Isabella ou Isabelly. Em Portugal, creio que reina um maior conservadorismo face aos nomes e, como tal, apesar de Isabela e Isabella estarem a ganhar terreno, (ainda) não têm a mesma projeção que o nosso tão querido clássico Isabel.

De origem bíblica hebraica, Isabel deriva da palavra Izebel, que significa casta e pura (na Bíblia é identificada como a mãe de São João Baptista). É também apontado como uma variação medieval de Elizabete, que se teria espalhado por Portugal, Espanha e França, sendo o nome de várias monarcas, princesas e membros da aristocracia! Na História da Europa, muitas foram as rainhas com este nome, sendo a mais célebre Isabel, a Católica, Rainha de Espanha que, casada com Fernando II, foi a principal responsável pela criação da Inquisição e do fervor religioso da época. De referir também a figura da Rainha Isabel de Castela que terá financiado as viagens de Cristóvão Colombo, e, por fim, uma figura bem mais próxima e muito mais amada, a nossa Rainha Santa Isabel, esposa de D. Dinis, que terá protagonizado o famoso milagre das rosas.

Joana Recharte.


Isabel continua a ser uma opção vossa?

26 comentários:

  1. Isabel não é opção para mim gosto imenso de ver mas não consigo usar mas talvez a versão Isabela já

    ResponderExcluir
  2. prefiro muito mais isabel do que isabela. acho um nome digníssimo. raro de ver hoje em dia. prefiro sozinho.

    ResponderExcluir
  3. Um nome desgastado, em minha opinião, porém bonito. Combina com a foto!

    ResponderExcluir
  4. Eu acho Isabel um lindo nome, mas ao ler o texto me decepcionei ao saber q Isabel foi o nome de uma rainha responsável pela criação da Inquisição :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, ao ser um nome tão popular a probabilidade de ter pertencido a alguém com feitos menos honrosos também é maior. Isabel de Espanha foi uma mulher poderosíssima, mas os eu fervor religioso deitou-lhe a boa fama a perder.

      Excluir
  5. um nome que gosto , mas a versao mais moderna e mais bonito !!!

    ResponderExcluir
  6. Adoro Isabel mas também amo de paixão Isabela/Isabella.

    ResponderExcluir
  7. Um daqueles nomes que estão na categoria "clássico dos clássicos". Como a Patricia, fiquei triste de saber que a rainha Isabel foi responsável pela inquisição também.

    ResponderExcluir
  8. Eu não usaria porque é um nome comum na minha família, mas acho lindo!

    ResponderExcluir
  9. Adoro Isabel! É o 2º nome da minha mãe, por acaso :)
    Era capaz de usar, mas apenas como 2º nome. Adoro os clássicos Maria Isabel e Ana Isabel :D

    ResponderExcluir
  10. Sono... muito sono... a história da inquisição veio dar um kick ao nome, achei interessante essa parte.

    ResponderExcluir
  11. Gosto muito, mas não usaria. Adorei o post, Joana! :D

    ResponderExcluir
  12. Minha bebê se chama apenas Isabel. Como começa o texto, minha escolha foi, além de ser lindo, por ser um nome atemporal, diferente do meu (tenho trauma). É um nome forte. Hoje, no mei de tantas Isabelas, isIsabeles Isabelys, fica até complicado explicar que aa minha filha é Isabel, com l no final. Pra alguns apenas digo que é igual ao nome da mãe de João Batista. Ótimo texto!

    ResponderExcluir
  13. Isabella é lindo! Amo meu nome, já Isabel não me agrada...

    ResponderExcluir
  14. Fiquei surpresa ao saber da relação entre Isabel e Elizabeth. Jamais tinha imaginado antes e não entendia pq a Rainha Elizabeth por vezes é chamada de Rainha Isabel II.
    Gosto do nome, acho atemporal, clássico. Não acho que seja datado e encontro algumas crianças e adolescentes com este nome.
    no entanto, hoje prefiro Elizabeth a Isabel. e isso pode mudar a qualquer momento. :)

    ResponderExcluir
  15. Isabel é um dos meus nomes favoritos e sim é uma ótima opção para mim. Eu já sabia dessa ligação entre Isabel e Elizabeth, mas curioso que Elizabeth não me agrada tanto quanto Isabel acho que o problema é o Beth porque Eliza/sa também é um dos meus favoritos. Por outro lado Isabela é ok e Isabele, Isabelly não me agradam porque me soam enjoativos como doce de leite.

    ResponderExcluir
  16. Meu nome é Isabel, nasci em 1968 e sou brasileira, então a época parecia ser um nome bem quisto aqui no Brasil também como em Portugal.

    ResponderExcluir
  17. Tenho ancestrais com este nome. Considero o atemporal e sonoro.

    ResponderExcluir
  18. Isabel (Sofia) aqui, que não trocava o seu nome por nenhum outro do mundo inteiro. Acho melodioso, acho clássico, acho intemporal. Concordo plenamente com a autora que afirma assentar bem quer a um bebé, quer a uma velhinha. Tenho pena que tenha caído em desuso ou que seja usado apenas como "complemento".

    ResponderExcluir
  19. Minha bebê vai nascer em março de 2022,e vai se chamar Isabel,acho lindo,elegante,forte.
    O texto não mencionou,mas também tivemos a princesa Isabel que lutou pela liberdade dos escravos.❤❤❤

    ResponderExcluir
  20. Um dos nomes mais doces...
    Sonoro ,limpo,fácil, soa até comum com tantos Isas por aí que eu detesto...
    Salvo Luiza,quem sabe Isadora...
    Mas o final bel me agrada, lindo apelido...Isabel e Anabel eis a dúvida

    ResponderExcluir
  21. Amo esse nome, minha bebê se chama Isabel ♥️

    ResponderExcluir