quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Óscar/Oscar


Óscar/Oscar é um nome internacional, essa qualidade ninguém lhe tira. É reconhecido em qualquer lugar onde vigora a língua inglesa e nos países nórdicos. Tem uma sonoridade forte e marcante, é impossível passar desapercebido, até porque um bebé Óscar entre nós chamaria logo à atenção, pela raridade do seu uso há já várias décadas. Ainda assim, o pensamento de encontrar um Óscar/Oscar pequenino na rua ou num infantário deixa-me completamente aliciada, confesso.

De acordo com fontes fiáveis, Óscar/Oscar é um nome de origem gaélica que resultou da junção dos vocábulos os (cervo) e cara (amigo). Assim sendo, Óscar/Oscar é tido como o amigo dos cervos ou o amante dos cervos, remetendo, mais uma vez, para a Natureza e para o Reino Animal, como tantos apreciam! Outra teoria etimológica, menos plausível, defende que Óscar/Oscar deriva do nome nórdico Ásgeirr, que foi importado para a Irlanda por invasores e colónias Vikings que lá se instalaram. Neste seguimento, Óscar/Oscar derivaria das palavras áss (deus) e geirr (lança), significando o deus da lança, como se remetesse para um guerreiro notável.

Na mitologia irlandesa, de facto, Óscar/Oscar foi um dos maiores guerreiros da sua geração, sendo neto herói mitológico Finn Mac Cumhail! Foi também o nome de vários reis escandinavos, e em muito se deve à difusão europeia dos escritos do poeta James Macpherson, de quem Napoleão Bonaparte era fã e, como homenagem, decidiu colocar este nome no seu afilhado que, por sua vez, se viria a tonar-se Óscar I da Suécia! Tem-se mantido como nome comum na realeza sueca, mas é também nome do reconhecido escritor irlandês Oscar Wilde, do designer de moda Óscar de la Renta, de uma personagem da Rua Sésamo e dos famosos prémios (Academy Awards)! A minha maior referência, no entanto, será Oskar Schindler, o alemão responsável por salvar mais de um milhar de judeus durante o Holocausto. Um exemplo de coragem e altruísmo!

Em 2014, em Portugal nasceram 6 meninos chamados Óscar/Oscar (três com acento, três sem) e foram registados os compostos Óscar Miguel, Óscar David, Óscar Emanuel, Óscar Lourenzo e Veaceslav Óscar. Este é também o nome do filho da atriz Gillian Anderson e do filho de Hugh Jackman (Oscar Maximillan). Pessoalmente acho uma opção muito jovial e interessante! Apoio totalmente quem optar por este nome para a sua descendência!

Joana Recharte.

Estariam dispostos a apostar em Óscar/Oscar para um filho?

8 comentários:

  1. No Brasil, é mais comum a grafia "Oscar", acho que gosto mais. Porém, não acho "Óscar" tão ruim assim. É diferente.

    ResponderExcluir
  2. No Brasil se usa apenas Oscar; simpatizo bastante com esse nome, é um nome conhecido mas pouco usado, não causa estranhamentos mas não é um nome comum. Acho um bom nome. Não poderia deixar de citar aqui alguns conhecidos brasileiros q levam esse nome: o ilustre e genial arquiteto Oscar Niemeyer e o eterno ídolo do basquete Oscar Schmidt.

    ResponderExcluir
  3. Gosto dito Oscár. Óscar já não gosto tanto.

    ResponderExcluir
  4. Gosto de Oscar, que é como se usa no Brasil.

    ResponderExcluir
  5. O nome do meu primeiro amigo e o único que conheci com este nome. Eu até gosto. Mas não o suficiente para considerar usar.

    ResponderExcluir
  6. O meu filho irár se chamar Oscar. Foi o nome que o pai que escolher e nos já estamos acostumado. É um nome diferente e bem forte.

    ResponderExcluir