sábado, 19 de setembro de 2015

Pedro


Acho Pedro, simplesmente, um nome adorável e intemporal, pois, penso que fica bem em qualquer fase da vida de um homem. O seu significado "pedra" ou "rochedo" torna-o num nome com uma forte presença. 

No ano de 2014, em Portugal, foram registadas 1061 vezes o nome Pedro em bebés recém-nascidos. Este é, sem dúvida, um dos nomes próprios mais difundidos no mundo todo e está presente em vários idiomas.

Desde a Antiguidade que Pedro é um dos nomes cristãos mais comuns e em Portugal apareceu pela primeira vez como Petrus por volta do século IX.

Foi introduzido na Inglaterra pelos normandos, sob a forma francesa Piers, que foi rapidamente popularizada. A versão inglesa Peter não apareceu antes do século XIV. 

Tanto em compostos, como sozinho que é um nome que me cativa: João Pedro, Pedro Miguel, Pedro José...todos eles são exemplos de bons compostos que se pode criar com Pedro, e ainda tem a vantagem de que é, claramente, um nome que se quiser usar sem composto, não precisa de o usar, já que, por si só, Pedro é uma boa escolha (e segura) para os tempos que correm!

Carla Jesus.

Gostam do nome? Usariam?

5 comentários:

  1. Amo!! Meu nome preferido masculino e sem duvidas o nome do meu futuro filho , primeiro em homenagem ao meu avô, além de ser um clássico lindo de viver <3 amo <3

    ResponderEliminar
  2. Adoro! Atemporal, tem presença e muita história. Nem a popularidade tira o brilho desse nome

    ResponderEliminar
  3. É um nome bonito, sem dúvida. Mas é muito popular, tem Pedro para todo lado, em todas as gerações, idosos, adultos, jovens, crianças e isso faz com que perca todo o brilho pra mim. Enjoa, vira um tédio, cansa. Acho que deveriam deixar descansar por pelo menos uns 2 séculos

    ResponderEliminar
  4. Pedro é um nome lindo ontem, hoje e sempre!

    ResponderEliminar
  5. É lindo, mas não usaria por causa da popularidade.

    ResponderEliminar