sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Rubi


Falar sobre nomes de pedras preciosas é sempre um prazer para mim. E claro, falar do meu preferido Rubi não seria diferente. Lembra-me umas das minhas cores prediletas, a cor vermelha. Este é o único nome feminino com a inicial R que considero e imagino para uma filha, pois acho os nomes femininos com R bem difíceis. A letra para os nomes masculinos é bem mais abrangente e com um maior gama de opções, em minha opinião. 


Rubi é a forma portuguesa de Ruby que é de origem inglesa.


Rubi é uma pedra preciosa vermelha, uma variedade do mineral corindon (óxido de alumínio) cuja cor é causada principalmente pela presença de crômio. Os rubis naturais são excepcionalmente raros, mas produzem-se rubis artificialmente que são comparativamente baratos. Simplesmente a partir do nome da pedra preciosa (que em última análise deriva do latim ruber "vermelho"), que é a pedra do mês de julho. Rubi entrou em uso como um nome próprio no século XIX.


Suas variantes são:

Rubi (português) e Ruby, Rubye (inglês).

No Brasil o nome não aparece no ranking dos 100 nomes femininos mais registrados disponibilizado pelo site Baby Center Brasil. O que para mim é ótimo. Em SP, foram registradas 15 Rubi, ou seja, um nome ultrarraro. Em Portugal, foram registrados quatro garotos, dois com I e dois com Y. E duas garotas, uma Ana Rubi e outra somente Ruby

Popularidade pelo mundo, com base na grafia internacional Ruby: 
#10 Austrália, #10 Nova Zelândia, #11 Inglaterra, #16 Irlanda, #20 Irlanda do Norte, 22# Escócia, #73 Canadá, #90 Estados Unidos e #335 Holanda. 
Sendo muito comum na Austrália e na Nova Zelândia e muito incomum na Holanda, por exemplo. O que me surpreende, pois nos rankings da Holanda, percebemos que os holandeses apreciam muito nomes curtos. E  Rubi/Ruby não ser popular é uma grande novidade.


Segundo uma pesquisa realizada pelo Behind the name, os entrevistados acham que:
75% muito bom, 93% feminino, 70% clássico, 68% jovial, 58% informal, 70% elegante, 70% natural, 68% maravilhoso, 61% forte, 76% refinado, 72% simples, 59% sério;

Personalidades famosas:

  • Ruby Rose - atriz, modelo e DJ australiana;
  • Ruby Bridges – ativista americana;
  • Rubi Dalma - atriz italiana;
  • Ruby Lucas – personagem que interpreta Chapeuzinho Vermelho no seriado Once Upon a Time;
  • Ruby, Kaiser Chiefscanção da banda do ano de 2007;
  • Rubi telenovela mexicana produzida pela Televisa em 2004. Também é o nome da protagonista;
  • A personagem Dorothy, do icônico filme O Mágico de Oz, usa sapatos de rubi quando percorre a estrada de tijolos amarelos.

Yasmim Paiva.

O que acham de Rubi? Gostam de nomes de pedras preciosas? 

13 comentários:

  1. Gosto de pedras preciosas como nome, amo a cor vermelha ( a minha favorita junto com a cor Violeta e claro amo esse nome também) e adoro Rubi! 😍

    ResponderExcluir
  2. Acho uma boa opção para quem gosta de nomes de pedras preciosas!

    ResponderExcluir
  3. Gosto de Rubi, gosto de nomes de pedras preciosas.
    Eu assistia à novela "Rubi". Kkkk.

    ResponderExcluir
  4. Vocês bem sabem que sou apaixonada por nomes de pedras preciosas e que meu favorito é Jade, mas acho Rubi/Ruby uma coisa de tão lindo <3. Se não fosse demasiado brega eu, certamente, faria um conjunto temático! Hahaha.

    ResponderExcluir
  5. Vou por o nome da minha filha de Rubi

    ResponderExcluir
  6. Ainda não tenho filho,mas quando tiver farei o nome de Rubi. Quando digo isso a meus parentes,eles criticam,acham feio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Criticam pq o povo só quer saber de Helena, Miguel, Sofia, Júlia e Davi 🙄 o nome é lindo!

      Excluir
  7. Tenho uma Filha Chamada Agatha Se Eu Tiver Outra Menina Vai Chamar Ruby

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha filha e haghata e minha mas nova e Ruby amo esses nomes

      Excluir
  8. É o nome da icônica Rubi! Uma das poucas novelas mexicanas em que o título era consagrado a vilã!
    Agora lembro do desenho Steven Universo, a rubi é a esposa da Safira e da fusão formam a pedra Granada no desenho!
    Acho um nome super usável, feminino e delicado! O diferencial é por ser um nome feminino sem a letra "a"! Não gosto de Rubi grafado com y, mas entendo quem goste pelo ar internacional.

    ResponderExcluir
  9. Escolhi esse nome para minha filha: Rubbi, assim com a letra b duplicada.

    ResponderExcluir