terça-feira, 8 de setembro de 2015

Sancha


Acredito que num universo de escolhas maioritariamente entre Maria, Matilde e Leonor, também existe espaço para nomes incomuns, antigos e originais. E se formos a analisar, tanto Matilde e Leonor foram “recuperados” de um mundo de nomes medievais que já não se usavam há algum tempo em Portugal e saltaram para as listas de favoritos de milhares de portugueses! Assim sendo, acredito que outros nomes semelhantes possam vir a ter um tratamento especial no futuro, e um desses nomes é Sancha!

Presume-se que Sancha tenha raízes no latim sanctus, que significa santo/a ou sagrado/a. Não é um nome comum há várias décadas em Portugal, e para ser mais precisa, no espaço de seis décadas nasceram 20 meninas Sancha, distribuídas pelos anos de 1929, ‘59, ‘71, ‘73, ‘78, ‘79 e ’80. Mais recentemente, em 2014, o nome foi registado duas vezes e foram registados também os compostos Maria Sancha (3 vezes) e Sancha de Santa Maria, o que dá um total de 6 Sancha nascidas em terras lusas no ano passado!

Inegavelmente, o nome é raro, mas no passado foi o nome de várias princesas e infantas de Portugal e Espanha, a saber: Sancha de Portugal (1157-1167), filha de D. Afonso Henriques e da sua esposa Mafalda; Sancha de Portugal (1182-1229), filha de D. Sancho I e da sua esposa Dulce; Sancha de Portugal (1264-1284), filha de D. Afonso III e da sua segunda esposa Beatriz; Sancha de Castela (1139-1179), Rainha de Navarra; e Sancha de Castela (1154-1208), Rainha de Aragão. Por aproximação sonora, lembra também o nome da famosa personagem da obra de George Martin, Game of Thrones: Sansa Stark.

Acredito que será um nome apreciado sobretudo pelas classes altas e com vínculos aristocratas ou, então, por amantes da História de Portugal! A sonoridade é interessante e é quase impossível não nos remeter para imagens medievais, histórias de princesas ibéricas e todas as lendas que se criaram por essas épocas! Mas, acima de tudo, acredito que se trata de um nome elegantíssimo, esbelto e com muito glamour, perfeito para uma menina do século XXI! Imagino uma Sancha bem moderna, criativa, influente, e muito bem-disposta!

Joana Recharte.


Eu era capaz de o usar! E vocês?

41 comentários:

  1. É um nome bem incomum no Brasil e sem tradição por aqui. Pra mim é até difícil opinar, não tenho nenhuma familiaridade com ele. Oq posso dizer é q soa mais como apelido e, na minha visão, é equivalente à Concha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nome é Alline Sancha! Recebi o segundo nome em homenagem à minha bisavó que se chamava Sancha Abília. Na infância não gostava do nome, hoje amo pelo fato de ser uma raridade! Amo meu nome!

      Excluir
  2. não acho mau nome, mas não usaria.. e parece-me sempre que alguém vai ler "Xanxa" ou algo assim... :p

    ResponderExcluir
  3. Eu conheço uma Sancha portuguesa com uns 14 anos de idade. É irmã mais nova de uma Maria e de uma Constança :)
    Adoro nomes com história, adoro Leonor e adoro Matilde e tenho muita pena que sejam tão populares, mas também adoro Sancha... é capaz de aumentar um pouco a sua popularidade com a personagem Sansa do Game of Thrones... um bocadinho, talvez.

    ResponderExcluir
  4. Não sei o que pensar deste nome. Me intriga.

    ResponderExcluir
  5. Acho um verdadeiro charme! Lindo lindo! Usaria e adorava conhecer uma menina Sancha!

    ResponderExcluir
  6. Sempre que há alguma enquete no grupo, parece se tratar de um queridinho que não compartilho com vocês. Não gosto da sonoridade, nem da grafia.
    No Brasil, Matilde e Leonor são bem incomuns e não os vejo entrando em nosso ranking por pelo menos mais algumas décadas, quiçá Sancha.

    ResponderExcluir
  7. Me apaixonei por esse nome! Mas o usaria com um composto. E há apelidos lindos para ele. Sabe me dizer quantos registros há no Brasil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro/a leitor/a,

      Quando redigimos esta publicação não tínhamos ainda acesso a essa informação. Neste momento posso dizer-lhe que o nome é absolutamente raro no Brasil: entre 1930 e 2000 nasceram apenas 237 pessoas! E em 2015 não temos nenhum registo deste nome em São Paulo! É uma opção diferente, muito única!

      Excluir
    2. Eu sou de São Paulo e me chamo Sancha, nasci em 1985

      Excluir
    3. Ola tambem chamo-me Sancha e nasci em 1985.

      Excluir
  8. Machado de Assis usou Sancha para designar a amiga de Capitu em sua obra DOM CASMURRO. Eu adotei o nome em uma de minhas cadelas. :) Acho um nome muito bonito, charmosíssimo e glamuroso... uma pena que não haja mais Sanchas por aqui no Brasil. um nome fofo.

    ResponderExcluir
  9. Ammmeeei esse texto,sou Sancha a vida toda e não sabia dá história do meu nome é nem o significado....Quando era criança eu não gostava,mas agora que cresci amo....Depois desse texto mais ainda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também ahahahahah me chamo Sancha Melqui , as vezes é difícil ,pq os dois são incomuns

      Excluir
  10. Minha avó era Sancha Viotti, mas não sei nada a respeito dela, sequer o ano do nascimento. Acho que é um nome lindo e o usaria facilmente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nascida mais ou menos em 1888..... vivia em Divino ES

      Excluir
  11. A minha filha é Sancha. é Portuguesa e nasceu em 2004. é único e diferente, tem personalidade forte e não é um nome da moda, mas é simplesmente original. histórico e especial....

    ResponderExcluir
  12. Avó do Meu marido se chamava Sanchas Rosa Gama eu fico intrigada em saber a origem mas não tenho certeza se português ou espanhol, eu acho o semblante da família com espanhol.

    ResponderExcluir
  13. Conheci uma menininha de 9 anos chamada Sancha! Ela contou que o nome veio da sua bisavó que se chamava Sancha Maria. Achei o nome incrível e nunca tinha ouvido falar de alguém com ele, o fato dele ser pouco popular também me chama atenção. Acho lindíssimo!

    ResponderExcluir
  14. Eu gosto do significado que é bem impactante "Sagrada". Sancha Madalena seria quase "uau"! Mas eu tenho uma trava por causa de Sancho Pança...sempre penso em uma possível zoação com pança, ainda mais se for gordinha! Zoações na escola não são brincadeira e pode afetar a criança de forma negativa. Eu gosto de Sasha que acho parecido e vem de Alexandra,defensora da humanidade (lindo o significado tbm). Não sou muito chegada a Sansa (há algo nele que me dá ânsia)...Sobre os nomes Matilde e Leonor, eu acho pesadíssimos, mas percebi que os portugueses gostam bastante...eu prefiro Martina e Leonóra. Bom, irei refletir sobre Sancha, o significado me agradou, quanto a pronúncia e associações externas, devo refletir mais...por enquanto não acho viável no Brasil...

    ResponderExcluir
  15. A mim me agrada bastante. Uma personagem do livro "Dom Casmurro", do escritor brasileiro Machado de Assis, leva esse nome.

    ResponderExcluir
  16. Adoro o nome acho ele lindo e realmente me lembra os tempos medievais, e na verdade esse é o meu nome, sempre que penso nele me faz lembrar uma princesa com personalidade forte e destemida
    Agradeço muito a minha mae por ter me dado este nome tão especial e incomum.

    ResponderExcluir
  17. A minha filha se chama Sancha Maria em homenagem a minha avó.

    ResponderExcluir
  18. Meu nome é Sancha Mohana, minha mãe foi bem criativa, não conheço nenhuma outra!! Gosto muito do meu nome e recebo muitos elogios!!

    ResponderExcluir
  19. Minha bisavó chamava-se Sancha. Nasceu em 1906. Seus país, meus trisavó eram brasileiros, já seu país não tive acesso a nacionalidade! Vou atrás para saber se eles eram português ou espanhóis!

    ResponderExcluir
  20. Minha bisavó chamava-se Sancha. Nasceu em 1906. Seus pais, meus trisavós, eram brasileiros, já seus pais não tive acesso à nacionalidade! Vou atrás para saber se eles eram portugueses ou espanhóis!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Franklin. Minha bisa tb se chamava Sancha, natural da Paraiba. Qual era o nome completo da sua?

      Excluir
  21. Ola, meu nome é Sancha Caroline é nasci nó RJ em 1984 :)

    ResponderExcluir
  22. Tenho uma sobrinha que o nome é: Sancha, tudo a ver com as histórias das princesas, guerreiras, muito estudioso, cursa faculdade na área da saúde. Mora em Salvador/Ba.

    ResponderExcluir
  23. A amiga de Capitu, na obra machadiana, Dom Casmurro, se chama Sancha. Não gosto muito desse nome por causa do Sancho Panza (Pança) de Dom Quixote e do Sancho da série do Zorro. Na série ele era muito ridículo.
    Mas é por isso, as referência não são boas, se conhecer pessoas interessantes com esse nome, com certeza mudo de opinião.

    ResponderExcluir
  24. Esse nome tem uma sonoridades musical , doce e forte ao mesmo tempo. Achei belíssimo!!!

    ResponderExcluir