sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Zarco


Zarco é um nome com uma aura envolvente marcada pelo mistério, pelo enigma, pelos segredos de uma História distante! É um daqueles nomes assombrosamente bonitos, que nos despertam a atenção e nos cativam sem darmos conta.

Como entusiasta assumida da História de Portugal, Zarco nunca me foi indiferente e esteve desde sempre nas minhas listas de nomes preferidos. Mas, não é um nome vulgar, e o seu uso requer alguma ousadia! Zarco era o sobrenome do navegador e explorador marítimo, João Gonçalves Zarco, a quem é atribuída a descoberta da Ilha da Madeira em 1418. Diz-se que Zarco era um judeu originário da Península Ibérica, que terá nascido na cidade de Tomar, onde ainda existe a Sinagoga d’Arco ou do Zarco. Assim, Zarco seria um sobrenome que indicava a origem deste homem e mais tarde se tornou apelido/sobrenome que terá passado à sua família, inclusive ao seu alegado neto Salvador Fernandes Zarco, que várias teorias têm assumido como sendo o verdadeiro Cristóvão Colombo (este seria um pseudónimo do navegador – teorias muito interessantes que podem ler com mais atenção aqui).

Porém, Zarco pode ter outra origem etimológica que em nada se refere à Sinagoga de Tomar. De acordo com estudos etimológicos mais profundos, Zarco é uma palavra que provém árabe hispânico zárqa, que, por sua vez, tem origem no árabe-clássico azraq, tratando-se de um adjetivo que qualifica a cor azul, a cor da água e, em particular a cor dos olhos azuis-claros. Assim sendo, Zarco significaria aquele que possui olhos azuis-claros, sendo que em muitos textos é traduzido como uma tonalidade de azul celeste, o que transmite uma imagem muito bonita.

Zarco é um nome autorizado em Portugal, apenas como segundo elemento do nome, embora não tenha sido utilizado nos últimos tempos, apenas possuímos o registo do nascimento de dois meninos chamados Zarco em 1976. Os registos pós-1980 não são do conhecimento público, pelo que se torna difícil dizer se foram registados rapazes com este nome ou não. Em 2014, posso dar-vos as certezas absolutas que Zarco não foi utilizado em nenhum composto.

Acho-o um nome extraordinariamente bonito, forte, enigmático e intrigante. A sua sonoridade agrada-me e creio que é de fácil pronúncia em qualquer parte. Gostava imenso de ver este nome a ser redescoberto pelos nossos povos!

Joana Recharte.

Já conheciam Zarco? Qual a ideia que têm deste nome?

11 comentários:

  1. Não conhecia o nome Zarco e adorei!! Concordo q ele é forte, belo, misterioso e intrigante, tb acho q tem um toque sexy. Achei um nome muito carismático! Adorei a ligação da cor dos olhos do menino da foto com o significado! Acho q é um nome ótimo e fica bem tb em compostos. Enfim achei Zarco um charme!

    ResponderExcluir
  2. Adorei. Esse ar misterioso e intrigante, mas ao mesmo tempo lindo e elegante, me fez lembrar de Draco, como no HP. Acho dois nomes lindos e super a minha cara, já que sou fã de histórias fortes, como a da saga citada.

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia! "Amei! Eu que sou apaixonada por nomes da idade média nunca tinha visto este nome! Já entrou para a minha lista de favoritos! 😃

    ResponderExcluir
  4. Nao gostei. Não é pela inicial Z, que muitos tem preconceiro, é maisbpelo final arco. Me lembra arco, narco... Enfim, nao gostei :(.

    ResponderExcluir
  5. Adoreias informacoes do texto. obrigada

    ResponderExcluir
  6. Acho um nome misterioso! Lembro de um mágico e uma cartola com uma estrela desenhada ao redor do olho. Enigmático e envolvente, assim é o nome Zarco...ele exala masculinidade! Acho que é por lembrar o nome Zatara e Zatanna que são personagens da DC que lidam com magia que estou associando a um mágico! O único inconveniente é que parece "barco", "parco" e tbm existe o zarcão para impedir a corrosão do ferro. Acho um nome e tanto...fica mto bem com Zora ou Zara. Gostei da relação com a cor Azul, seria ótimo como irmão de um Índigo. É um nome a ser descoberto! A relação do nome a Cristóvão Colombo e esse clima de viagens ultramarinas dão um toque todo especial no nome!

    ResponderExcluir
  7. O meu terceiro nome é Zarco 😉

    ResponderExcluir
  8. Também tenho Zarco no nome e nasci em 1979

    ResponderExcluir