sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Camila


Não me canso de escrever sobre nomes, especialmente quando me são tão especiais. No universo feminino, a minha preferência são os vintage, a meu ver muito românticos, elegantes, frescos. Tanto em Portugal como no Brasil encontramos facilmente essa onda vintage nos rankings de nomes mais usados, nomes vintage que se conseguiram impor e brilhar nos tops. Hoje abordo um desses sortudos.

Camila, um nome que adoro há anos e que, por pura estupidez minha, nunca teve direito a uma pesquisa mais séria, como bem merece. Parece haver consenso quanto à sua origem, já quanto ao significado não se pode afirmar o mesmo. Camila, que aparentemente só é usado (com esta escrita) em Portugal, Brasil e Espanha, derivou de Camilla, este sim mais difundido pelo mundo e usado em países de língua inglesa, italiana, sueca, finlandesa, entre outras. Por sua vez, Camilla derivou de Camillus, um cognome romano provavelmente de origem etrusca, cujo significado é incerto ou até mesmo desconhecido. Há quem relacione Camillus com a palavra latina camillus, que significa "um jovem empregado em serviços religiosos" e alguns sites até apontam "servidor" como possível significado, mas outras fontes acreditam que este não está correto. 

Ainda assim, a falta de um significado concreto e fidedigno não abalou o nome, e Camila é hoje muito usado e conhecido por todo o globo. Um bom exemplo daquilo a que eu chamo um "nome perfeito". Já se sabe que a perfeição não existe, ou se existe depende muito do gosto de cada um. Para mim, e segundo a minha perspectiva de "perfeito", Camila encaixa-se nessa categoria com facilidade. Acho-o um nome lindo, elegante, romântico, com personalidade, de fácil pronúncia, perfeitamente reconhecido, internacional, com bons diminutivos. Para quem liga ao significado, o possível "servidora" pode ser desmotivante, especialmente se se associar à escravatura, mas se pensarmos que um servo é alguém que nos é fiel e que estará lá para tudo o que precisarmos (ou apenas para o que quisermos, e nesse caso será uma pessoa cheia de paciência), então "servidora" pode ser sinónimo de "fidelidade" e "paciência". Melhora um bocadinho, não? Para mim, sim. De qualquer maneira, "servidora" não me incomoda, e visto que nem é certo que seja este o seu significado, não é assim tão relevante para mim. 

E não sou a única a não ligar muito ao significado deste nome tão querido. No ano passado, 2014, nasceram 326 meninas portuguesas chamadas Camila, o que colocou o nome na 29ª posição do ranking. Uma subida notável para quem tinha tido 250 registos no ano anterior. 
Alguns compostos registados que achei maravilhosos: Camila Isabel (4), Camila Inês (2), Camila Flor (1), Camila Lúcia (1), Camila Pandora (1), Camila Angelita (1), e claro, os tradicionais Ana Camila (2), Maria Camila (2) e Camila Maria (11).

Nesse mesmo ano de 2014, do outro lado do Atlântico, Camila - com esta escrita - foi registado 473 vezes em meninas brasileiras. Contando com outras escritas (Camilla, Camille, Camilly, Kamily, Kamilly...) teríamos mais de 2568 registos! Sim, porque de certeza que ficaram algumas de parte. Só gosto de Camila assim escrito, talvez por esta grafia me ser mais familiar e por me parecer a mais simples. 

E sabiam que Camila é um nome mitológico? Pois é, eu não sabia, mas graças à informação fornecida pela nossa querida Patricia Monteiro pude ficar mais atualizada! Na mitologia romana, Camila, filha do rei Métabo, é uma guerreira e cavaleira experiente e uma das personagens da obra Eneida, de Virgílio.

Camila é sem dúvida um nome a ter debaixo de olho. Semelhante em estilo a Laura, Clara e Alice, três vintage que conseguiram atingir posições ótimas no ranking feminino, é para mim um nome cheio de vida, alegria, doçura e elegância. E claro, muitos diminutivos queridos! Mila (também admitido como nome próprio) será o mais imediato, mas temos ainda MiaCami, MiliMimi. Os meus preferidos? Mila, Mia e Mimi. E acreditem ou não, associo muitas vezes Camila a camomila, o que para mim é só mais uma vantagem. A camomila é uma planta medicinal conhecida pelos seus efeitos calmantes. O chá de camomila é um exemplo disso, e tem sido um grande aliado meu nestas últimas noites. Por isso, quando penso em Camila, penso em tranquilidade.

Quais os vossos pensamentos sobre Camila?

15 comentários:

  1. Parabéns pelo post Pilar, está ótimo! Concordo com quase tudo, acho Camila um nome com muitas qualidades(tb me lembra camomila!), muito gracioso. Só não o enquadro como vintage, acho um nome mais atual(talvez pq seu auge no Brasil foi nos anos 80). É um ótimo nome, pena ter sido usado em excesso por aqui. Tb gosto de Camille, acho muito delicado.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. EU AMO O NOME CAMILA NEM POR SER MEU NOME MAIS ACHO LINDO

      Excluir
  3. Amo e sou suspeita! Mas se tivesse uma filha gostaria de colocar também rsrs, o post está de parabéns! Conseguiu captar a essência do nome. <3

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post :) Gosto imenso do nome :)

    ResponderExcluir
  5. Gosto de Camila. Tem dias que mais tem dias que menos...

    ResponderExcluir
  6. Me chamo Joana Camila, e adoro meu nome

    ResponderExcluir
  7. Me identifiquei completamente, adoro meu nome! Minha mãe tinha entre outros 3 nomes principais, Kalinca, Cristal, mas ela sorteou Camila!!!

    ResponderExcluir
  8. Penso que sendo eu Camila, simples assim, me identifico muito com todos os significados mencionados por você e achei meu nome ainda mais lindo tendo em vista que amo tudo que seja vintage. Adorei.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Amo meu nome me chamo Camila tácia

    ResponderExcluir
  10. Me identifiquei com tudo o que foi citado, até por camomila.
    Acho meu nome lindo Camila, as vezes camomila..

    ResponderExcluir
  11. O meu é Ana Kamila eu amo meus nomes

    ResponderExcluir