quarta-feira, 28 de outubro de 2015

César


Imponente, sublime e elegante! César é um nome curto com a força dos tempos antigos e a excelente qualidade de ser um nome perfeitamente contemporâneo, fresco e atual. Mantém a formalidade e a sobriedade que se pretende num nome próprio, mas não deixa de ser jovial e descontraído.

O nome provém do cognome romano Caesar, que significaria cabeleira farta ou alguém com muito cabelo, por ter origem na palavra latina para cabelo, caesaries. O significado pode não ser muito glamouroso, também concordo que não o seja, mas também não creio que César transporte consigo um significado evidente, pelo que as pessoas vão mais rapidamente associar ao Império Romano do que à origem da palavra em si.

E focando-me no pormenor que acima referi, a maior referência para este nome é, sem sombra de dúvidas, o Imperador e General Romano Caius Julius Caesar, membro de uma importante família romana (Gens Julia) que acreditavam ser descendentes da própria Vénus. Júlio César, como é vulgarmente conhecido por nós, marcou a História Antiga ao reformar todo o Império Romano nas suas políticas e também na sua extensão territorial, o que introduziu consequências marcantes para a História dos Povos Europeus. Visionário e ambicioso, Júlio César empreendeu várias campanhas romanas, investindo na conquista da Gália, das quais saiu vitorioso, e o eternizou entre os generais e demais homens de poder ou ligados à vida militar. O final da vida do Imperador, todos sabemos, não foi feliz, havendo sido traído pelos seus senadores e apoiantes, o que não impediu, no final de contas, que o seu nome se imortalizasse e fosse comummente adotado por outros Imperadores Romanos consequentes, nomeadamente o seu filho adotivo Julius Caesar Octavianus (mais conhecido como César Augusto). Especula-se que o nome Caesar, pela sua influência, terá originado os epítetos Kaiser, adotados pelos Imperadores Germânicos, e Czar, pelos Russos.

Em Portugal e no Brasil o nome César sempre se manteve presente, quer em crianças, jovens, adultos e idosos. É um nome repleto de história e certamente intemporal/atemporal! Hoje em dia, porém, é bem menos comum, não constando nas listas dos nomes masculinos mais utilizados em 2014! Em Portugal foi apenas utilizado 37 vezes e n’alguns compostos como César Gabriel, António César, César Filipe ou César Alexandre.

Joana Recharte.


César é um clássico em que apostariam ou vêem-no de alguma forma como datado?

5 comentários:

  1. Acho um amor, mas não sei se usaria.

    ResponderExcluir
  2. Amo o nome e vou usar no meu bebê que nasce em dezembro. Realmente a sobriedade e formalidade que o nome traz associado a esse caráter atemporal que sempre mantém o nome agradável aos ouvidos foi o que me conquistou. Não gosto muito dos compostos com esse nome, acho que mesmo sendo pequeno, toda a força que ele traz faz com que ele seja suficientemente bastante em si mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Acho um nome sóbrio demais e essa característica não me atrai. Tb acho datado. É um nome pelo qual sou meio indiferente.

    ResponderExcluir