segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Gonçalo


A origem do nome Gonçalo vem do germânico Gundisalvus (do Latim), juntando duas palavras: gund ou gunthi, que quer dizer "guerra" ou "combate", e salv ou salwa que parece ser traduzido como "salvo". Gonçalo significa, portanto, "salvo no combate", ou "salvo na guerra" e em algumas traduções é traduzido como "homem disposto a participar de toda luta", como se de um sinónimo para guerreiro se tratasse.

É assim que vejo Gonçalo, um nome que encaixa muito bem numa criança apesar de o sentir como sendo um nome forte e com personalidade. É dos poucos nomes que não gosto noutras línguas sem ser no nosso português, como por exemplo, Gonzalo, que é a sua versão espanhola, Gonçal como sendo a sua versão catalã (comum em Barcelona e região da Catalunha, em Espanha) e Gundisalvo que é a versão arcaica do nome.
O sobrenome Gonçalves, utilizado principalmente em famílias de língua portuguesa, teve origem (como seria de esperar) do nome Gonçalo. De acordo com a onomástica, Gonçalves é um nome patronímico, ou seja, passado de pai para filho, de geração em geração, e significaria "filho de Gonçalo".
Gonçalo, no ranking português encontra-se no 12º lugar com 1133 registos.
Entre as personalidades mais populares com este nome, destaca-se o São Gonçalo de Amarantes, mais conhecido como São Gonçalo, um beato português que é considerado santo na cultura popular.
Devido a origem e história envolvendo São Gonçalo, este nome é bastante popular em Portugal.
Carla Jesus.

Usariam o nome Gonçalo, mesmo com a sua popularidade? O que acham do nome?

10 comentários:

  1. Eu gosto de Gonçalo mas já gostei mais. A popularidade desfez um " pouco o encanto que tinha. Mas para quem não liga a isso acho um bom nome, tem classe :)

    ResponderExcluir
  2. É até bonito, mas associo demais ao sobrenome Gonçalves que é muito popular mo Brasil, então já perde a força pra mim. Talvez fique bem como segundo nome.

    ResponderExcluir
  3. A popularidade não seria um problema no Brasil. Gosto muito de Gonçalo, está entre os meus preferidos.

    ResponderExcluir
  4. Sou de Aveiro, a terra onde o nosso S. Gonçalinho é tão acarinhado! Um correção no seu post: é S. Gonçalo de Amarante e não Amarantes.
    E não usamos muito o termo "S. Gonçalo" é "S. Gonçalinho" :)

    ResponderExcluir
  5. Detesto... demasiado usado e com pouco requinte. Nunca usaria. Toda a gente conhece 4 ou 5 Gonçalos.

    ResponderExcluir
  6. Sempre gostei do meu sobrenome! Muito bom, saber mais sobre ele!!!

    ResponderExcluir
  7. Agenor Gonçalo da Silva Junior kkkkkk bom saber mais sobre o próprio nome

    ResponderExcluir