quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Íxia


Íxia ou Ixia é o nome de uma bela flor exótica originária da África do Sul e muito rara de se encontrar, sendo usada como nome de pessoas e sua pronúncia é Ícsia ou Íksia. Cientificamente, a Íxia é conhecida chamada de Ixia Hybrids ou Ixia Flexuosa. É uma flor com origem na África do Sul e da família Iridaceae. Seu nome é derivado do grego e seu significado é "visco" ou "engodo dos pássaros". Ela é propagada por meio de seus bulbos, constituída por flores vistosas em formato de estrela e multiplica-se na natureza devido a polinização feita por abelhas e besouros.


Íxia como nome nunca foi comum e nem ao menos familiar, então pode gerar um pouco de estranheza, principalmente pela sua sonoridade exótica e lembra um pouco a sonoridade do nome Aléxia. Mas se tratando de flor, o nome torna-se mais romântico e deixa de ser um pouco menos exótico, mesmo que não perca todo o exotismo. Íxia é ótimo para quem gosta de nomes quase exclusivos, únicos, que possivelmente a probabilidade de conhecer outra pessoa com o mesmo nome seja quase zero. Além disso, por ser um nome curto, é um ótimo coringa para nomes compostos, principalmente se utilizados com  nomes mais comuns ou até mesmo os clássicos com menos uso hoje em dia. Íxia, para quem gosta de um nome curto, exótico, com um toque hippie e principalmente raríssimo de se encontrar, é uma escolha perfeita.


O que pensam da sonoridade e da escrita de Íxia? Indicariam a alguém com um gosto mais exótico?

5 comentários:

  1. Antes de ler o post imaginei q se pronunciasse Íxia como Íchia e aí me lembrou Aísha (nome q gosto). Já de cara é um nome a gera dúvidas qt à pronúncia, ponto negativo. No geral não gostei do nome, a pronúncia ícsia me lembrou icterícia. Não curti.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante, não conhecia. Infelizmente, eu nutro uma implicância gratuita por esse som do "x".

    ResponderExcluir
  3. Prefiro o som "Icsia", mesmo do que "Ishia. Acho interessante, talvez por gostar de Aléxia, fico com uma leve simpatia por ele.

    ResponderExcluir
  4. Um nome completamente estranho para mim até então, e apesar de fofinho, inviável em português.

    ResponderExcluir