sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Josué


Josué é a variação espanhola, francesa e portuguesa do nome que vem do hebraico Yehoshu'a e significa " O Senhor é a salvação". Josué foi uma figura forte na Bíblia, este foi o personagem que foi um dos doze espiões que entrou na terra de Canaã, que era para os hebreus a terra prometida e logo após Moisés morrer, Josué se tornou líder dos hebreus. Moisés não conseguiu chegar a Terra Prometida, quem teve esse feito e conduziu seu povo a Canaã foi o líder Josué.

Josué é um nome que nunca foi muito comum, pode talvez considerá-lo familiar mas a bem da verdade é que a familiaridade deste nome se tem por este personagem da Bíblia. Este é um nome que conta com uma sonoridade forte e com presença e lembra muito outro nome bíblico e muito mais usado, José

Obviamente Josué não tem a carga forte e nem é um clássico como José, porém esta sonoridade e o fato de ser bíblico une os dois nomes e por isto penso que Josué tem potencial para ganhar mais registros. Ao mesmo tempo me arriscaria dizer que não é um nome que fique popular mesmo que venha ganhar uns registros a mais. Josué não é um nome comum entre os lusófonos, como citei acima, mas no México podemos encontrá-lo no top 50, aliás o México é o país com mais registros do nome Josué.

Para quem gosta de nomes bíblicos, e estes estão na moda, com uma sonoridade forte e com muita história por trás do nome e incluindo no pacote um nome que não é nada popular, mesmo sendo familiar, Josué é uma ótima opção de escolha.

O que pensam deste nome?

10 comentários:

  1. Não consigo gostar de José, mas Josué já aprecio! Não creio que considerasse utilizá-lo mas é um nome muito interessante. Pessoalmente, a minha versão favorita é inglesa, Joshua.

    ResponderExcluir
  2. Josué não é feio, mas acho q a associação com a bíblia ainda é muito forte e talvez isso o torne um pouco caricato. Sou da mesma opinião da Joana, gosto mais de Joshua, acho charmoso( e aliás acho q o gato da foto tem cara de Joshua! )

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito de Jose mas Josué tem um ar mais moderno. Gostei! E esse Josué é qualquer coisa!! Que charme!

    ResponderExcluir
  4. não gosto.. mas Joshua acho melhor também :)

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto e tenho um de 19 meses!
    Se não fosse Josué seria Baltazar ou Zacarias.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Eu acho o nome Josué muito lindo! Só acho muito difícil encontrar um 2° nome pra ele, como é um nome forte, Josué Elias combinaria (na minha opinião). Mas mesmo com 2° nome ou não mesmo assim é um nome lindo!

    ResponderExcluir
  8. Lindo lindo, e o nome do meu filho JOSUÉ 💙

    ResponderExcluir