sábado, 10 de outubro de 2015

Mabelle



Mabelle é um nome francês que se origina do latim Amabilis e significa "amável". Também é a expressão francesa para "minha bela". Este é um nome pouco difundido em países de língua portuguesa, mas mesmo assim não é um nome de todo estranho aos nossos ouvidos. Sua sonoridade lembra outra variação que é mais familiar para nós, Mabel, além de lembrar nomes como Anabel e Anabelle.


Mabelle é um nome com sonoridade doce e com o requinte de sempre dos nomes franceses. Muitos dos nomes franceses não fazem sucesso no nosso idioma pelo fator pronúncia. Porém há aqueles como Aline e Marjorie que já são bem recebidos por nós. Mabelle, sem dúvida, é daqueles nomes que só não é comum porque quase ninguém o conhece, já que ele tem todas as qualidades para agradar tanto quem tem gostos mais populares, quanto àqueles que tem preferência por nomes mais exclusivos. É um nome fácil de gostar, com uma boa sonoridade e um significado que atrai, e muito, quem se importa com esse fator.


É um nome que tem a possibilidade de formar ótimos diminutivos como Mabe e Belle. Este último nos faz pensar que Mabelle pode ser uma ótima opção à nomes com o mesmo diminutivo e/ou parecidos como Isabelle e Isabella. Nomes estes que já estão bastante saturados por um bom tempo no Brasil. Sendo assim, Mabelle é um nome coringa para aqueles que gostam de nomes com fácil aceitação da população, com uma boa sonoridade e como bônus tem aquele toque francês que dá sempre um "up" aos nomes.


O que pensam de Mabelle?

27 comentários:

  1. Adoro Mabelle! Acho um nome doce, amoroso, feminino e gracioso, um encanto! Internacional mas perfeitamente usável em português. Tb adoro Mabel.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Eu também, mas meu noivo é italiano e acho super difícil pronunciar palavras que terminam em consoantes na língua dele (sempre sinto na pronúncia um "a" tímido logo após a consoante e não consigo pronunciar bem, então é muito incômodo para mim). Penso que é por isso que os nomes masculinos que, em português, terminam em L, em italiano terminam em E, e acabam se tornando grafias iguais aos nomes femininos aqui no Brasil (é o caso do nome do meu noivo, e isso me causa alguns transtornos). Então é melhor Mabelle no meu caso, apesar que a pronúncia brasileira de nomes terminados em "ele/elle" é sempre como se fosse I no lugar do E, então pronunciar corretamente em italiano sempre vai ser um incômodo, mesmo com Mabelle. Sem falar que já vou ter o nome do pai da criança que tem a mesma terminação "ele" para pronunciar o resto da vida. Hahahaha Vi que tem a variante Mabella que acabaria com TODOS os meus problemas com relação a pronúncia, porém não sei se seria tão bonito quanto Mabelle. OBS.: Procuro nomes com M (além de Melina que já tenho escolhido) porque na família dele tem uma tradição de nomes com M, é uma loucura (os pais dele, ele - exceto a irmã -, tias, algumas primas e primos, etc. têm nomes com M). Ainda bem que adoro nomes com essa letra.

      Excluir
  3. No Brasil, na lista da Arpen/SP (2015) não temos nenhuma Mabelle registrada, entretanto, figura na lista os nomes Mabelly (3), Mabel (2), Mabellyn (1), Amabelli (1), Amabelly (1). Ou seja, até havia algumas famílias interessadas em Mabelle, só não souberam escrevê-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro Mabel. Mabelle também é lindo e penso em usá-lo quando tiver uma filha. Mas essas variações mal escritas são terríveis! É triste um país em que as pessoas não sabem escrever, e pior ainda: fazem um esforço tremendo para parecerem chiques, sem saber que é exatamente isso o que as tornam BREGAS.

      Excluir
  4. Eu me chamo leticia mabeli, é quase rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não gosto de nomes compostos. Com relação a Mabeli, só erraram a grafia. Pelo menos não é pior do que Mabelly, este supera todos os limites.

      Excluir
    2. Meu nome é Mabelle

      Excluir
  5. Vc sabe dizer quantas pessoas tem registradas no Brasil com esse nome?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana, de acordo com o IBGE existem apenas 108 Mabelles em todo o Brasil. Também há dados para a grafia Mabele (possivelmente um aportuguesamento do original francês), e nesse caso a frequência é de 341 pessoas. Os números para outras escritas são esses: Mabeli - 198 pessoas, Mabelli - 25 pessoas. Mesmo somando todas as grafias é um nome pouco usual entre os brasileiros.

      Excluir
    2. Parabéns! Nome lindo!

      Excluir
  6. Eu me chamo Mabelle Shérron. E amo meu nome. S2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pelo primeiro nome, é lindo! Mas o segundo, me desculpe dizer, totalmente mal escrito desse jeito, estragou o primeiro. Já não gosto de nomes compostos, escrito tão mal assim, piorou.

      Excluir
  7. Meu nome e Mabelle eu sou a filha de isabelle que sempre sonhou em ter uma filha chamada Mabelle sem nem saber que o nome existia e nem o seu significado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sei vocês. Mais eu sou uma Mabelle top. Um amor de pessoa, muito educada, meiga, a pessoa mais paciente do mundo. Kkkkkkkķ

      Excluir
    2. Lindo seu nome. Se não for composto (como é o que parece), melhor ainda. Então parabéns a sua mãe duas vezes: primeiro porque o nome é lindo e segundo porque é sem exageros.

      Excluir
    3. Uma observação para a segunda Mabelle: Comentário desnecessário. Um dica: Não confie em seus próprios julgamentos (juízos de valor) sobre si mesma. O testemunho sobre nós para ser válido, precisa ser feito por outras pessoas e não por nós mesmos. Leia a passagem de João 8:12, O único testemunho sobre si mesmo que é válido é o de Jesus, pois é o Pai que está com Ele e o testifica. No nosso caso, meros mortais, precisamos ter testemunho dos outros e não nosso sobre nós mesmos.

      Excluir
  8. O nome da minha filha é mabelle naily acho lindo todos falavam q era estranho mais acho muito lindo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é estranho (Mabelle). O estranho foi você pensar que esse nome precisava de complemento. Esse Naily que ficou sobrando (ainda mais porque ficou parecendo nome inventado, sem falar na grafia com y que o torna brega, desculpe). Só Mabelle seria o suficiente. Lembre-se: Menos é mais, sempre!

      Excluir
  9. O nome da minha filhinha linda é Mabelle, antes mesmo de conhecer o papai dela meu esposo Mário, eu já tinha escolhido esse nome para ela, e por conhecidência as pessoas que não conhecem esse o nome acham que misturei o nome dele com o meu Bárbara e enventei o nome Mabelle 🤣, mas vi esse nome em um artigo a muitos anos atrás, e falei para mim mesma, se algum dia eu tiver uma filha ela se chamará Mabelle, minha princesa, minha querida, amável e amorosa, significados lindos, AMO esse nome ❤

    ResponderExcluir
  10. Bárbara, que linda a sua história!
    Parece um pouco com a minha no sentido que há anos amo outro nome com M: Melina. Sem saber que conheceria um italiano cujo nome inicia com M (o ruim é que a grafia do nome dele é feminina no Brasil), e na família dele tem uma tradição de nomes com M (os pais, ele - exceto a irmã porque não encontraram um bom nome- as tias, primas e primos... a maioria com M). Agora encontrei Mabelle e parece a junção dos nossos nomes. A inicial do nome dele + o final do meu nome "elle" e também é de origem francesa (o dele também termina em "ele" e ele AMA francês, fala muito bem essa língua e outras, eu não falo nada kkkk, só tento me safar na língua italiana por causa ele, mas é complicado). A única coisa incômoda em nomes terminados em ele/elle na pronúncia italiana é que temos que pronunciar exatamente MabellE (no português brasileiro temos a tendência a substituir E por I, então o hábito atrapalha nessa parte). Mas fora isso, é perfeito para nós esse nome! Parabéns, amei a sua história! ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, sem falar que o nome Melina, aquele que escolhi anos atrás, significa: doce como o mel ou mulher doce. E adivinha? Ele é apicultor (nas horas livres após o seu trabalho formal)! AMA abelhas e tudo o que se refere a elas. Então já estava tudo escrito por Deus!

      Excluir
  11. Bem que vocês poderiam fazer um post sobre Mabel

    ResponderExcluir