terça-feira, 13 de outubro de 2015

Mira


Mira é um nome com origem no sânscrito e significa "mar, oceano". Mira foi o nome de uma princesa indiana do século 16 que dedicou sua vida aos deus Krishna. Em línguas eslavas é o diminutivo de nomes que contenham o elemento eslavo miru que significa paz ou mundo. Mira também é o nome de uma estrela: Mira (Omicron Ceti) é uma estrela gigante vermelha, da constelação de Cetus (Baleia) visível no hemisfério sul. Uma das mais brilhantes do céu, Mira era conhecida pelos antigos como a Estrela Maravilhosa, tendo recebido esta alcunha no século 17  por sua característica de mudar de aparência de forma significativa em ciclos de 332 dias (sabe-se hoje que há variação de 304 a 353).

Mira é um nome pouco conhecido por nós e tem com como grande atrativo o significado que se relaciona com elemento da natureza. Este nome pode causar alguma estranheza e até comentários de parecer com o verbo "mirar', mas não vejo nisso algum mal, já que quando está mirado ou mirando em alguma coisa, está focando em algo e focar, se concentrar, nunca foram adjetivos ruins. Mira lembra um pouco a sonoridade de Mia, que partilha com Mira também o fato de ser um verbo. Este nome também lembra outro nome ligado à natureza, no caso à estrela, que é o nome Lira. Também lembra bastante Mirella, outro nome conhecido nosso, cujo significado é o mesmo que o verbo que parece com o nome, "mirar". Ou seja, mesmo que venha causar estranheza por um momento, a ligação com outros nomes mais familiares será imediata, fazendo com que esta estranheza passe e comece a apreciação pelo nome. Mira é um nome curtinho e pode ir muito bem como nome composto, tanto como primeiro nome quanto como segundo.

Acham que esta pode ser uma boa opção a estes nomes curtinhos mais comuns?

11 comentários:

  1. Gostei de ler e conhecer o nome Mira, já conhecia Miro, mas mira para mim é novo... É um nome muito fofo, mas prefiro Lira citado no texto, esse gosto mesmo, um clássico com ar fresco!

    ResponderExcluir
  2. Gosto de Mira, muito mais que Lira. Também adoro Kira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me chamo Mira, adoro meu nome, fácil de lembrar e difícil de esquecer

      Excluir
  3. Acho Mira simpático e gostei de saber mais sobre ele

    ResponderExcluir
  4. Eu prefiro Mirabella, que é mais longo, parece mais potente e também dá para chamar de Mira, caso a pessoa em questão goste de apelidos.

    ResponderExcluir
  5. Meu nome é Mira. No começo achava estranho, mais hoje gosto do nome.

    ResponderExcluir
  6. Escrevam sobre o nome Mirana.

    ResponderExcluir
  7. Mira rakel, linda demais

    ResponderExcluir