sábado, 31 de outubro de 2015

Múrcia


A instabilidade no emirado de Córdova (entre 754 e 929) e os numerosos conflitos sociais entre muçulmanos e visigodos levaram à destruição de Eio, mas também à obrigação, por parte do emir do al-Andalus Abderramão II, de levar os antigos habitantes de Eio para Mursiya (atual Múrcia), em abril de 825, constituindo-se assim na última das grandes cidades da região de Múrcia a ser fundada.

Durante a época pacífica do Califado de Córdova entre 929 e 1031, a recém-fundada cidade de Mursiya cresceu, prosperou e ganhou importância.
A Região de Múrcia é uma comunidade autônoma espanhola. Possui uma única província, com o mesmo nome. A sua capital é Múrcia mas Cartagena é a sede da Assembleia da Região de Múrcia.

MurciaMurtiaMurteaMyrtea Mirtea são os nomes de uma divindade romana primitiva que tinha um templo no vale situado entre as colinas do Aventino e o Palatino, em Roma.


De origem desconhecida, todo conhecimento sobre sua verdadeira natureza havia se perdido já na época da Antiga Roma, ainda que se acredite que era a deusa romana do mirto, que é uma planta mediterrânea.


Os eruditos romanos deram explicações sobre a origem do nome Múrcia. A mais popular foi a de Marco Terencio Varrón que relacionava o nome com myrtea, derivado do latim myrtus, com o significado de mirto, acreditando que aquele terreno ocupado por seu lugar de culto em Roma estava, originalmente, cheios de  mirtos. Além disto, acredita-se que o nome indicava a especial relação da deusa, e posteriormente de Vênus, que tinha como nome completo Vênus Múrcia. Há quem defenda também a origem de Múrcia a partir da palavra siracusana μυκρός, que significa "terno" "afetuoso".

Múrcia trata-se de um nome geográfico e mitológico e esses dois pontos já são duas grandes qualidades, já que nomes de lugares e que tenham a ver com a mitologia deixam o nome com um brilho diferente e único. Como nome próprio é raro e muito difícil de se ver, mas não é estranho imaginá-lo em uma pessoa. A sonoridade lembra um pouco um nome que é bem mais comum e familiar em nosso meio, o nome Lúcia.

Múrcia junta um bom significado, com uma sonoridade diferente, uma mitologia por trás dele e a associação com uma cidade com belas paisagens. Tudo isso forma um nome exclusivo com um ar mais sério mas ao mesmo tempo fresco e pode agradar o gosto de algumas pessoas que procuram estas qualidades em um nome.

Qual sua opinião sobre este nome?

3 comentários:

  1. Luinara sempre nos apresentando nomes novos. Gostei desse, vai pra minha lista de preferidos! :)

    ResponderEliminar
  2. Penso logo na porca de Murça! Hahahaha mas até achei engraçado. ...

    ResponderEliminar