sábado, 10 de outubro de 2015

Sancho


O meu encanto por Sancho é de tal forma grande, que mal sei como começar este texto!

Ouvi pela primeira vez este nome, como deve ter sido o caso de muitas pessoas, numa aula de História em que se falava dos primeiros reis de Portugal e Sancho cativou-me à primeira. Pensei logo: "Sancho? Que giro!" e pus-me a perguntar a amigos mais chegados e alguns familiares o que achavam do nome. A recepção foi maioritariamente negativa para surpresa e grande tristeza minha. Ou torciam o nariz ou exclamavam logo: "Sancho? Sancho Pança!" E eu que nunca tinha ouvido falar desta personagem dei por mim a quase esquecer deste nome até anos mais tarde em que comecei a pensar em nomes para um futuro filho.

Acho lindo, charmoso e com muita pinta! E não vejo o porquê da personagem do romance de Cervantes seja um entrave assim tão grande já que o Sancho Pança é uma personagem bem simpática e afinal de contas o romance "D.Quixote" é um dos clássicos mais conceituados da literatura.

Sendo eu uma apaixonada por livros a associação a este livro ainda dá um toque mais especial ao nome. Quanto aos desenhos-animados que deram há 40 anos atrás e marcaram uma geração, não devem ter mais influência já que as crianças de agora nunca ouviram falar dessa série. Duvido que um Sancho sofra de brincadeiras no recreio por causa disso, só os avós se lembrarão e cá entre nós, eu dei uma espreitadela a série e não vi nada de mal, achei até o máximo! Associar este nome a isso não tem nada a ver com associar por exemplo Adolfo ao Hitler, este sim um portador negativo desse nome e que faz com que não se use mais Adolfo. Agora Sancho?
Continuando...

O nome Sancho deriva muito provavelmente do latim "sanctus", tendo então como significado "santo". É de origem basca, sendo os originais: Santxo, Santzo, Santso e Antzo.

Sancho foi um nome muitíssimo usado na Espanha e em Portugal na Idade Média, e como já disse é o nome dos nossos primeiros reis e de muitos príncipes da região da Península Ibérica. Eu penso em Sancho e imagino logo cavaleiros e donzelas e tudo o que essa época acarreta. É irresistível!

Por isso, amantes de nomes da monarquia porque não considerar Sancho em vez dos super populares Afonso e Dinis? Ou até porque não um Sancho irmão do Duarte ou do Dinis? É um nome relativamente fácil de promunciar em qualquer lugar e tem tanto charme!

Sancho é também um sobrenome relativamente familiar, posso até arriscar em dizer que são mais os que têm apelido Sancho que os que têm Sancho como nome próprio nos dias de hoje.

Desde a Idade Média para cá que este nome vem caindo em desuso, assim como outros do género como Lopo e Mendo, mas ao consultar a lista de registos anuais em Portugal têm nascido à volta de 5 crianças apelidadas de Sancho por ano, o que me deixa absolutamente encantada.

Segue a lista com algumas personalidades Sancho:
  • Duques de Gasconha: Sancho I, Sancho II, Sancho III, Sancho IV, Sancho V, Sancho VI;
  • Reis de Leão e Castela: Sancho I, Sancho II, Sancho III, Sancho IV;
  • Conde de Castela: Sancho Garcia;
  • Reis de Portugal: D. Sancho I, o Povoador e D. Sancho II, O Capelo;
  • Rei de Maiorca: Sancho;
  • General Sancho Manoel de Vilhena, primeiro conde de Vila Flor.

Não sei o quanto este nome é usado no Brasil mas encontrei uma localidade/bairro no Recife, Pernambuco que se dá pelo nome de Sancho. Gostaria de saber o quanto este nome é conhecido no Brasil e se seria um nome a considerar usar. Qual seria a recepção?

Eu não preciso dizer que eu usaria, e muito provavelmente o irei usar sim. Amo o nome Sancho!

E em Portugal, quem usaria este nome? Será que poderia ser mais aceite se as pessoas olhassem para ele com novos olhos?

Fontes Consultadas:
Behind The Name, Wikipedia.

12 comentários:

  1. Claudia antes de mais nada, parabéns pelo texto! Percebe-se logo que foi escrito com muito carinho! Em relação à Sancho, esse é um nome muito incomum no Brasil, diria q até desconhecido. Existe o sobrenome Sanchez, q não sei se tem ligação com Sancho. Talvez aqui fosse visto como alcunha de algum outro nome. Eu aprendi a gostar de Sancho com vc Claudia, até então só fazia a ligação com o personagem de Dom Quixote.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Patrícia! Não sei o que aconteceu, acho que ao modificar o texto acabei por deixar de fora essa parte, que pena. Sim Sanchez é a forma patronimica de Sancho. E é um sobrenome bastante comum em países hispânicos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Imaginei q Sanchez e Sancho tivessem ligação mesmo. Sanchez é um sobrenome usado no Brasil, não é extremamente popular, mas é relativamente usado e conhecido.

      Eliminar
  3. Cláudia adoro a maneira como escreves.
    Sancho tem o significado Santo que é o meu apelido por isso não usaria mas gosto de Sancho.

    ResponderEliminar
  4. Cláudia adoro a maneira como escreves.
    Sancho tem o significado Santo que é o meu apelido por isso não usaria mas gosto de Sancho.

    ResponderEliminar
  5. Gosto de Sancho! Comecei a gostar por causa de ti, antes só relacionava com Dom Quixote!

    ResponderEliminar
  6. É um nome que, aparentemente, ficou preso dentro dos livros de História e no momento, não consegue “escapar” para a realidade.

    No Brasil, por sua vez, ele também ficou preso dentro de um livro, mas não de História, e sim, de “estória”, com o memorável personagem Sancho Pança

    É um nome aprisionado nos livros mesmo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com muita pena minha... Mas se existem agora Daenerys por exemplo será que Sancho sendo também de um livro, não poderá ser um nome usável também?

      Eliminar
  7. ola Claudia!:)
    jorge Sancho Galego , Artista Portugués e tambem "SANCHO" para conhecer melhor!:) ; www.galego.fr
    cdt
    jorge

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Oh o primeiro Sancho que conheço! :D
      Obrigada pelo comentário, fui dar uma espreitadela à página e gostei muito do seu trabalho.
      Ah gosto do composto Jorge Sancho, apesar de não morrer de amores por Jorge. Mas Sancho dá outro ar a Jorge. :)

      Cláudia

      Eliminar
  8. Olá boa Tarde. .. obg por mim fazerem entender o significado do meu nome, não saia como é linda a história deste nome

    ResponderEliminar