quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Caim


Apesar de ser um nome com uma sonoridade extraordinária e com uma força incrível, o nome Caim caiu na desgraça através da história bíblica que o apresenta como filho de Adão e Eva, um Homem tocado pelo ciúme e pelo egoísmo.

A Bíblia fala-nos de um Caim trabalhador e esforçado mas que nunca sentia a sua dedicação ser reconhecida por Deus, que sempre preferia as oferendas do seu irmão Abel, que era pastor (Caim era agricultor). Frustrado por ficar sempre atrás do seu irmão, Caim envolve-se numa luta com este e acaba por o ferir mortalmente, tornando-se assim o primeiro assassino da Bíblia. Através desta história, a figura de Caim tem vindo a ser evocada para designar a maldade humana, tendo inclusive inspirado vários artistas mundiais a criar obras em torno da sua pessoa. Um desses artistas foi o Nobel da Literatura, José Saramago que em 2009 lança o romance Caim, uma obra absolutamente polémica do ponto de vista religioso, onde o autor explora esta luta pelo amor de Deus como um assunto atual que continua a justificar tantos conflitos contemporâneos, criticando a atitude de oferenda e de bajulação de Abel e Caim, bem como dos povos modernos, e culpando Deus pela competitividade e ganância dos Homens. A história é contada através dos olhos de Caim, reestruturando a nossa fé na personagem.

O nome em si tem origem no hebraico, sendo que de acordo com o Behind The Name, significa adquirido, alcançado! Em termos internacionais, Caim poderia ter alguma dificuldade em apresentar-se como a sua variante anglófona – Cain – uma vez que a forma de pronunciar um e outro é substancialmente diferente.

Outros povos, nomeadamente os norte-americanos e os britânicos têm começado a ver o nome com outros olhos, encontrando-se atualmente no auge da sua popularidade! Em Portugal, a tradição do uso de Caim é tão rara (ou nula) que não encontramos registos durante o século XX e atualmente o nome é omisso da lista de nomes admitidos em Portugal. Não é certo se existe interdição ou não. Se a houver, deve-se a motivos religiosos, mas mesmo assim não creio que se justifique. Atrevo-me, inclusive, a dizer que a maior parte do povo não deve conhecer detalhadamente a história bíblica e não terá uma visão negativa do nome. Eu, mesmo conhecendo a história, não tenho qualquer preconceito contra o nome Caim, pelo contrário, gosto muito dele, acho-o forte e imponente! Adoro a sonoridade e acho que faria um sucesso em compostos!

Joana Recharte.

Que pensamentos vos acompanham quando pensam em Caim?

3 comentários:

  1. Pensamentos muito negativos...o nome é até bonito, mas tem uma conotação muito ruim, negativa. É tipo Judas. Impensável.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a Patricia, é como Judas mas gosto dos dois. Mas não usaria pela conotação negativa.
    Gosto de José Caim.

    ResponderExcluir
  3. A conotação não ajuda.

    ResponderExcluir