sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Carlos


Começando a pensar em Carlos e constatando de que se trata da forma masculina do meu nome, excluo logo a hipótese de o utilizar num filho, porém, adoro nomes masculinos que transmitam força e masculinidade e este é um deles.

O nome Carlos tem origem no germânico Karl, a partir dos termos karal e kerl que significam literalmente "homem". Alguns estudiosos também atribuem o sentido de "homem livre" ou mesmo "homem do povo".

Existe ainda uma teoria que relaciona o nome Carlos com o termo germânico hari, e nesse caso o significado seria "exército", ou até "guerreiro".

Foi introduzido na Inglaterra pelos normandos e foi encontrado neste país na forma de Carle, no século XII, tornando-se popular a partir do século XIX.

Em Portugal foi encontrado em documentos datados do século XVII, no mesmo período em que surgiu na Irlanda, como uma tradução dos nativos Cathal, Cathaoir e Turlough. A popularidade do nome começou na Europa graças a Carlos Magno, rei dos francos vivido entre os anos de 742 e 814, que incorporou uma grande parte da Europa Ocidental e Central ao império Franco.

Carlos em Portugal esta no Top 50 com 144 registos, no Brasil encontra-se no 34º lugar. Este é um nome que consegue fazer uns bons compostos, como alguns que foram registados em Portugal, ora vejamos: Carlos Angel, Carlos Brás, Denis Carlos, Carlos Eduardo, Carlos Adair, Carlos Ademir, Carlos Alberto e Carlos André.

Carla Jesus.

Carlos seria uma boa opção para os dias que correm?

6 comentários:

  1. Carlos é o nome do meu pai, então pra mim é muito familiar. É um clássico e, apesar de não ser um dos meus preferidos nesse estilo, sempre vai bem em compostos. Carlos Eduardo é oq eu acho melhor.

    ResponderExcluir
  2. Tenho uma opinião muito particular a respeito deste nome. Acredito que, se Carlos tiver o devido descanso, ou seja, se não for muito utilizado nos próximos 15 anos, tem uma forte possibilidade de se elevar no panorama português. Apesar de neste momento não gostar muito do nome, ele é perfeitamente válido e até interessante. É um nome monárquico, o nome, inclusive, de um rei português, e acho-o forte e carismático. Precisa é de descanso. Muito descanso.

    ResponderExcluir
  3. Carlos Alberto é o meu pai, e o meu irmão Carlos Eduardo.
    Apesar desta tão grande proximidade Carlos apenas não é um nome que me soe familiar ou de que goste muito. Até porque a um chamava Pai e a outro pela alcunha de sempre.
    Já os compostos Carlos Alberto e Carlos Eduardo, são-me tão queridos e tão meus que me soa estranho que possa haver outras pessoas a usá-los

    ResponderExcluir