quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Éden


Certamente, todos nós já ouvimos falar de Éden ou, pelo menos, reconhecemos a expressão e o conceito de Jardim do Éden. De acordo com a Bíblia, Deus terá criado a oriente um grande jardim, que preencheu com fauna, flora e vida no geral. Foi também para Adão e Eva, os primeiros homem e mulher, que criou o Éden, atribuindo-lhes a responsabilidade de cuidarem e fazerem prosperar esta maravilha terrestre. De resto, todos conhecemos a velha História, os nossos amigos não se portaram muito bem e acabaram por ser expulsos daquele que seria o Paraíso na Terra. Aliás, Éden e Paraíso na nossa língua são praticamente sinónimos, podendo, por exemplo, recordar a obra de John Steinbeck East of Eden que é traduzido para o Brasil como A Leste do Éden, mas em Portugal é traduzido como A Leste do Paraíso.

Como nome próprio, Éden pode causar algum espanto, mas é uma escolha comum em muitos países, nomeadamente nos Estados Unidos da América, Reino Unido, Irlanda, Austrália, Alemanha, Nova Zelândia, Bélgica, Holanda e França. Aqui a grande questão é: usamo-lo em rapaz ou em rapariga? Bem, se formos pela lógica, em português Éden é uma palavra masculina, precedida pelo artigo definido “o”, no entanto, parece-nos facilmente aplicável a uma rapariga, não? Pois, a resposta a esta questão é muito simples na verdade, Éden é considerado um nome unissexo, e dentro de cada país se cria a tradição de o utilizar mais para rapaz ou mais para rapariga consoante a cultura específica de cada povo ou consoante o gosto dos pais (e a moda, claro)!

Em Portugal, o nome está interdito, o que significa que não se o pode utilizar de todo. A justificação parece prender-se, precisamente, com a probabilidade de gerar confusão quanto ao sexo da criança, alínea fundamental na escolha de um nome, de acordo com o Instituto dos Registos e Notariado. Já no Brasil, onde não existe esta restrição, Éden continua disponível para aqueles que o queiram apreciar e utilizar. Sua frequência total no país é de 2.943 pessoas (2.723 homens e 220 mulheres). A maioria dos nascimentos ocorreu durante os anos 80. ***Atualização: a partir de novembro de 2017 em Portugal, Éden entrou na lista de nomes masculinos admitidos e Eden na de nomes femininos***

Joana Recharte.


Que acham de Éden como nome próprio? Associam mais depressa a um rapaz ou a uma rapariga? Usavam-no?

7 comentários:

  1. Acho Éden um nome interessante justamente por remeter ao Jardim do Éden. Passa um certo mistério..cabe tanto para meninos qt para meninas, com uma tendência maior para o masculino. Me faz lembrar tb o perfume Eden, da marca Cacharel, q inclusive usa o slogan "Eden, o perfume proibido", com certeza em referência ao Jardim do Éden.

    ResponderExcluir
  2. bonito! acho que tem tendencia maior para feminino tb

    ResponderExcluir
  3. Para mim da para os dois, feminino e masculino.

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto nos dois gêneros, mas prefiro ele usado no masculino.

    ResponderExcluir
  5. Meu nome é Éden. To me sentindo adorável.

    ResponderExcluir
  6. Meu nome é Eden sem acento tenho 38 anos e nunca conheci uma mulher com o nome Eden talvez como sobre nome sim já ouvi falar.

    ResponderExcluir