quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Elior


Elior é um nome com origem hebraica e significa "Deus é minha luz". É um nome raro, mas bastante interessante para quem procura exatamente nomes nesse estilo, difíceis de se tornarem populares.

Elior tem a sonoridade muito parecida com nomes mais comuns e mais apreciados, principalmente hoje em dia que nomes bíblicos estão cada vez mais usuais, cito Eli e Elias. Porém, diferente destes dois citados, Elior tem uma sonoridade mais forte e uma presença bem mais marcante. Além disso, para quem aprecia Elias e Eli mas não pondera usá-los por terem uma conotação muito religiosa, Elior pode ser uma excelente alternativa. 

Elior também entra na categoria dos nomes curtos, muito apreciados nos dias de hoje. Desta forma, pode agradar quem gosta de nomes mais curtinhos e que não estejam comuns e nem em ascensão. Seu significado também é um grande atrativo, e para quem leva isso em questão pode encontrar em Elior um nome original com um belo significado. Sua terminação pouco comum faz com que este antropônimo seja único, tenha uma presença que poucos nomes curtos são capazes de ter, ainda mais pelas suas iniciais que não são tão fortes assim. Penso que esse nome merece um pouco mais de atenção e mesmo que a primeira impressão não seja das melhores, o melhor a fazer é "dormir sobre ele" até descobrir sua verdadeira opinião, já que a primeira impressão de um nome que quase ninguém conhece nem sempre é das melhores. Digo tudo isso e defendo Elior porque ele tem qualidades que muitos procuram e talvez esse seja um nome que se encaixa em muitos requisitos de várias pessoas. E pra quem se importa com significado, Elior ganha mais um ponto: seu significado não é negativo, muito pelo contrário, chega até a ser um pouco poético. Ou seja, é um nome que realmente merece ganhar atenção.

O que acham de Elior?

9 comentários:

  1. Achei este nome bastante interessante, lembra-me Elliott, que também gosto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Eu sempre achei Elliot interessante, mas nunca teria coragem de usar porque esse T "mudo" no final não me agradava. Me parecia um tanto "perdida", sem função na minha opinião (até porque eu não sabia pronunciar um T "mudo", sem uma vogal que ajudasse na pronúncia). Mas com Elior é diferente. Eu adorei o R no lugar do T! Achei muito, muito bonito!

      Excluir
  2. Gostei do nome, do significado e do texto. Parabéns Luinara, vc fez uma ótima defesa de Elior destacando todos os pontos positivos do nome de uma forma muito coerente, adorei!

    ResponderExcluir
  3. Oi Luinara, seu texto me fez suspirar com esse nome, um nome forte, distinto, agradavél.. simplesmente amei e venho aqui lhe dizer que ele acabou de ir pro topo de nomes para nomes de meu (futuro) filho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gostei muito de Elior. A terminação em R é muito melhor que o T de Elliot (o T "mudo" sempre foi a única coisa que me incomodava). Mas Elior é tão bonito! Porém, meu namorado (já sonhamos com nomes de filhos rs) amou o feminino Elora. Mas Elior me convence bem mais!

      Excluir
  4. Respostas
    1. Não creio, já que existe o feminino Eliora (ou até Elora como uma possível variante).

      Excluir