sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Emanuela


Emanuela não encanta muitos corações. A sua candura não tem sido capaz de quebrar as cortinas do preconceito contra nomes longos e com tradição acentuada de uso masculino em Portugal. É verdade. Manuel é mais comum do que Manuela. E a diferença entre Emanuel e Emanuela é abismal! Tão grande que poucos se lembram da sua existência e ainda menos são os que apreciam o nome e pensam nele com carinho.

Às vezes o facto de não conhecermos um nome ou nunca termos olhado de perto faz-nos excluí-lo automaticamente das nossas listas. Isto é um processo natural e ainda bem que assim o é, senão gostaríamos indiscriminadamente de todos os nomes que nos aparecessem à frente, o que seria, no mínimo, caótico. Por isso, centrando-me neste facto, vou convidar-vos a olhar e a pensar mais atentamente em Emanuela. Pode ser que a vossa opinião não se altere de todo – o objetivo não é impingir o nome a ninguém – mas vamos dar-lhe a oportunidade de ser falado e comentado.

Como deve ser óbvio para a maioria, Emanuela trata-se da versão feminina de Emanuel, um nome bíblico que significa Deus está connosco e corresponderia ao nome do Messias, Jesus Cristo, assim profetizado séculos antes do seu nascimento. O seu uso ao longo dos anos tem sido muito escasso em Portugal, durante o período 1920-1980 e décadas posteriores, sendo que em 2013 registaram-se três meninas com este nome e em 2014 uma, juntamente com os compostos Darah Emanuela, Sara Emanuela e Josefa Emanuela.

No Brasil a tendência parece ser invertida. Manuela é um nome-sensação, em comparação com o modesto Manuel, e Emanuel foi deixado para trás em prol do fenómeno das Emanuelas, ou melhor dizendo versões alternativas a este nome. De acordo com dados disponíveis no BabyCenter Brasil, Emanuelly foi o 36º nome feminino mais utilizado no país em 2014. No entanto, não posso deixar de frisar que a grafia não é a mais correta, e adultera o nome original com o presumível objetivo de o tornar mais próximo de nomes com terminação popular (-ly) nos Estados Unidos da América. Não estaria errado, porém, se as famílias optassem pela grafia tradicional portuguesa – Emanuela – ou pela grafia francesa – Emanuelle. Embora algumas considerações se possam tecer sobre Emanuelle, por ser o título de um romance e de um filme erótico amplamente difundido por terras francesas e arredores – se isto incomodar alguém, claro. Não incomodou certamente os pais da atriz e cantora nova-iorquina Emmy Rossum, que a batizaram a filha de Emanuelle.

Pessoalmente, Emanuela é-me muito mais bonito, talvez por me parecer mais português. Embora nem todos partilhem desta minha visão, vejo-o como um nome muito terno e elegante, com um requinte muito próprio que remete para uma época muito glamorosa. Como alguém referiu num comentário numa das fontes que consultei, podia ser nome de uma filha de Marie Antoinette, que o charme que transporta é facilmente equiparável. Apesar de tudo, e sabendo que hoje Marias Antonietas não as há muitas, podem existir as Emanuelas lançando o seu ar de graça nas nossas terras de Portugal.

Que acham de Emanuela?

19 comentários:

  1. Foto linda e ótimo post! Acho Emanuela um nome bonito, o problema é que no Brasil já enjoou; essa grafia estropiada(Emanuelly) me incomoda, se ainda fosse Emanuelle até seria aceitável, mas Emanuelly não dá. Manuela tb é extremamente popular por aqui no momento. Todos esses fatores contribuem para q Emanuela perca o brilho, mas isso em relação ao Brasil; para Portugal é uma escolha a se cogitar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compreendo perfeitamente! Em Portugal ainda são muito raras as Emanuelas :)

      Excluir
    2. Emanuela: Grafia italiana.
      Emmanuelle: Grafia francesa
      Emanuelly: Grafia brasileira

      Temos que valorizarmos a nossa cultura. "LLY" faz parte da cultura brasileira.

      Excluir
    3. A grafia brasileira é a grafia que faz parte da língua portuguesa, Emanuela. Infelizmente Emanuelly é simplesmente uma adulteração gráfica da escrita correta.

      Excluir
    4. Gosto de Emanuelle, esse sim funciona como uma variação do francês Emmanuelle.

      Excluir
  2. Ate gosto do nome... =) alguem pode escrever. Sobre natalina???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário. Um membro do grupo acabou de se disponibilizar para escrever sobre Natalina. Assim que estiver pronto irá ser publicado. :)

      Excluir
  3. Gostei muito do texto, até passei a gostar de Emanuela. Acho que ficava bonitos Emanuela e Antónia para irmãs por exemplo.
    Já Emanuel não gosto nadinha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom ouvir isso :) Acho que sim, Antónia & Emanuela era um par bonito. Gosto muito de o ver como par de Angelina, acho-os muito queridos juntos.

      Excluir
  4. Não gosto nem de Manuela nem de Emanuela. Prefiro mil vezes as versões masculinas

    ResponderExcluir
  5. Emanuela é um nome muito bonito para uma menina.Oxalá se torne mais popular em Portugal.

    ResponderExcluir
  6. Me chamo Emmanoela, versao pouco comum do nome. E que na minha adolescencia apesar ter sido menosprezado por uma professora da seguinte forma:" isto la e nome que se coloque numa filha depois de 9 meses de gestacao?", gosto muito e faco questao de explicar como se escreve quando preciso.
    Hoje estou com 39 anos e meu filho mais novo se chama Joao Emmanoel.
    Amei o blog, parabens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Emmanoela, fiquei revoltada com essa professora, como pode um educador falar assim com uma aluna? Bom, mas o que importa é vc é feliz com seu nome! É um nome bem bonito! Obrigada em nome da equipe O Blog dos Nomes :)

      Excluir
  7. Moro em Portugal e sou Brasileira e o nome da minha filha será Emanuella😍 muitos gostam e outros n independente se acham nome de velha ou não. Mais n me interessa pk eu amei o nome o significado é lindo😍

    ResponderExcluir
  8. Emanuela é um nome lindo, cheio de ternura mais é charmoso, pena que é um pouco desconhecido, o nome fica lindo em qualquer menina, gostei muito de saber mais sobre esse maravilhoso nome, bjs.

    ResponderExcluir
  9. Eu acho lindo, mas é muito popular. Minha prima de 2 grau chama Emmilly Emmanuelly (não gosto da grafia) e ficou algo como "a rival de Deus conosco". Acho os nomes Emanuela e Emanuelle lindos ♡♡♡ queria que caíssem um pouco a popularidade para poder cogitar usar rs

    ResponderExcluir
  10. Amo Emanuela, é o nome da minha filha��
    Eu sou Eulália,e na infância também meu nome não era muito popular em Angola...
    Hoje já somos muitas.
    Nome é uma escolha muito pessoal dos pais ou da pessoa, não importa muito se é ou não popular ou se os outros gostam ou não...
    O importante, é que os pais se revejam na história da escolha do nome.

    ResponderExcluir