segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Eugene


Eugene é um dos poucos nomes que prefiro - e adoro - na versão estrangeira e não na portuguesa (Eugénio). 

Eugene é a forma inglesa do nome romano Eugenius, que veio do nome grego Eugenios que por sua vez teve origem na palavra grega eugenes, que à letra significa "bem-nascido", através dos elementos eu (bom) e genes (nascido, nascer). 

Eugene foi o nome de diversos santos e de quatro papas - o primeiro esteve ativo de 654 até à sua morte, em 657, e o quarto de 1431 a 1447. E olhando para estas datas percebo finalmente de onde vem a minha constante associação - até hoje inexplicável - às épocas medievais, o meu grande fascínio. E agora o mais engraçado: só contactei com Eugene quando vi o filme da Disney Entrelaçados (Tangled, na versão original) - que também adoro. Um filme recente, em comparação com muitas outras animações da Disney. Portanto, conheci o nome num contexto super moderno mas sempre o associei a tempos antigos da Idade Média. Está certo. 

Tenho quase a certeza de que Eugene não é admitido em Portugal, e eu pergunto-me: porquê? Porquê, se há tantos nomes estrangeiros que o são? Recentemente aprovaram Oliver e Kevin, mas muito antes disso já a lista dispunha de imensos nomes estrangeiros masculinos. Alguns exemplos: Alan, Axel, Brian, Dilan, Eric, JamesNoah, Sancler. Eugene podia ser mais um. Ah, perguntam-me muitas vezes como é que digo/leio o nome: Iúdjíne, à inglesa mesmo. Acho-o muito giro, divertido, elegante e fresco. E tem a vantagem de ser internacional, requisito que parece cada vez mais obrigatório.

Gostam de Eugene ou preferem Eugénio/Eugênio?

4 comentários:

  1. Gosto de Eugene, mas ainda prefiro Eugênio.

    ResponderExcluir
  2. Associo muito ao inglês, não o consigo ver como nome em Portugal ou no Brasil

    ResponderExcluir
  3. Alguns nomes prefiro na versão internacional do q na nacional, mas não é o caso aqui. Prefiro muito mais Eugênio do q Eugene.

    ResponderExcluir
  4. Prefiro Eugénio. Mas gostar gosto da versão feminina Eugénia.

    ResponderExcluir