domingo, 15 de novembro de 2015

Filomena


Filomena é um nome de que gosto, e que, para mim, representa uma pessoa calma, porém cheia de boas energias. 
Não o considero um nome antiquado, pois acho que encaixa numa criança dos dias de hoje, ao contrário da maioria dos portugueses: isto comprovado pelos seus pequenos dois registos em 2014, comparado à sua posição em 1950, onde fazia parte do Top 10.
A origem do nome é grega, e deriva de Philoménes que significa "fortemente amada"; significado este originado a partir da união dos termos philos que significa “amante” e menos que quer dizer “força”.
Filomena foi o nome de uma mártir grega vivida no século III, que teve seus restos mortais descobertos apenas em 1802, na Via Salária, em Roma, apesar de haver algumas discordâncias quando a identidade dos restos mortais encontrados.
Este nome foi encontrado ocasionalmente na Inglaterra durante a Idade Média, e teve sua popularidade reavivada na Itália quando estes tão famosos restos da Santa Filomena foram encontrados, ao mesmo tempo em que se iniciou uma veneração maior pela santa. 
Carla Jesus.
Gostam deste nome?

6 comentários:

  1. Também gosto bastante de Filomena, mas acho que sou das raras excepções, acho que podia muito bem voltar a ser um nome nem usado :D

    Mas imagino sempre uma Filomena bem morena e com um cabelo bem negro, acho que todas as que conheço são assim :P

    Sónia

    ResponderExcluir
  2. Totalmente sem condições de usar esse nome no Brasil. Ele é antiquado, ultrapassado e considerado muito feito. Usado por personagens humorísticos justamente por parecer engraçado, ridículo.

    ResponderExcluir
  3. Acho impensável para uma menina nascida nos dias de hoje(digo isso em relação ao Brasil). O nome não é feio, só é extremamente antiquado.

    ResponderExcluir
  4. Acho muito difícil cair nas graças dos brasileiros, principalmente após a personagem humorística que escolheu esse nome pelo fato de ser totalmente antiquado

    ResponderExcluir