terça-feira, 24 de novembro de 2015

Gabriel


Absolutamente internacional, Gabriel é um nome facilmente reconhecido em qualquer parte do globo e, contrariamente ao que possa acreditar, não é um nome estritamente ligado à religião cristã.

Na verdade, nas religiões Cristã, Judaica e Muçulmana, o nome Gabriel é associado a um arcanjo (um anjo de ordem superior, mais próximo de Deus), ligado à misericórdia, à preservação da vida, da felicidade e do paraíso. Na Bíblia, é mencionado no Antigo e no Novo Testamento como sendo o mensageiro de Deus, comunicando frequentemente com o profeta Daniel, anunciando o nascimento de São João Baptista ao seu pai, Zacarias, e anunciando o nascimento de Jesus Cristo à sua mãe, Maria. Alguns teólogos defendem ainda a possibilidade de ter sido o Anjo Gabriel a anunciar o nascimento de Jesus aos pastores que se encontravam perto de Belém, naquela passagem bem natalícia que todo o cristão à partida conhece. Gabriel é também mencionado como aquele que teria encontrado Mohammad (ou Maomé) a meditar numa montanha em Meca e lhe terá transmitido mensagens espirituais que estariam na base da doutrina do Corão.

O nome é de origem hebraica (gavri’el) e aglomera elementos que criam o significado Deus é a minha força ou Homem forte de Deus. Obviamente, o primeiro Gabriel da História é mesmo o Arcanjo supracitado, consoante foi revelado o nome ao profeta Daniel. Costuma ser retratado a segurar uma lanterna acesa na sua mão direita e um espelho na mão esquerda. Tem vindo a ser muito querido e evocado pelos crentes mas também tem vindo a ser uma personagem inspiradora para várias obras artísticas, nomeadamente para séries/seriados e filmes recentes como Supernatural (2005 - presente) ou Gabriel (2007). Na monarquia portuguesa era, inclusive, tradição que os filhos dos reis sustentassem no seu nome completo o nome dos três arcanjos Miguel Gabriel Rafael, por esta ordem.

No entanto, apesar da forte componente religiosa e da difusão dos feitos do arcanjo, o uso de Gabriel como nome próprio ao longo dos tempos tem sido mais contido do que eu estaria à espera. Durante todo o século XX, em Portugal, Gabriel foi utilizado moderadamente, raras vezes ultrapassando a fasquia dos 100 registos anuais. Porém, no abrir do século XXI, Gabriel parece ter recuperado todas as energias e começou a angariar adeptos todos os anos, traduzindo-se numa aceitação cada vez maior do nome. Em 2010, Gabriel era tão popular em Portugal que atingiu a 13ª posição do ranking dos nomes masculinos mais utilizados, encontrando-se em 2013 na 14ª posição (com um total de 1083 registos), posição que manteve em 2014 (1128 registos). Em 2013 foi utilizado num total de 815 compostos, sendo os mais comuns: Gabriel Filipe (80), Gabriel Alexandre (74), Gabriel José (32) e João Gabriel (28). Em 2014, foi utilizado num total de 694 e os mais comuns desse ano foram: Gabriel Alexandre (64), Gabriel Filipe (60), Gabriel José (36) e Lucas Gabriel (30).

No Brasil, o fenómeno de crescimento e popularidade deste nome parece ter sido muito semelhante, existindo um número razoável de rapazes chamados Gabriel até o abrir do século, altura a partir da qual o nome cresceu substancialmente nos rankings de nomes masculinos. De acordo com os registos de nascimentos do Estado de São Paulo, em 2012 Gabriel era o 5º nome mais escolhido pelos pais brasileiros, tendo vindo a cair uma posição por ano até à atualidade. No entanto, de acordo com os dados fornecidos pelo BabyCenter Brasil, que nos dá uma estimativa geral da utilização de nomes próprios em torno de todo o território brasileiro, Gabriel ainda aparece em 5º lugar, com a notificação de que em 2013 encontrar-se-ia em 4º lugar dos mais utilizados no Brasil. Na mesma lista do BabyCenter Brasil aparece em 43º lugar Enzo Gabriel, em 46º João Gabriel, em 94º Vitor Gabriel e em 96º Lucas Gabriel. Ou seja, nem só Gabriel é popular, como o número de compostos em que é utilizado é superior ao número de alguns nomes utilizados de forma independente, se me fiz entender.

Algumas referências no panorama mundial:
  • Gabriel Braga Nunes, ator brasileiro;
  • Gabriel Falcão, ator brasileiro;
  • Gabriel García Márques, escritor colombiano, Nobel da Literatura em 1982;
  • Gabriel Kaufmann, ator brasileiro;
  • Gabriel Leone, ator brasileiro;
  • Gabriel Lippmann, cientista luxemburguês, Nobel da Física em 1908;
  • Gabriel Medina, campeão mundial de Surf;
  • Gabriel Sater, cantor brasileiro;
  • Gabriel, o Pensador, músico brasileiro;
  • Jorge Gabriel, apresentador de televisão português;
  • Jules (Júlio) Gabriel Verne, escritor francês;
  • Príncipe Gabriel da Bélgica (nascido em 2003);

Gabriel foi também o nome escolhido pelo escritor britânico Thomas Hardy para o protagonista do seu romance Far from the madding crowd, recentemente adaptado para o cinema, o que me faz olhar para o nome como pertencente a alguém humilde, simples, pragmático e romântico. E faz-me simpatizar com ele. Confesso que nunca foi um nome pelo qual eu nutrisse grande carinho, mas é um nome perfeitamente válido e contemporâneo. Se a popularidade não é um problema para si, então Gabriel não tem absolutamente nenhum senão. É sonoro, forte e internacional.

Qual é a vossa posição face a Gabriel?

7 comentários:

  1. A vida toda achei esse nome perfeito e o mais lindo de todos. A aura romântica e a internacionalidade sempre me atraíram. Ainda acho belo, mas a altíssima popularidade tirou o brilho pra mim.

    ResponderExcluir
  2. acho um nome ok :) não me entusiasma mas também não acho nada mau :)

    ResponderExcluir
  3. É muuuuuuito popular, muuuuito mesmo. Enjoou (Brasil).

    ResponderExcluir
  4. Perdeu um pouco da graça por ser muito comum, mas não deixa de ser bonito.

    ResponderExcluir
  5. Eu não usaria,mais eu gosto.Tenho uma suspeita que logo terei um Gabriel na minha família.

    ResponderExcluir