terça-feira, 3 de novembro de 2015

Heloísa


Elegância! Para mim, é a palavra certa para classificar este bonito nome feminino. É extremamente fluído, melódico, até, e tem aquele suave ar francês que o torna très chic! Só não posso dizer que o seu uso é algo original nos nossos dias, porque as nossas realidades são completamente díspares. Em 2014, enquanto Heloísa foi registado umas humildes sete vezes em Portugal, no Brasil o nome ocupava a 18ª posição do ranking nacional criado pelo BabyCenter Brasil. Imaginem só a quantas Heloísa de distância estamos uns dos outros!

De acordo com o Behind the Name, é um nome francês antigo (Héloïse), que provavelmente advém do germânico Helewidis, composto pelos elementos heil (saudável) e wid (amplo). Significaria, portanto, algo como totalmente saudável. Outra teoria, menos plausível, mas mais popular, apresenta Heloísa como uma variante de Luísa. Por fim, uma última explicação etimológica, mas também improvável, associa-o a uma variante feminina de Hélio (deus grego do sol).

Por curiosidade, em Portugal é também permitida a grafia Eloisa, embora eu prefira a outra grafia, por a achar mais bem composta, mais refinada e, novamente, elegante. Eloise, na sua versão mais internacional, é o nome da personagem dos livros infantis da autoria de Kay Thompson, Eloise at the Plaza, que mais tarde originaram um filme com o mesmo nome. É também um nome presente na aristocracia holandesa, sendo o nome da filha do príncipe Constantijn e da princesa Larentien de Orange-Nassau, a Condessa Eloise, que é atualmente a quinta na linha de sucessão ao trono holandês. Eloise é também o nome da neta do príncipe Edward, Duque de Kent.

Como referências do Brasil destaco Heloísa Helena, política, Heloísa Rosa, cantora cristã, Heloísa Pinheiro, modelo e Heloísa Périssé, atriz e humorista. Em Portugal, Heloísa Miranda, ligada ao SapoZen e Heloísa Apolónia, política.

Para mim, Heloísa continua a ter o seu encanto e, pensando na realidade portuguesa, considero que tem mais potencial do que os números mostram.

Joana Recharte.


Usavam-no?

15 comentários:

  1. Dos nomes começados por H, Heloísa é o que eu mais simpatizo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nome da minha filha!fiquei na dúvida entre Heloísa ou Helena.
      Optei por Heloísa

      Excluir
  2. Adoro Heloísa! concordo com tudo o que foi dito no post :)
    Linda fotooo <3

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o post, tb acho Heloísa bem elegante e simpático! Acho q a Helô Pinheiro, a musa inspiradora da música Garota de Ipanema, tb se chama Heloísa, não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É óbvio que sim! Quem você acha que é a Heloísa Pinheiro citada na publicação? (risos)

      Excluir
  4. Amo Heloísa, principalmente se for sem H.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também. Amo as versões dos nomes sem H. Prefiro aa grafias minimalistas, grafias "limpas", sem letras desnecessárias que não alteram em nada a sonoridade.

      Excluir
  5. Amo o apelido Helô, mas o nome Heloísa não anda me agradando. Achei que era por causa da popularidade, mas Laura e Manuela são dois nomes que eu amo e eles estão muito em alta. Então não sei porque Heloísa não tá nos meus favoritos apesar de ser um nome bom e bonito.

    ResponderExcluir
  6. Me ajudem meninas! Eu queria colocar o nome da minha filha de Emma mas por conta do bullying não irei colocar, ai pensei em Lina mas queria um nome que começasse com "E", ai pensei Em Eloísa mas sem H com E msm! Pq quero o nome do meu bebê com E aí si for menino é enrico e menina Eloísa oque acham?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho um par bonito, mas já pensou em Emanuela? Aí vc poderia usar Ema como apelido. Vou deixar outras opções que começam com E:

      Elina
      Elora
      Eleonora
      Eva
      Emeline
      Elisa
      Elena
      Eloá
      Emília
      Ester
      Estela

      Excluir
  7. Eu amo é o nome da minha prima de dois aninhos ❤️

    ResponderExcluir
  8. Sou brasileira, mas ao contrário da maioria, prefiro sem H (mesmo sendo o correto em português). Gosto de nomes com grafia mais simples possível e AMO a inicial E! Por isso também achoe Eloise chique, mas às vezes me parece um pouco exagerado de tão doce por causa da terminação "ise".

    ResponderExcluir