segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Jacinta


De uma forma ou de outra, acreditando ou não nos acontecimentos, ouso dizer que não existe português que não conheça este nome feminino: Jacinta! O nome, a par de outros dois – Francisco e Lúcia – enraizou-se profundamente na nossa cultura popular e religiosa que enalteceu três crianças nascidas na Cova da Iria, Portugal, no início do século XX. Podiam ter sido três crianças rurais absolutamente normais, mas a sua fé e as alegadas visões de um Anjo e de Nossa Senhora fizeram deles 3 figuras muito queridas do nosso imaginário e legado cultural, que ainda hoje em dia perdura. Talvez por esse motivo, a carga religiosa em torno de Jacinta e de Lúcia torna-os pouco atrativos para os portugueses contemporâneos, sendo isto mais verdade para Jacinta. O mesmo não se verifica com Francisco, até porque se formos a analisar este nome masculino sempre foi tão utilizado que dificilmente o pastorinho seria um motivo para a sua (des)promoção.

Os dados do SPIE, referente aos anos 1920-1980 dão-nos conta de um uso comedido de Jacinta, que nunca baixou dos 40 registos anuais, mas que raras vezes esteve acima dos 100, o que só se verificou em 1968 e 1969. Desde então, o seu uso tem sido cada vez menor. Em 2013 nasceram apenas cinco Jacintas em Portugal e em 2014 sete, juntamente com os compostos Maria Jacinta, Jacinta Isabel, Carolina Jacinta e Jacinta Gabrielenia.

Não estou certa se se poderá verificar um aumento nos próximos anos, pois nem mesmo quando a jornalista Raquel Matos Cruz escolheu este nome para a sua filha o número de registos anuais se alterou significativamente. Talvez Jacinta permanecerá estagnado durante algum tempo, mas não encontro quaisquer objeções ao seu uso. Acho-o forte e simultaneamente meigo e carinhoso. É um nome com conotação religiosa? Em Portugal é, dificilmente noutros sítios o será. É de fácil internacionalização e é também nome de flor, o que o torna bastante interessante.

Trata-se da forma feminina de Jacinto, que tem a sua origem no grego ‘Υακινθος, posteriormente latinizado para Hyacinthus, nome utilizado para designar a flor. Na Mitologia Grega, Jacinto foi um um jovem mortal, muito querido dos deuses e apreciado pela sua beleza, acidentalmente morto por Apolo que, no seu pesar, fez jorrar do seu sangue uma bela flor, hoje conhecida como flor-de-Jacinto.

Qual a vossa posição face a Jacinta? Apreciam-no?

2 comentários:

  1. Gosto, gosto, gosto! Acho super elegante! :D

    ResponderExcluir
  2. Não gosto mesmo...acho tanto a grafia qt a sonoridade desagradáveis e nada bonitas.

    ResponderExcluir