segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Urano


Procurando por um novo nome que me caracterizasse e me definisse, lembrei-me deste tão incomum Urano, especial demais para ser apenas o nome do sétimo planeta do nosso Sistema Solar. Este nome tem tudo o que procuro: exclusividade, um bom significado e combina com os meus nomes favoritos!

Urano é a forma portuguesa de Uranus, que deriva do grego  Ουρανος (Ouranos). Na mitologia grega, Urano, deus grego do céu, era o marido de Gaia e o pai dos Titãs e Ciclopes. É portanto, mais uma boa característica a acrescentar às outras, trata-se de um nome com história!

Como planeta, ainda sem pensar nele como nome próprio, (quem sabe até, de um dos meus posteriores rebentos) Urano sempre foi o planeta com o qual mais me identifiquei e de que mais gostava no Sistema Solar, quando me foi dado a conhecer e tive até, se me recordo, no quarto ano, o equivalente a nove anos, de fazer um trabalho escrito sobre este planeta.

Urano é o único planeta a receber o nome através de uma figura mitológica grega, ao invés de romana. Este astro era o Céu na mitologia grega (talvez por ter a cor azul) o qual se imaginava ser dominado pelos poderes do Sol e Marte. Na língua chinesacoreanajaponesa e vietnamita, Urano foi nomeado literalmente traduzido como “a estrela rei do céu” (天王星).

Adoraria combinar este nome com Lurian que significa “o rei das estrelas”, na qual se encontra Urano que dessas estrelas é “a estrela rei”! Espantoso não vos parece? Parecidos em grafia, som e significado, mas no entanto, para mim, são bem diferentes.

Referências:
  • Urano Bacelar, militar brasileiro, comandante do Curso Básico da Academia Militar das Agulhas Negras em 1990;
  • Em Itália, existe uma comuna da região dos Marche, província de Fermo, chamada Monte Urano;
  • Uranophenga, género de mariposa.


E vocês, o que acham deste nome tão inusitado que não tem tido registos nos nossos países, mas que todos conhecemos como nome? Quem não o conseguir utilizar num bebé pode sempre utlizá-lo como animal de estimação, como sugerido na imagem!

4 comentários:

  1. Q exótico! Urano cabe muito bem como nome próprio, a grafia e a sonoridade não ficam distantes de outros nomes como Ulisses e Cirano. Acho q é questão de costume, o raro uso nos faz pensar nele automaticamente como nome de planeta. Achei interessante um militar chamado Urano, um nome tão despojado para um profissional formal. Adorei a foto, pura fofura!!

    ResponderExcluir
  2. Adoro! A sonoridade me agrada muito e associo a coisas positivas!

    ResponderExcluir
  3. acho tão original :D
    adorei a foto :)

    ResponderExcluir
  4. O problema de Urano é que é muito próximo a urinando o que pode gerar piadas maldosas. Gostei do significado chinês! Gosto bem mais de Lurian, que acho lindo!

    ResponderExcluir