segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Vanessa


Ao contrário da maioria dos nomes, Vanessa trata-se de uma invenção literária! Foi inventado pelo poeta irlandês Jonathan Swift para um dos seus poemas mais conhecidos Cadenus and Vanessa, originalmente escrito no ano de 1717 (podem ler aqui)! Procurando preservar a identidade dos dois protagonistas que dão o nome à história, Swift deu a si mesmo o nome de Cadenus e à sua querida amiga Esther Vanhomrigh, o nome de Vanessa. Mas como é que Swift chegou a Vanessa, perguntam-se? Ora, juntou a parte inicial do apelido/sobrenome dela, “Van, com o início do seu nome próprio “Es”, duplicando o “s” e adicionando um “a” no final.

Se quiséssemos encontrar um significado para o nome, podíamos dizer que pela junção de Van (que é a palavra holandesa que corresponde à preposição “de” ou “da”, em português) e Ester (que significa estrela), Vanessa podia significar “da estrela”! Um significado bem simpático! Mas aqueles que sempre acreditaram que Vanessa significava borboleta, também não estão completamente errados, porque o sucesso do nome fez com que este fosse atribuído a uma espécie de borboleta, embora a tese da estrela seja mais aproximada à realidade.

O nome foi muito incomum até meados do século XX, onde se popularizou em países de língua anglófona. Nos anos 80, nos Estados Unidos da América, Vanessa era já um dos nomes mais comuns, ao lado de outros como Tiffany, Kimberly ou Melissa. Depressa o sucesso deste nome se expandiu pelo mundo, chegando também a Portugal e ao Brasil!

O primeiro registo de uma Vanessa em Portugal foi no ano de 1970! E no espaço de 10 anos nasceram um total de 940 Vanessas nas nossas terras. Uma modernice da altura à qual António Variações não ficou indiferente e chegou, inclusive, poucos anos mais tarde, a compor a famosa canção Maria Albertina, onde em tom de brincadeira perguntava “Maria Albertina, como foste nessa de chamar Vanessa à tua menina?”. E daqui se retira uma reação habitual dos portugueses face à utilização de nomes que não são “tradicionalmente portugueses” – a discussão dava panos para mangas.

Hoje em dia o nome continua a ser ouvido aqui e acolá, tendo nascido em 2013, 34 meninas com este nome e em 2014, menos 10. Em 2014 foram também registados 17 compostos, sendo alguns deles Vanessa Sofia, Vanessa Alexandra, Mónica Vanessa, Vanessa Leonor e Ariana Vanessa. O seu uso nas décadas de 70-90, tornou-o datado, pelo que hoje já não é considerado um nome da moda. Talvez daqui a uns anos, o nome torne a ganhar brilho nas nossas terras.

Como referências destacam-se as cantoras e atrizes Vanessa Williams, Vanessa Hugens, Vanessa Carlton, Vanessa Chantal Paradis e Vanessa Redgrave! A escritora Virginia Woolf tinha também uma irmã chamada Vanessa. Pelo Brasil encontramos a maravilhosa compositora Vanessa da Mata e em Portugal a atriz Vanessa Martins e a apresentadora de televisão Vanessa Oliveira. Também a Disney utilizou este nome no filme A Pequena Sereia (1990), sendo o nome adotado por Úrsula quando se torna humana.

Este nome continua a ter brilho para vós?

23 comentários:

  1. Antes detestava Vanessa, hoje em dia não tenho nada contra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também de testava meu nome mas para falar a verdade hoje em dia eu amo meu nome ❤️😂

      Excluir
  2. Parabéns pelo texto Joana, está muito bom como um todo, mas a explicação qt à origem e significado do nome Vanessa está perfeita! "Da estrela" é o mais real significado e mais lógico, pelo q parece as borboletas vieram depois. Qt ao nome acho bonito, tem a vantagem de ser internacional, mas a desvantagem de soar muito datado dos anos 80.

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post e nem gosto de Vanessa. Não sabia que a Paradis chama-se Vanessa Chantal! 😊

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Seu nome tbm não é lá grande coisa né fofa

      Excluir
    2. Kkkkkkk❤️😂 pois eu já amo meu nome, mas confesso que não gostava também. ❤️😂

      Excluir
    3. Confesso que meu nome pode entrar no seu mais bonito do mundo mas o nome Telma também fala sério hein kkkkkkkkkkk😂😂😂😂😂😂😂olha quem fala

      Excluir
  5. Euu adoro ! haha
    Meu nome é Vanessa ! E acho um nome tão misterioso e cheio de significado..
    Com certeza é devido ao gosto do meu pai por este nome. Mas aprendi a amar ele também.

    Parabéns pelo post !!

    ResponderExcluir
  6. Gosto bastante, adorei o post.

    ResponderExcluir
  7. Vanessa só começou a me saltar os olhos muito recentemente quando descobri a relação entre ele e as borboletas (que adoro de paixão). Nesse texto me traz a relação com as estrelas. Pronto, foi o suficiente para entrar na minha lista. E para completar, ainda acho uma semelhança na grafia de um dos nomes que mais gosto: Lanassa! Belo texto, qt à foto, poderia ter mais borboletas e estrelas. Parabéns

    ResponderExcluir
  8. É um nome simplesmente meigo e lindo. Parabéns pelo texto, trouxe um verdadeiro significado desse nome que além de popular e bonito, seu significado é ainda mais encantador.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo texto. Vanessa é o meu segundo nome e apesar de ser raramente utilizado eu gosto dele. Já tinha ouvido falar dessa ligação literária, aliás talvez por isso eu seja uma apaixonada por literatura. Vai ver que já vem do nome. *brincadeirinha*

    ResponderExcluir
  10. Não sou fã, mas gostei do texto, ficou muito bom! Só uma pequena correção: a animação "A pequena sereia" é de 1989.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu nome também não é perfeito né fala sério kkk Ivana 🤣🤣🤣

      Excluir
  11. Adoro, acho muito lindo e elegante apesar de ser antigo .

    ResponderExcluir
  12. Antes eu odiava o nome Vanessa porque é antigo, então sempre usei Carla que é meu primeiro nome. Mas depois que descobri o significado e a origem, prefiro muito mas Vanessa que Carla.

    ResponderExcluir
  13. Eu amo meu nome então pouco me importando para quem não gosta desse nome até porque cada um tem um gosto né eu não posso julgar você porque eu não gosto do meu nome mas nós que somos vainessas somos importantes e maravilhosas show boa tarde queridas nosso nome é maravilhoso 😻😻😻😻😻❤️VANESSAAAAAAAAA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também amo meu nome e não tô nem aí pra quem não gosta. E o significado é lindo

      Excluir
  14. Amo meu nome,acho lindo,meigo,delicado, romântico,elegante,além de atemporal.

    ResponderExcluir