sábado, 12 de dezembro de 2015

Carmo


Dos epítetos de Nossa Senhora, Carmo é para mim dos mais especiais! Não por motivos religiosos, mas simplesmente por apreciar e reconhecer a beleza e elegância deste nome próprio. É dos poucos nomes femininos que terminam com a letra “o”, o que lhe dá um toque de exclusividade muito interessante, juntamente com toda a sonoridade do nome que não o deixa passar desapercebido ainda que o seu uso não seja assim tão raro.

Vejo-o como um nome perfeitamente adequado à nossa realidade onomástica, porque partilha dos aspetos tradicionais que os demais nomes do top portugueses possuem, e vejo-o como sofisticado. Perfeito para uma menina dos nossos dias, que se quer forte e reivindicativa, crítica e proactiva. Vejo-o a valer por si próprio, uma menina chamada apenas Carmo, sem acessórios desnecessários! Acho que é a forma como mais gosto de o ver, sozinho e a brilhar resplandecentemente!

No entanto, a forma mais comum de representação deste nome no contexto português e brasileiro é através do composto Maria do Carmo, que constitui uma evocação religiosa a Nossa Senhora do Carmo. E se pensarmos que Maria do Carmo é um nome de antigamente, recordo que temos uma tendência para o conservadorismo e só no ano de 2014 nasceram em Portugal 67 meninas com este composto! Embora Carmo possa ser utilizado independentemente, é muito menos comum, verificando-se apenas 18 registos. Uma outra forma de o utilizar em compostos é através do “do Carmo”, sendo usado como segundo elemento tanto em compostos femininos como masculinos, embora estes últimos sejam uma minoria (ex: Miguel do Carmo e Simão Carmo). Não me assumo como fã “do Carmo”, nem do seu uso em compostos masculinos, mas isso não inviabiliza de forma alguma o seu uso. O meu composto favorito de 2014 foi Carmo Isabel!

O nome em si vem do hebraico karmel, que significa jardim de Deus, sendo o nome de um monte na Palestina, conhecido como Monte Carmel onde Maria passeava com o Menino Jesus. Lá foi fundada a Ordem das Carmelitas, sendo Carmelita um nome autorizado em Portugal e com a mesma etimologia que Carmo. Do mesmo modo, são autorizados os nomes Carmélia, Carmelina, Carmelinda, Cármen, Carmezinda, Carmim (masculino), Carmina, Carminda, Carminho e Carmorinda. De todos estes, o mais popular é Carminho, contando com 107 registos em 2014, embora o ache exacerbadamente jovial.

Uma das Carminho nascidas em 2014 é a filha da blogger Fernanda Ferreira Velez, que muito carinhosamente a trata por Minho nas muitas publicações do famoso Blog da Carlota. Carminho é também o nome da jovem fadista portuguesa que tem construído com muito sucesso o seu percurso musical!

A minha versão favorita continua a ser o clássico Carmo, mas qual é a vossa?

11 comentários:

  1. Gosto de Carmo mas prefiro Carmim, Carmela, Carmelina ou Carminho.

    ResponderExcluir
  2. Acho q atualmente no Brasil o nome Carmo é visto como masculino, por causa do popular ator brasileiro Carmo Dalla Vecchia. O composto Maria do Carmo tb foi bastante usado aqui, mas hoje em dia soa muito antiquado. Não gosto de Carmo para meninos e nem para meninas, já de Carmela gosto bastante.

    ResponderExcluir
  3. Adoro Carmo! Carminho é bonito também mas prefiro só como apelido.

    ResponderExcluir
  4. Gostava de saber se o diminutivo Carminho, deve ser pronunciado com o "a" aberto ou fechado. Se alguém me souber esclarecer fico grata .

    ResponderExcluir
  5. Gostava de saber se o diminutivo Carminho, deve ser pronunciado com o "a" aberto ou fechado. Se alguém me souber esclarecer fico grata .

    ResponderExcluir
  6. Gostava de saber se o diminutivo Carminho, deve ser pronunciado com o "a" aberto ou fechado. Se alguém me souber esclarecer fico grata .

    ResponderExcluir
  7. As minhas versões favoritas são:
    Carmen
    Carmel
    Carmim
    Carmina
    Carmelinda

    Usaria qualquer uma das versões citadas!

    ResponderExcluir