domingo, 6 de dezembro de 2015

Ella - Atendendo a Pedidos


Decidi aceitar o desafio e escrever sobre Ella, um nome que nunca me tinha chamado a atenção e que até achava impraticável na língua portuguesa - até escrever este post. 

Ella poderá parecer o pronome pessoal "ela", tão estudado e muitas vezes memorizado nos nossos tempos de escola. Mas não nos deixemos limitar! Ella é também um nome próprio, bastante adorado, por sinal! Lá fora, o seu potencial é altamente reconhecido, conclusão que se tira facilmente dos rankings. Ficou no top 20 em vários países, vejamos: Finlândia (4º), Irlanda do Norte (5º), Irlanda do Sul (6º), Nova Zelândia, Dinamarca e Noruega (8º), Escócia (10º), Suécia e Canadá (11º), Austrália (12º), Inglaterra e Gales (16º), Estados Unidos (17º). E ainda ficou em 33º lugar na República Checa e em 38º na Suíça. 


Com tanta fama pelo mundo, dá mesmo vontade de saber mais sobre este nome! Ella é muito interessante em termos etimológicos. Por um lado, poderá ser a forma normanda do nome germânico Alia, que era um diminutivo de nomes que continham o elemento alja, que significa "outro", "outra". Terá sido introduzido em Inglaterra pelo povo medieval dos normandos - estabelecidos no norte da França - e usado até ao século XIV, voltando à ribalta no século XIX. 
Outra hipótese sugere que Ella seja um diminutivo 1) de nomes começados pelo elemento "El", como Eleanor, ElisabethEllen, 2) de nomes terminados em -ella, como Isabella, Antonella

Em Portugal não permitem o uso de Ella, o que sinceramente não faz muito sentido, já que aceitam tantos e tantos nomes estrangeiros, bem como diminutivos, tanto femininos como masculinos. Ella podia ser mais um. Além disso é muito semelhante a Elsa. ***Atualização: a partir de novembro de 2017 Ella passou a ser autorizado em Portugal***

Sua frequência no Brasil é de 399 pessoas, segundo o IBGE. Surpreendentemente seu uso no país foi mais pronunciado durante as décadas de 1920 e 1930. 

Destaco a personalidade de Ella (Jane) Fitzgerald, também conhecida como a "Primeira Dama da Canção", uma famosa cantora de jazz estadunidense que recebeu 14 prémios Grammy e as medalhas Nacional das Artes e Presidencial da Liberdade. O seu poder vocal era notório, simplesmente perfeito e muito admirado. 

Eu gosto de Ella, acho-o bonito, romântico, fresco, elegante. E ainda me transmite um ar vintage, que adoro! Sempre que penso neste nome imagino uma menina feliz e sorridente. Pudera, com um nome tão querido!

Qual o vosso ponto de vista sobre Ella?

18 comentários:

  1. gosto :) muito bom texto, parabéns :)

    ResponderExcluir
  2. Acho um bom nome para países anglófonos, para lusófonos não acho uma boa opção. A não ser q seja usado em compostos, como fez o ator Fábio Assunção q escolheu Ella Felipa como o nome de sua filha. Ella tb pode ser um apelido/diminutivo para nomes como Isabella, Gabriela, etc.

    ResponderExcluir
  3. Eu estava com esse nome na cabeça esses dias, principalmente hoje, já acordei com ele na mente por causa de um sonho que tive com nomes terminados em Ela/Ella. Bom, eu escolhendo Ariela, como é um nome que não tem tanta opção de apelido/diminutivo a não ser Ari (que não gosto por lembrar nome masculino), então poderia chamá-la de Ella, aí combinaria dois nomes lindos... Um mimo só!

    ResponderExcluir
  4. Ella em países de língua portuguesa não cai mto bem como nome próprio...até porque parece a terceira pessoa do singular "ela". Além de piadas como "olha ela é a Ella" ou "Ela não é a Ella...Ella é aquela". Não acho muito legal para nosso país.
    Ella foi o nome da princesa Cinderela no live action Disney! Admito que estranhei quando ouvi o nome durante o filme, mas depois acostumei...se for para se referir a Cinderela, eu gosto de Cindy e Cíntia.
    Bom...mas gosto de nomes terminados em "ela", como Rafaela,Mirela, Micaela, Gabriela, Antonela etc...mas do Ella sozinho não muito rs.

    ResponderExcluir
  5. Gostei do nome e vai ser o nome da minha filha

    ResponderExcluir
  6. None da minha filha, sou inglês com esposa brasileira

    ResponderExcluir
  7. Eu amo esse nome, conheci assistindo a série Lúcifer, que tem a senhorita Ella Lopez, simplesmente amei

    ResponderExcluir
  8. Eu gosto, mas seria bem complicado para uso no Brasil.

    ResponderExcluir
  9. Nome lindo ...lindo.. o nome da minha princesa. Não vejo nenhuma complicação em pronunciar. Sou mineira e minha filha se chama "Ella"

    ResponderExcluir
  10. Tenho uma Ella por aqui. Amo

    ResponderExcluir
  11. Eu amo meu e sou muito feliz por minha mãe ter dado esse nome. Gratidão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha filha vai se chamar Ella Maria também 😍

      Excluir