quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Jacinto


Jacinto parece-me daqueles nomes que costumam receber comentários muito extremados, pelo menos é a sensação com que fico, tendo em conta o que vou lendo e ouvindo. Ou adoram e acham querido, ou detestam e acham pesado. A escolher apenas entre estes dois partidos, enquadro-me claramente no primeiro. 

Jacinto não faz parte dos meus nomes preferidos para rapaz, mas ainda assim gosto dele. Tem uma sonoridade que me agrada e o nome em si remete-me para características que a sociedade gosta de considerar exclusivamente femininas. Quero com isto dizer que acho Jacinto um nome suave, fresco, romântico, que lembra a natureza, o sol e o calor. Ao mesmo tempo acho-o divertido, alegre e espevitado. Na verdade consigo imaginar um Jacinto tranquilo e um Jacinto inquieto. 

Segundo a lenda grega, Hyakinthos foi acidentalmente morto por Apolo, e do seu sangue nasceu um lírio. A flor terá ficado com esse nome, Hyakinthos, que depois originou o nome latino Hyacinthus e por fim Jacinto. Adorei saber que Jacinto está ligado à mitologia grega! Para quem gosta de seguir temáticas na escolha do nome, aqui está uma ótima opção. 

Jacinto nunca foi um "nome da moda", no entanto parece inevitável a associação aos tempos passados, e com alguma razão. Em 1920 nasceram 93 rapazes com este nome, e o número foi sempre subindo até 1933, quando atingiu 152 registos, a sua melhor marca. A partir desse ano os valores começaram a descer, e hoje em dia Jacinto conta apenas com 3 registos.  

Já sabem que sou otimista, por isso acredito que Jacinto podia recuperar o seu esplendor de outrora e chegar aos 152 registos, ficando ao lado de Xavier e Nuno, por exemplo. Até davam bons pares para irmãos!

O que acham de Jacinto?

2 comentários:

  1. Acho interessante por ser um nome masculino q nomeia uma flor, já q a maioria de nomes de flores é feminino. Como nome próprio não gosto não, acho realmente muito pesado.

    ResponderExcluir
  2. Eu simpatizo, porque estou habituada, é o nome de um familiar muito querido :)

    ResponderExcluir