terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Nomes de Bruxas


Se há coisa de que gosto é de bruxinhas, quem me conhece sabe que tenho uma vasta coleção. Os nomes ligados a bruxas e feiticeiros estão por vezes relacionados entre si. Vamos ver exemplos de bruxas mais famosas:
  • Maharet e Mekare – Sei que neste exemplo se tratam de duas, mas citar uma, sem falar da outra, sendo gémeas, seria injustiça. As suas origens são exploradas no livro A Hora das Bruxas, de Anne Rice. Viviam na região do Egito há 6 mil anos e sofreram o pão que o diabo amassou nas mãos de Akasha e dos outros membros de sua corte. A história das duas está diretamente ligada à origem dos vampiros nas Crónicas Vampirescas;
  • Gréias – Pertencentes à mitologia grega, as três irmãs já foram retratadas no cinema (Fúria de Titãs), na literatura (Percy Jackson e O Mar de Monstros) e nos jogos (Titan Quest: Immortal Throne). O trio compartilhava um olho e um dente. Possuíam cabelos grisalhos e foram enganadas por Perseu para que lhe dessem informações sobre a Medusa;
  • Galadriel – A elfa da obra de J.R.R. Tolkien, que ficou famosa mundialmente na pele da atriz Cate Blanchett, utilizava o poder do anel Nenya para manter verdes os jardins de Lothlórien. O anão Gimli acusava ela de ser uma bruxa, que enfeitiçava aqueles que não gostavam dela, mas curiosamente mudou de ideia após encontrá-la, passando a adorá-la;
  • Hermione Granger – Definitivamente uma das bruxas mais conhecidas da atualidade, embora de criação recente. Sendo filha de pais não magos, a garota teve que fazer seu caminho através do conhecimento, passando a ser vista como aluna modelo pela maior parte dos professores. Estudiosa e muito talentosa, é praticamente o ponto de sustentação do trio, pois eles necessitam da sua ajuda em diversos pontos dos livros da série de J. K. Rowling.

Claro que muitas outras ficaram de fora, como é o caso de Samantha (nome que adoro), de Rosenberg, Úrsula e Morgana.

De todas as bruxinhas todas que mencionei, apenas usaria Samantha e Hermione.

Carla Jesus.

E vocês?

12 comentários:

  1. Adoro nomes com história e vindos de estórias :) Também sou fascinada por bruxinhas e feiticeiras, e falo no feminino porque acho que é uma coisa muito das mulheres ;) O nome de que gosto mais é Morgana :) Ainda que também associe o meu queridinho "Oriana" a este mundo do fantástico.

    ResponderExcluir
  2. Gosto imenso de nomes com ligação ao sobrenatural, têm um certo fascínio para mim! Relativamente a bruxas, o meu favorito é, sem sombra de dúvidas, Zelda <3 Adoro este nome!

    ResponderExcluir
  3. Adoro nomes com aura de mistério, ligados ao místico! Dos citados usaria Samantha e Úrsula. Maharet tb é intetessante!

    ResponderExcluir
  4. Já adotei a tempo..JALISKA...
    Mas não sei a história. .
    mas não há pedido que ela não atenda. ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jaliska.
      Quando engravidei pela primeira vez, tive problemas e dei ao meu filho o nome de Lugh em troca de ele se salvar. Na segunda vez, o pai dos meus filhos pediu à Jaliska que cuidasse do bebê e garantisse um parto bom e saúde. Minha filha veio ao mundo de uma forma muito tranquila e foi registrada com este nome. Só conhecemos como a bruxa dos pedidos, mesmo. E ela nosatendeu, graças aos Deuses.

      Excluir
  5. Galadriel não era uma bruxa
    era um elfo.

    ResponderExcluir
  6. Sempre fui fascinada por Bruxas! Dos nomes citados usaria apena Ursula. Sempre gostei desse nome e não sabia que era de uma bruxa.

    ResponderExcluir