sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Oceano


Um dos nomes mais inspiradores que se encontram na lista de nomes próprios autorizados! Oceano é um nome absolutamente soberbo, majestoso e com um vínculo inegável à História de Portugal. Quase que o poderia chamar de nome patriota, se isto fizer sentido para alguém, de tão forte que é o seu elo ao nosso crescimento como país!

Corresponde à forma latinizada do nome grego Okeanos, utilizado para designar “o grande curso de água que rodeia a Terra”. Na Mitologia Grega este era o nome atribuído ao Titã que se acreditava personificar esta camada enorme de água salgada!

Trata-se de um nome literal, significa exatamente aquilo que se lê e, se por um lado é o facto de ser literal que abrilhanta exponencialmente o nome e nos faz sonhar, é também o facto de ser literal que o torna menos usável (se é que posso utilizar este termo). Quero com isto dizer que muitas vezes um nome literal pode ser considerado caricato precisamente pelo conceito de atribuir o nome de algo já existente a uma criança: “Mamã, hoje na escola estive a brincar com o meu amigo Oceano!”! Todos conseguimos entender as múltiplas interpretações desta frase, mas a questão que aqui se coloca é: isto incomoda-a/o?

A mim, pessoalmente, não incomodaria, e confesso, que a ideia de ter um filho com este nome é maravilhosamente bonita e poética! Percebo as reticências da população em geral mas não consigo deixar de considerar que este é o nome perfeito para os pais que têm ligações muito estreitas à Natureza ou são amantes da vida marinha ou da praia no auge do Verão. Para mim, que nasci numa ilha e sou apaixonada pela vastidão do Oceano, acredito que o nome pudesse funcionar como homenagem às minhas raízes, por exemplo!

Mas cingindo-me aos factos, o nome Oceano foi apenas utilizado duas vezes entre 1920 e 1980, o que é exemplificativo da raridade do seu uso. Mais recentemente, em 2013 nasceu em Portugal um menino chamado David Oceano, sem que tenham havido mais registos depois deste! Acho que Oceano é um middle name incrivelmente perfeito para tantos outros nomes masculinos, as combinações são infinitas!

É um nome sonoramente muito agradável e possui a importante característica de ser internacional! Ora recordem-se dos filmes protagonizados pelo George Clooney (Ocean’s Eleven…) que interpretava a personagem Danny Ocean! Frank Ocean é também o nome de um conhecido cantor norte-americano!

Eram capazes de utilizar Oceano?

3 comentários:

  1. O belo e empolgante texto me fez simpatizar com Oceano. Confesso q tenho bastante dificuldade de imaginá-lo como nome próprio. Talvez com o tempo me acostume.

    ResponderExcluir