sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Avelino


Habituada a ouvi-lo desde pequenina por motivos pessoais, acredito que Avelino é um nome muito terno, muito delicado, muito suave! Como costumo dizer, é um mimo de nome. Não tem nada de absolutamente rude ou ríspido, as letras parecem que nos escorregam pela voz, é um nome fluído, corre sem impedimentos nenhuns: a-ve-li-no! Simples assim, bonito assim!

Compreendo que esta admiração pelo nome não seja partilhada por mais alguém. A verdade é que, apesar de me parecer um nome de excelentes qualidades, a sociedade, na sua generalidade, vê-o como um nome antiquado, inadequado para uma criança, um nome pobre. Realmente, Avelino não é um nome com pompa e circunstância, desconheço que tenha sido usado por pessoas da nobreza ou da aristocracia portuguesa e/ou europeia, por isso a associação às classes baixas é possível, mas usar esse critério para embelezar ou retirar beleza aos nomes parece-me extremamente redutor!

No entanto, sim. Avelino é um nome antigo e parece ter ficado associado a um par de gerações específicas, pelo menos em Portugal. De acordo com os dados fornecidos por várias bases de dados, entre 1920 e 1970, Avelino andou sempre acima dos 100 registos anuais, tendo rondando os 220 registos por ano durante toda a década de 50! Imaginem, se Avelino tivesse esses mesmos registos nos dias de hoje, o seu uso era facilmente equiparável a Filipe, Ricardo ou o nome-sensação do momento, Matias!

Hoje em dia, porém, o uso é bem mais contido e só para terem uma ideia, em 2013 nasceram apenas três e foram registados um João Avelino, Avelino Manuel, Avelino Samuel, Leonel Avelino e Arthur Avelino! No ano seguinte, foi registado apenas um e os compostos Gonçalo Avelino e Bernardo Avelino! Em 2015 nasceu apenas um. Apesar de números tão baixos, continuo a acreditar que este é um nome com potencial para 2016 e adiante, sobretudo se o seu semelhante Valentino começar a subir também no horizonte!

Este nome chegou até nós, conforme foi explicado na publicação sobre Evelina & Eveline, através da palavra Ávila que correspondia a uma terra em Espanha e teria sido formada através do elemento germânico avi, que significa o desejado. Há, ainda, a hipótese de este nome ter relações com a palavra romana Avella, que significa avelã. E se assim for, Avelino, poderá significar ou o desejado ou pequena avelã, o que rebenta a escala da fofura, não concordam?!

123 comentários:

  1. Não sabia que Avelino se origina de Ávila, para mim a origem era mesmo ligada ao avelã. O texto está muito simpático, mas mesmo assim não consigo imaginar Avelino nomeando um menino nos dias atuais. Como segundo elemento em compostos, já acho que fique bem!

    ResponderExcluir
  2. acho fofo, mas não usaria.

    ResponderExcluir
  3. De onde você é? Nome de pobre? Que comentário ridículo! Pura ignorância! Minha família é do Rio de Janeiro e nossa família tem o sobrenome Avelino e somos uma família tradicional com descendência italiana e não portuguesa! Realmente pesquise um pouco mais antes de falar besteira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro/a anónimo/a,

      Compreendo que se possa sentir indignado/a com a expressão e permita-me que apresente as minhas desculpas se se sentiu ofendido/a, como me quer parecer que aconteceu. Se atentar ao texto verá que está refletida precisamente a minha concordância de que se trata de um nome elegante e com valor. Também verá que uma posição de estratificação social dos nomes não existe da minha parte, quando precisamente refiro que uma análise dessa natureza é extremamente redutora. Quando utilizei os termos mais suscetíveis de interpretação pejorativa, certamente notará, de igual forma, que o argumento que apresento seguidamente é de contradição a essas ideias, embora também não veja as primeiras como negativas.
      Assim sendo, espero ter esclarecido a situação e a utilização da expressão que o incomodou. Um bem-haja para si e para a sua família.
      Respeitosamente,

      Joana Recharte

      Excluir
    2. Olaa gostaria de saber mais sobre essa descendencia sou de uma familia com sobrenome avelino

      Excluir
    3. Oi eu também estou procurando sobre a minha descendência sou da família Avelino também.

      Excluir
    4. Concordo. E meu nome é Avelino Luis Cardoso de Freitas. Moro no sul

      Excluir
    5. Olá caros parentes distantes. Avelino, sobrenome de minha familia, mui provavelmente com 1 única raiz familiar, que foi se alastrando, da Itália pelo mundo a fora, hj, com predominância no nosso querido Brasil.

      Excluir
    6. Boa noite!!! Sempre quis saber a origem do meu sobrenome que também é Avelino. E também achei o texto acima sem coerência!!!

      Excluir
    7. qual seria o problema se fosse nome de pobre hein? gente rica é foda kkkkkkkk não pode ser confundido com pobre que já fica putinho

      Excluir
  4. Verdade não tem nada de português no sobrenome Avelino.
    O sobrenome é de origem italiana da meu bisavô é italiano sobrenome Avelino. Me expliquem isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu avô tb tem sobrenome avelino

      Excluir
    2. Minha família também tem o sobrenome Avelino de origem italiana.

      Excluir
  5. Avelino é de origem italiana e não portuguesa meu bisavô é italiano sobrenome Avelino. Família italiana que foi para o nordeste.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa que legal ..estou procurando um descendencia italiana o pai da minha vo se chamava joao avelino dantas . Ele sao do nordeste paraiba bananeiras

      Excluir
    2. O que mais vc sabe ? Minha família é Avelino também.

      Excluir
    3. Estava procurando a respeito da historia da minha família também. Minha bisavó era Maria Avelino de Melo, paraibana. Infelizmente não herdei o sobrenome, rsrs...Infelizmente também ela não está mais aqui, e minha avó não lembra de tantas histórias como eu gostaria... Estava procurando a origem...

      Excluir
    4. Que legal sou filha de um Antônio avelino da Silva de Pernambuco, gostaria muito de achar meus parentes eu nasci em aliança, acredito que meus familiares sejam de Timbaúba e aliança

      Excluir
    5. Dany meu avô era irmão do seu

      Excluir
    6. Eu também tenho avelino em minha família parte do meu pai que é descendente de italiano parte do pai e português da mãe

      Excluir
    7. Meu avo é Avelino de Pernambuco.
      Nas buscas que encontrei achei que a origem existente é como "Avellino" com dois L de origem italiana, porém acredito que Avelino seja do Avellino mesmo, porém como sabemos pode ter ocorrido la tras nos primeiros Avellinos que vieram no nascimento ou em registro ter ocorrido essa mudança, por erro ou outro motivo...
      O mais legal foi pesquisar "Avellinos" na italia e encontrar pessoas parecidas com gente da familia.
      Uma pena ser tão dificil encontrar os registros antigos de certidão de nascimento, casamento e etc para poder trilhar a arvore e chegar na origem da familia!

      Excluir
    8. Meu avô se chamava Antonio Avelino da Silva! Devo ter tias e tios perdidos por ai, que nem disse a pessoa do comentário

      Excluir
    9. Sou do RN e o meu avô é Manuel Avelino Sobrinho, lá de Areia Branca. No RN tem uma cidade chamada Pedro Avelino e aqui em Natal tem uma rua com o nome do meu avô. Nesse site tem um pouco sobre ele. https://areiabranca.wordpress.com/tag/manoel-avelino/

      Excluir
    10. DEISE AVELINO DA SILVA4 de janeiro de 2022 às 21:11

      Meu nome é deise avelino da silva , meu pai Severino avelino da silva mi há família por parte dele tem avelink são da paraiba

      Excluir
    11. Também sou Avelino, daqui de Pernambuco.

      Excluir
    12. MEU AVO É GERALDO AVELINO DA SILVA, HJ MORAMOS EM GOIAS MAS ELE VEIO DE MINAS GERAIS

      Excluir
    13. MEUS FILHOS SE CHAMAM MARIA ANITA AVELINO ALVES E MARCO ANTONIO AVELINO ALVES

      Excluir
    14. Meu nome e Daniel Avelino e meu Avelino veio de Minas Gerais também
      21964786034

      Excluir
    15. Olá, também tenho o Avelino meu tatatara veio da Itália para cá deixou permanentemente em cada geração dois nomes italianos "Avelino do Carmo", meu biso era José Avelino do Carmo, morava em Pernambuco entre na época são Lourenço que hoje em dia é camaragibe

      Excluir
  6. Meu sobrenome também é Avelino, e meu pai veio do Ceará, mas nunca se preocupou em saber de onde vieram seus ancestrais, essa já é uma preocupação minha, deixar para os meus netos a verdade sobre suas origens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu sobrenome tbm é Avelino, meu avô era de Minas Gerais, teve um irmão que saiu de casa e nunca mais voltou, ninguém sabe para onde ele foi, se não me engano o nome dele era João Avelino, tbm busco saber mais sobre meus ancestrais.

      Excluir
    2. Meu pai era João Avelino veio de Minas Gerais e não conhecemos a família dele q era também de Minas Gerais ele saiu de casa e nunca mais voltou minha mãe contava q não saia nada da família do meu pai talvez tenha alguma ligação

      Excluir
    3. Meu bisavô era de lá de MG tbm. Nome dele era José Avelino.

      Excluir
    4. Oi Jordana, meu bisavô é de Minas Gerais também e é José Avelino, será que somos primos?

      Excluir
    5. Me chama no Whats! 41 995896961

      Excluir
    6. Oi também sou Avelino mais do Espírito Santo adoraria saber mais sobre meus ancestrais que devem ser italianos

      Excluir
    7. Olá!
      Tbm sou Avelino, e minha família veio do Espírito Santo, depois que saíram de MG.
      Me passa seu contato. Talvez seja a mesma família.

      Excluir
    8. Meu nome é Jones Avelino e meu pai era João Avelino. Ele saiu de Minas mais precisamente de Cônego Marinho.

      Excluir
    9. Meu bisavô também era Avelino, José Ignácio Avelino, de Minas Gerais. Se alguém tiver alguma informação fico agradecido por compartilhar.

      Excluir
  7. Meu nome é Fábio Júnior Avelino, Sou da Cidade de Morrinhos no Ceará, meu Trisavô Chamava-se Vicente Avelino, nasceu em 1850, meu Avô Francisco Avelino nasceu em 1888 nas terras que hoje fazem parte o município de Morrinhos, mas que na época era de Santana do Acaraú, alguns irmãos do meu avô forma para o Pará, Rondônia, Minas Gerais. É sabido por nós aqui de Morrinhos que nosso avô dizia que o Pai dele veio da Itália de Navio em mEados do século XIX. Se alguém se interessar e quiser trocar informações, meu E-mail; fabiolutero2018@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola estou montando minha árvore genealógica meu bisa avó chamava Francisco avelino Rodrigues nascidos em Minas Gerais estou em busca das certidões do meu antenato italiano quero chega até a ele mais tá difícil kkk mais vó conseguir , me chama no zap se puder 27 998458457

      Excluir
    2. Sou de Alagoas meu bisavô o nome Manoel Avelino da Silva ,era loiro alto magro olhos azuis.vivia em Viçosa em 1920 antes disso ,faleceu 1957 estou levantando as informações também kkkkkk Shalom.

      Excluir
    3. Meu Deus! O meu avô se chamava Manoel Avelino Sobrinho, será q temos algum parentesco? ele era de Areia Branca, RN.

      Excluir
    4. Sou de Alagoas. Meu pai era de Conceição da Paraiba, hoje Viçosa. O nome dele era Clarindo Avelino da Silva, filho de João Avelino da Silva, desconheço a descendência. Meus contatos joseclarindo@gmail.com

      Excluir
  8. Abraço a todos , meu nome é Osvaldo Avelino da Silva, Marília SP, meu avô João Avelino ja nasceu no estado da Bahia no seculo XIX. Creio viemos dos Avelinos do Ceará. Se alguém puder me ajudar a ewclaescla isso ficaria muito grato. oasavel@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estão sou da família Avelino, nasci em Carius Ceará,
      meu avô chamava se Pedro Avelino da paixão também gostaria de saber dos meus ancestrais

      Excluir
    2. Meu avô era João Avelino de Souza, também era do Ceará, será possível algum parentesco ? se puder me manda um e-mail @joaomarcossza@gmail.com

      Excluir
  9. Nossa gente estou muito animada pela Busca. Meu bisavô chamava Salviano Avelino, seu filho Custodio Salviano da Silva (Meu avô) casou-se com Hozana Antônia da Conceição. Somos do Nordeste Paraíba.

    ResponderExcluir
  10. Já minha família é Avelino. Mas somos do Piauí

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, também sou Avelino e minha familia inclusive eu vim do Piauí, estamos montando nossa rota genealógica, pode ser que haja alguma ligação.

      Excluir
    2. Boa noite. Meu pai era filho do Sr. José Avelino do Piaui, que nasceu em 1905 e faleceu em 1945. Gostaria de saber se ele tinha parentes em São João do Piaui. Nunca o conheci. Obrigada

      Excluir
    3. Sou da família Avelino do Piauí, da região de Oeiras, onde existiu e existe muitos dos Avelinos.

      Excluir
  11. Bom dia a todos!

    Me chamo Eduardo Rocha e sou de Salvador - BA.

    Fico muito animado em saber que, assim como eu, existem outras pessoas no Brasil em busca de mais informações do Sobrenome Avelino.

    Minha família não sabe afirmar se, em nosso caso, Avelino era nome ou Sobrenome. Sempre fui intrigado com esta questão.

    Meu Bisavô chamava-se Pedro Avelino da Rocha, era fazendeiro no município de Areia (hoje Ubaíra), região do Recôncavo da Bahia. Nasceu +/- 1860 e faleceu +/- 1940.

    Relato verbal colhido com minha tia, hoje com 88 anos, neta de Pedro Avelino da Rocha:

    * era Português
    * mãe dele era descendente de Franceses
    * tinha um olho azul e outro verde
    * era tropeiro e possuía tropa completa (com cozinheiro) e viajava com frequência para a região da Lage do Gavião (Poções - BA)
    * Irmãos de Pedro Avelino da Rocha:
    o Antonio Avelino da Rocha
    o José Avelino da Rocha
    o Manuel Avelino da Rocha
    o Guilhermina Amália da Rocha
    o Mariquinha
    o Lau (provavelmente Lausina, casou-se com um Guimarães)
    * Filhos:
    o Manuel Deocleciano da Rocha
    o Leonídio Avelino da Rocha
    o Benício Avelino da Rocha
    o Julio Avelino da Rocha
    o Manuel Avelino da Rocha

    Tenho o registro de outros "Avelino da Rocha" resultado de pesquisa pelo Brasil do Século XIX. Encontrei registros no Rio de Janeiro, Pernambuco e Pará. Interessados enviem e-mail que terei o maior prazer em compartilhar.

    Forte abraço,


    Eduardo Rocha
    erocha_ba@yahoo.com.br





    ResponderExcluir
  12. Avelino ou Avelina é nome dado a uma criança que perde sua mãe durante o parto. Carrego este sobrenome em meus ascendentes, todos judeus sefarditas. Particularmente, adoro este nome ou sobrenome. Meu avô paterno se chamava Francisco Avelino e adotou apenas o Avelino... já minha trisavó também carregava o sobrenome Avelina.

    ResponderExcluir
  13. Meu nome é Emellini, não tenho o sobrenome Avelino como meu pai, avô e bisavô, mas tenho muito interesse e saber as raízes...somos de Minas Gerais e até onde eu sei meu bisavô Sebastião Avelino de Castro marava na cidade de Carangola/MG, soube que seus pais vieram de Raul Soares...se alguma tiver alguma informação meu email: emelliniborges@gmail.com
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu Pai é de Raul Soares e meu Avô se chamava Joaquim Avelino. Muita coincidência

      Excluir
  14. Eu também sou um Avelino!
    Augusto Avelino Coelho.
    Meu avô: Augusto Avelino Coelho, nasceu em São José do Rio Pardo SP em 1896 e faleceu em 1968.

    ResponderExcluir
  15. Estou procurando um descendencia
    Meu bisavo era joao avelino dantas
    Minha vo maria de jesus avelino dantas
    Gostaria de saber se sou descendente de italino . Quem quiser trocar experiencia me mande email
    danielle.dutra93@gmail.com

    ResponderExcluir
  16. Eu sou da família Avelino de Minas gerais,e o meu avô era José Avelino da cruz,da região de jacinto-Mg.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu bisavô tbm se chamava José Avelino, ele era de Minas Gerais.

      Excluir
    2. Jordanna, acho que temos parentesco distante pois meu Avelino veio daí de Minas. Segue meu whatsapp 21 96478-6034 Daniel Avelino

      Excluir
    3. Ola familia Avelino, meu nome é Maria Aparecida,meu pai era Serafim Avelino Gomes filho de João Avelino Gomes O meu bisavô era Antônio Avelino todos de Minas Gerais .esses Avelinos tem pele branca olhos claros, mas alguns são morenos escuro e são super bravos .mais informações meu e-mail deboermaria71@gmail.com

      Excluir
  17. Também sou da família Avelino, meu avô se chamava Manoel Avelino dos Santos meu pai José Avelino dos Santos meu nome é Adenilto Avelino Dos Santos moro em curitiba meu avô veio da Banhia.

    ResponderExcluir
  18. Meu sobre nome e Avelino Dos Prazeres quem tiver alguma informação sobre esse manda por email gilvan777.avp@gmail.com

    ResponderExcluir
  19. Boa noite
    Meu pai se chamava Jose Avelino da silva ..so que nos nao conhecemos nenhuma pessoa da familia dele ...ele ja faleceu. Mas gostaria de encontar alguem da familia do meu pai.

    ResponderExcluir
  20. Meu nome é Eliani, sou descendente da Família Avelino da Rocha

    Meu Bisavô sera Terêncio Avelino da Rocha, seus pais Limeira e Maria Cândida,

    Contato: elianijr@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  21. Bom se tiverem informações sobre avelino no nordeste publiquem aqui pois fica fácil pra juntar informações de antepassados e liga nossos laços de origem

    ResponderExcluir
  22. A família da minha avó paterna são praticamente todos Avelino.Eles vieram de São Joaquim de Picas (MG).Eu tbm tenho Avelino ,e moro em BH

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A família da minha avó tbm é Avelino. E são de MG.

      Excluir
    2. Sou do Rio. Meu nome e Daniel Avelino e meu sobrenome veio de Minas. Meu avô era Sebastião Avelino e o irmão dele era Manoel Avelino. Quem souber
      21 980533465

      Excluir
    3. Meu nome é Daniel Avelino e sou do Rio de Janeiro. Sei que meu sobrenome veio de Minas. Meu avô era Sebastião José Avelino e seu irmão era Manuel José Avelino. Se alguém souber segue meu whatsapp 21 980533465

      Excluir
  23. Meu avo é Avelino de Pernambuco.
    Nas buscas que encontrei achei que a origem existente é como "Avellino" com dois L de origem italiana, porém acredito que Avelino seja do Avellino mesmo, porém como sabemos pode ter ocorrido la tras nos primeiros Avellinos que vieram no nascimento ou em registro ter ocorrido essa mudança, por erro ou outro motivo...
    O mais legal foi pesquisar "Avellinos" na italia e encontrar pessoas parecidas com gente da familia.
    Uma pena ser tão dificil encontrar os registros antigos de certidão de nascimento, casamento e etc para poder trilhar a arvore e chegar na origem da familia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No RG do meu Avô é Avellino com 2 L, fiquei curioso agora. Bem provável que seja de origem italiana mesmo. O nome dele é Benedito Avellino dos Santos, nasceu em Granja, no Ceará em 1922.
      Se tiver alguma informação meu Instagram é @manoelavellino

      Excluir
  24. Oi Meu nome é Paulo Avelino, estou organizando minha árvore para o processo de cidadania italiana, e estou na busca de alguns documentos, se alguém tiver como trisavô André José Avellino, favor entrar em contato comigo para conversamos sobre alguns documentos Paulinho.avelino001@hotmail.com

    ResponderExcluir
  25. Meu avô era Antonio Avelino da Silva. Meu pai nasceu em Bananeiras - Paraíba, mas meu vô separou da minha vó

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá , meu biso era Inácio avelino dos Santos. Tbm natural de bananeiras, casado com Ana Maria da Conceição. Vc tem mais algum dado? Se tiver , 21967236676

      Excluir
  26. Meu nome é Jonatas Monteiro da Silva Avelino nasci em Rio Claro/SP, meu pai Jarbas Avelino nasceu em Dois Corregos/SP, meu avô Mario Avelino e meu bisavô Paulino Avelino. Meu avô trabalhava na FEPASA (companhia de trem de SP) e meu pai e tios nasceram cada um em cidades diferentes do interior de SP.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em Natividade da Serra,SP tem uma tradicional família Avelino, da qual o patriarca se uniu à família Dantas.

      Excluir
  27. Olá eu estou procurando meus ascendenstes e tenho um trisavô Honório Avelino de Miranda a filha dele nasceu em Ereré Ceará

    ResponderExcluir
  28. Meu nome juliana moonteiro da silva avelino irma do jonatas acima, nasci em Rio Claro/SP, meu pai Jarbas Avelino nasceu em Dois Corregos/SP, meu avô Mario Avelino e meu bisavô Paulino Avelino. Meu avô trabalhava na FEPASA (companhia de trem de SP) e meu pai e tios nasceram cada um em cidades diferentes do interior de SP.

    ResponderExcluir
  29. Minha vozinha paterna era Ana Avelino como solteira e apos se casar com meu avô Ataliba de Souza ficou com o nome Ana Avelino de Souza . Era de Espera Feliz e se estabeleceu em Alto Jequitibá( Ex- Presidente Soares) no final da vida. Alguem tem alguma informação? Saúde e Paz a todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o nome do meu avô era João Avelino de Souza, ele era do Ceará, será possível algum parentesco? se possível entrar em contato no e-mail joaomarcossza@gmail.com

      Excluir
    2. Sou de Miradouro-MG, atualmente resido em Rio Casca-MG, Avelino é sobrenome de meu avô e todos os documentos e registros relativos à família sumiram mas, ouvindo histórias desde criança, parece que meu tetra avô ou bisavô tem origem em Abre Campo-MG ou Jequerí-MG, o nome completo de meu avô era Lindor Avelino de Barros. Tem uma história de que um irmão de meu avô, em desentendimento familiar mudou-se (naquela época virava dois morros e estava longe) e nome dele era Diogenes.

      Excluir
    3. Meu e-mail é: ademircamposbarros@yahoo.com.br

      Excluir
  30. minha tetravó, possivelmente Cearensem se chamava Joaquina Avelina da Silva. qualquer coisa esse é meu whatsapp: 085999505618

    ResponderExcluir
  31. Joaquim Jose Avelino é o meu terceiro bisavô. Casado com Senhorinha Antunes da Silva, pai de Anfrisio Jose Avelino. São do Nordeste: Ceará, Piaui, ou Maranhão (?). Estou investigando a geração da nossa familia que veio da Italia, com o sobrenome Avellino (com dois L). Agradeço qualquer informação!

    ResponderExcluir
  32. Não sabia que existiam tantos Avelinos assim, fui procurar a origem do meu nome Avelino e fiquei surpreso.
    A propósito, meu nome é José Avelino de França, sou paraibano com muito orgulho.

    ResponderExcluir
  33. Estou a procura de parentes distantes com este sobrenome... Meu avô tinha como sobrenome Avelino da Rocha. Chegou a ter um latifúndio no interior de Minas Gerais nos anos 1950, 1960 (provavelmente com cultura de café). Caso alguém tenha alguma contribuição: allvesllucas@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lucas. Meu bisavô tbm é de MG e tbm tinha algo relacionado a café. Ele se chamava José Avelino Teixeira. Mas não sei de nada sobre os irmãos e parentes dele.

      Excluir
  34. Oi,

    Também tenho sobrenome Avelino, herdei da minha avó já falecida que era do Rio Grande do Norte ... ela se chamava Maria Líbia Avelino da Silva e morava em Belém no Pará onde formou família . Quem for do RN por favor.!

    ResponderExcluir
  35. Olá, me chamo Bruno Avelino, meus avós maternos vieram do Ceará (Sobral e Massepe)vieram para o Amazonas nos anos 50, meu avô Geraldo Avelino tem 96 anos, e mora em Manaus, no bairro de Nordestinos chamado Chapada. Tenho muitos parentes no Ceará, tios, primos etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruno, meu nome é Fábio Avelino, sou Prof. de História e Pesquisador de genealogias aqui no município de Morrinhos/CE, a qual diga-se de passagem é vizinho ao Massapé e Sobral. Meu Avô Francisco Avelino é de Massapé, e nos contava que uns irmãos dele foram para a Amazônia na década de 50, quando ele dizia Amazônia se referia a Floresta, disse que um foi para o Amazonas e outro para a Bolívia, portanto é provável que sejamos parentes. Meu e-mail: fabioavelino83@gmail.com

      Excluir
    2. OI , TAMBEM SOU AVELINO SO QUE DE GOIAS, SOMOS ORIUNDOS DE MINAS GERAIS...GOSTARIA DE DESCOBRIR MINHA DESCENDENCIA ITALIANA

      Excluir
  36. Karoline souza, também sou da familia avelino de Melo...

    ResponderExcluir
  37. Olá eu tbm,sou Avelina,sobrenome d minha avó,q veio da Itália,e se casou aki no Brasil,estou procurando,parentes,descendentes,dos Avelinos,sei q vieram,p Minas Gerais,p cidade de BARBACENA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Antônio meus parentes são Avelino da região de Minas Gerais . Nomes mais Antigos Antônio Avelino Gomes João Avelino Gomes José Avelino Gomes Manoel Avelino Gomes todos irmãos

      Excluir
    2. Olá Antônio como era o nome completo da sua Avó?minha família e de Minas Gerais todos Avelino Gomes

      Excluir
  38. Gente desculpa,a cidade,p onde vieram,minha avó,com familiares,não é Barbacena,é sim SACRAMENTO,MINAS GERAIS.,DESCULPA.

    ResponderExcluir
  39. Avellino é uma cidade italiana, próxima à Napoli. Seu nome vem de Abellinum (abelha), quando era apenas um pequeno lugarejo na região da Campagna. Reza a lenda que o Vesúvio soterrou Pompeia e Herculano, mas preservou Avellino, que ficava do outro lado do vulcão. (sou Avelino Porto, de Santa Catarina, de origem portuguesa; era o nome de meu avô paterno, neto de marinheiro português oriundo da Costa do Porto).

    ResponderExcluir
  40. Avelino, sertão de. Pernambuco. Sertânia cachoeirinha etc...

    ResponderExcluir
  41. Meu nome e Leonardo dos Santos Avelino , meu pai morava em São Paulo quando conheceu minha mãe que se chamava Maria Dias dos Santos Avelino e meu pai se chama ou se chamava José Avelino, só sei q tenho irmãos , mas não o conheço.
    Se caso alguém conheça ou saibam quem sejam , passa o e mail de minha esposa regeane.barbosa37@gmail.com, desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  42. Sou Vilma Avelino,.meu bisavô Jose Antonio Avelino, e o Avô Clovis José Avelino , meu pai José Clovis.Avelino, familia de Minas Gerais Pihaoi( zona da Mata) região de Formiga e mts na cidade de Pimenta. 31992140677

    ResponderExcluir
  43. Meu nome é Cassia Avelino nasci em Apucarana Paraná, meu pai é José Carlos Avelino de nascido em São Paulo meu avô Antônio Avelino da Bahia...
    Sempre amei meu sobrenome Avelino...

    ResponderExcluir
  44. Sou de Alagoas - Brasil, meu nome é Vanderlan Avelino, eu sempre gostei do meu sobrenome.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou de Alagoas. Meu pai era de Conceição da Paraiba, hoje Viçosa. O nome dele era Clarindo Avelino da Silva, filho de João Avelino da Silva, desconheço a descendência. Meus contatos joseclarindo@gmail.com

      Excluir
  45. Para aqueles que querem procurar Avelino em Minas. Tem vários em governador Valadares/MG

    ResponderExcluir
  46. Eu também tenho o sobrenome Avelino, gostaria muito de saber mas sobre minha descendência. Sou da cidade de Uberaba MG.

    ResponderExcluir
  47. Olá amigos, sou integrante dos "avelinos" surgidos no Estado do Rio Grande do Norte na região central do Estado - Santana do Matos, Angicos, Afonso Bezerra e Pedro Avelino. Efetivmente o nosso Avelino apareceu em nosso Estado por volta dos Anos de 1700 e somente com o meu trisavô ALEXANDRE AVELINO DA COSTA MARTINS. Após tomar conhecimento da historia e dedicando-me a fazer pesquisas genealógicas, conseguimos regredir até a nossa 7ª geração, cheganfdo ao nosso hepta avô - o patriarca da familia que lamentavelmente não tinha avelino em seu nome e sim JOÃO BARBOSA DA COSTA. Quanto a origem de nossa familia não chegamos a uma conclusão sobre, pois se compararmos o dados da cidade italian de Abellinum, nada existe aqui no Rio Grande do Norte, em termos de costumes que se pareça com os costumes italianos. Assim sendo preferiamos adotar a tese de que somos descendentes de Portugueses. A nossa familia é um todo complexo de AVELINO, MONTEIRO, BEZERRA, COSTA. MARTINS, FERREIRA, CAETANO, BARBOSA, PINTO

    ResponderExcluir
  48. Se quiserem manter algum contato ai segue o nosso email: p_adcon@hotmail.com - Temos alguns familiares que tambem se dedicaram ao estudo e tem livros escritos sobre a nossa genealogia, especificamente sobre os nossos - AVELINOS - do Estado do Rio Grande do Norte.

    ResponderExcluir
  49. Sou Andrea Avelino Silva meu pai Sebastião Avelino Silva meu avôs Rosendo Avelino Silva e Rita de Cássia Avelino Silva e eram primos meus bisavós eram descendentes de italianos lembro da minha vó velhinha falando palavras italianas a maioria dos meus tios olhos verdes ou azuis...

    ResponderExcluir
  50. Sou sararanis avelino sou descendente de João Avelino filho meu avô era do Piauí somos uma família bem grande

    ResponderExcluir
  51. Pelo que pesquisei os Avelino vieram da Italia se ospedando no Sertão do Cariri( região que abrange 6 estados nordestinos).
    Eu sou da Cidade de Araripe no Ceará conheço inumeras pessoas com esse sobrenome mais sempre quis saber de onde viemos. Meu Avo José Avelino Gitirana irmao de Ocinano Avelino Gitirana( Irmão de pai e mae) fora os outros filhos que meu bisavô teve com a segunda eaposa, reparei que os avelinos antigos se reproduziam constantemente kk pois tem avelino em varios lugares do brasil, fico feliz de saber que somos muitos e que a maioria se origina do mesmo ancestral kk

    ResponderExcluir
  52. Olá procuro informações sobre minha ancestralidade:
    Pai: Avelino Serafim
    Filho: António Avelino Serafim

    Eles são de Santana de Ipanema - AL
    E-mail: robertsilva.rs229@gmail.com

    ResponderExcluir
  53. Meus avós paternos se chamavam José Ferreira e Aurora Avelino Ferreira, de Mar de Espanha/MG, ambos nascidos no final do século XIX. Posteriormente, vieram para o RJ capital.

    ResponderExcluir
  54. Quem tiver alguma informação, meu email é cariocaalves11@hotmail.com

    ResponderExcluir
  55. Meu bisavô José André Avelino de Guiricema MG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porém os pais são Joaquim vicente pinheiro e Delfina Maria de Jesus, ambos não têm Avelino no sobrenome, e dentre os irmã somente meu bisavô com Avelino

      Excluir