segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Cícero


Cícero é um cognome romano, originalmente derivado do latim cicer, palavra utilizada para designar grão ou, mais especificamente, grão-de-bico. Mas como é que se tornou um nome próprio, então, perguntam-se?

Bem, na Antiga Roma os nomes eram compostos por 3 elementos, o prenome (correspondente ao nosso nome próprio), o nome gentílico (que atualmente corresponde ao nosso sobrenome/apelido) e um cognome (que correspondia a uma alcunha utilizada muitas vezes para diferenciar indivíduos ou ramificações familiares dentro da mesma família, ou melhor dizendo, para diferenciar indivíduos com o mesmo sobrenome/apelido).

Segundo consta, Cícero terá sido uma alcunha aplicada a um homem romano que, tendo uma verruga no nariz que parecia um grão, assim foi chamado. Este homem terá sido um antepassado direto do grande Marcus Tullius Cicero, mais conhecido, simplesmente, como Cícero, um importante orador, advogado, político e filósofo romano, que viveu entre 106 e 43 a.C. Foi Cícero quem apresentou aos Romanos a filosofia grega, criando modelos da eloquência e da prosa filosófica que influenciaram fortemente a cultura latina. Como cônsul, tornou-se rapidamente o centro das atenções pelas suas inegáveis qualidades de orador, não conseguindo tornar-se neutro no decorrer da guerra civil romana despoletada pelas polémicas ações de Júlio César. Acabou por morrer assassinado por nunca ter deixado de lutar e defender aquilo em que acreditava ser o mais correto e o melhor para a sua pátria!

O uso do nome em Portugal sempre foi extremamente raro, existindo apenas seis registos entre 1920 e 1980. Recentemente, apesar de continuar a ser autorizado, o nome não tem tido quaisquer utilizadores, tornando-se raríssimo em terras lusas. No Brasil, o nome é consideravelmente mais utilizado, destacando-se figuras como Cícero, jogador de futebol da seleção brasileira, e Cícero Rosa Lins, mais conhecido por Cícero, cantor, compositor e produtor brasileiro!

Apesar de não ser comum, Cícero continua a ser uma opção muito interessante para quem quer inovar e ser criativo nos nossos dias. Tem excelentes referências relacionadas, daí acreditar que é um nome com muito intelectual, e com potencial modernidade!

Que acham de Cícero? Consideram-no um bom nome?

3 comentários:

  1. No Brasil é muito associado ao padre Cícero, possui conotação religiosa. Não sabia que era tão raro em Portugal.

    ResponderExcluir