quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Cristiano


Não, eu hoje não vou falar do Cristiano Ronaldo, vou falar mesmo é de um nome de que gosto, e que acho que tem uma boa sonoridade e ainda nos dias de hoje considero moderno.

Este nome remete à minha imaginação um menino traquina ou até mesmo um adulto com ar de malandro, contrariamente ao que o seu significado indica, pois significa literalmente cristão” originário do latim Christianus, derivado de christianu.

Na Inglaterra foi encontrado por volta do século XII na forma Christian, utilizada durante a Idade Média tanto por homens quanto por mulheres, mas não era muito popular até o século XVII, apesar de ter sido pela realeza da Dinamarca desde o século XV, sendo adotado por pelo menos dez reis. A variante antiga Christiano foi encontrada em Portugal em documentos datados do século XVI.

Em Portugal, em 2014, nasceram 60 meninos chamados Cristiano e em 2015 teve um registo a menos, portanto não é um nome muito registado nos dias de hoje, tal como no Brasil, onde este não se encontra no top 100 do ranking fornecido pelo BabyCenter Brasil. Ainda no mesmo ano, houve, em Portugal, alguns compostos que considerei interessantes, como por exemplo Cristiano Miguel, Cristiano Filipe, Lucas Cristiano, Cristiano José, Cristiano Alexandre, Diego Cristiano, entre muitos outros.

E agora sim, falando de famosos conhecidos com este nome é inegável a referência a Cristiano Ronaldo. Mas, na minha opinião, essa referência não é determinante para fazer com que se goste ou não deste nome. 

Vocês gostam de Cristiano a ponto de usar?

5 comentários:

  1. Adoro Cristiano, também usaria Christian.
    Gostei muito do texto, Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Não gosto de Cristiano por isso não usava, mas gostei do texto :)

    ResponderExcluir
  3. Adoro Cristiano, e sim gosto a ponto de pensar em usar :)

    ResponderExcluir
  4. acho horrível.. nem quero comentar mais porque é daqueles nomes que tenho mesmo aversão...

    ResponderExcluir