quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Edna


Admito que este nome curto feminino me chamou a atenção há pouco tempo, e quando dei por mim, vi-me a gostar de Edna. É daqueles nomes que nos passam ao lado e nem tomamos atenção, porém, pensando nele mais a sério, faz com que fique a sonoridade e grafia invulgar e o facto de ser pouco utilizado e muito exclusivo.

Edna é um nome que tem duas origens, segundo a perspetiva da Bíblia, este nome que aparece no Antigo Testamento, no livro de Tobias significa “prazer” em hebraico; a segunda origem é a de que é a forma anglicizada de Eithne, nome gaélico que significa “núcleo”. Ambos estes significados são muito profundos e podem ser considerados poéticos se utilizados em compostos, mesmo com nomes masculinos, por exemplo: Edna Isaac (dois nomes bíblicos) poderá significar “núcleo do riso” ou “prazer em rir”.

Este nome aceite em Portugal, obteve, em 2015, apenas 7 registos, e no Brasil, no estado de São Paulo, o dobro desses registos; No ano anterior, em Portugal foi utilizado no composto Yasmin Edna, e como primeiro nome foi registado apenas duas vezes. Já em São Paulo, nesse mesmo ano, foi registado 16 vezes. Este é, sem dúvida, um nome raro.

Edna dá nome a duas cidades dos EUA, uma no Kansas e outra no Texas, e portanto, já se encaixa na categoria dos nomes geográficos. A nível de personalidades temos duas atrizes brasileiras: Edna de Cássia e Edna Velho; Edna Ferber e Edna St. Vincent Millay foram duas escritoras norte-americanas; Na época do cinema mudo, foram várias as atrizes estadunidenses com o nome Edna, entre elas Edna Mayo e Edna Murphy; A bicampeã mundial de maratona queniana Edna Kiplagat também é uma referência a este nome assim como a inesquecível professora da série The Simpsons, Edna Krabappel.

Eu adorei saber mais sobre este nome com tanta história, desde bíblica, até cinematográfica, Edna é um nome que tinha potencial para ser mais utilizado se os portugueses e brasileiros se esquecessem um pouco dos populares de agora e dessem atenção aos nomes intemporais.

Vocês usariam Edna?

21 comentários:

  1. Não usaria e não é um nome do meu agrado, mas gostei muito do texto e de saber mais sobre ele. Eu desconhecia por completo a história do nome Edna.

    ResponderExcluir
  2. não é o meu estilo, mas adorei conhecer o(s) significado(s) :)

    ResponderExcluir
  3. Eu sou Edna...sou alegre sorridente feluz . Sempre estou alegre. Dificilmente as lutas me derrubam. Ate nas kutas eu riu delas .
    Kkkkkkkkk muito honesta fiel a tudo e todos.

    ResponderExcluir
  4. Eu sou Edna...sou alegre sorridente feluz . Sempre estou alegre. Dificilmente as lutas me derrubam. Ate nas kutas eu riu delas .
    Kkkkkkkkk muito honesta fiel a tudo e todos.

    ResponderExcluir
  5. Eu admito que não gostava do meu nome kkkk até ler esse artigo! Comecei a gostar muito do meu nome agora

    ResponderExcluir
  6. Eu sou Edna carvalho e adoro o meu nome e mto mais agora depois que li esse artigo.

    ResponderExcluir
  7. Eu sou Edna . Amo meu nome .. acredito que o nome tem muito a ver com nosso jeito de ser .digo isso por um motivo simples ,TDS Edna que eu conheço e simples simpáticas sorridente esbanja felicidade e forca..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós Edna somos tudo de bom .

      Excluir
    2. Eu sou Edna Lopes Brasileira descendente de português moro em São Paulo adoro o meu nome gosto muito de arte

      Excluir
  8. Eu sou Edna Cristina, gosto do meu nome por ser raro. E ainda mais pelo significado .

    Edna: Significa “rejuvenescimento”, “deleite”, “encanto” ou “alegria”.

    O nome Edna tem origem a partir do grego Edná, sendo este derivado do hebraico ednáh, que quer dizer literalmente “deleite”, “encanto”, “alegria”, “prazer” ou rejuvenescer.

    ResponderExcluir
  9. sim..... impressionante como ás pessôas não buscaram tradução desse nome maravilhoso e eu significado tanto poético, como biblicamente extraordinário!!! precisamos dar mais ênfase á esse nome;

    ResponderExcluir
  10. Eu me chamo Edna Maria tenho 56 anos e as pessoas dizem que eu não aparento a idade e tenho já chegaram a me dar 25 anos por incrível que pareça Eu me cuido muito. Mas eu sempre revelo a minha idade verdadeira. Tem a ver também com o Jardim do Éden. Por isso meu apelido desde pequena é Éden.

    ResponderExcluir
  11. Eu me chamo Edma. AMOOO meu nome é agora então sabendo o seu significado passei amar mais. Sou feliz , gosto de pessoas, sorrio mto e tenho 61 anos mas aparente 50. Nossa kkkkk está sou eu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou Edna 70 . Dizem que aparento 58 a 60 , é isso.

      Excluir
  12. Eu me chamo Edna martins. E n sabia do significado do meu nome Até agora ,n gostava muito do meu nome , até me perguntava pq meus pais me deram esse nome , mas agora sabendo do seu significado e origens agora passei a gostar e vou me aceitar mas é ao meu nome , sou muito alegre gosto muito de rir brincar cantar dançar dentre outas ,muito difícil eu ficar triste só que magoa meus sentimentos daí fico mesmo magoada e passa um tmp p mim recuperar ,mas aguardo rancor de nada nem de ninguém , depois logo esqueço e continuo vivendo tenho 43 anos 3 filho e muitos n acreditam na minha idade pois aparelho ter um trinta 😀😉que bom n é talvez pela vitalidade, garra e força ,felicidade e de n deixar muita coisa me bater as vezes levo na brincadeira p n me estressar com coisas pequenas e vãs então essa sou eu , e vamos curtir viva o meu nome minha origem e o significado dele , p finalizar p que n conhece as ednas procurem conhecer mas antes de adjitivar ou mesmo rotular ok ? Assim como outros nomes o seu nome p exemplo é viva as Edna ou seja eu viva a mim kkkkk😂😂😂😂😂😂😂😂😘😘😘😘😘😉😉😉😉😉😀😀😀😀😀😀

    ResponderExcluir
  13. Eu sou Edna Peres amava meu nome agora sou Apaixonada 🥰🥰🥰🥰🥰.

    ResponderExcluir
  14. Eu me chamo Edna Maria e amei saber o significado de meu nome.
    Sou uma pessoa alegre e sorridente, nossa se eu já amava meu nome,agora ainda mais.
    Na próxima reencarnação quero se Edna novamente.

    ResponderExcluir
  15. O nome EDNA é pouco usado,eu me chamo EDNA lLÁRIA, achei a estoria do nome ,interessante.Acho o meu nome bonito, o significado é bem interessante eu só não sabia que tem EDNA na bíblia. Abraços a todas as Ednas!!

    ResponderExcluir