terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Harmonia


Há uns dias ocorreu-me o literal Harmonia como nome próprio e depressa o achei muito querido e usável! Integra facilmente o lote de nomes literais com um toque hippie, como Alegria, Esperança, Melodia, por exemplo. A sonoridade é bonita, simples e elegante. 

Apesar de todas as vantagens sabia estar perante um nome fruto da minha imaginação. Mas quando pesquisei sobre ele no Behind The Name descobri que afinal o nome existe para além da minha criatividade!

Harmonia é o nome dado à deusa grega da harmonia e da concórdia, palavras estas que constituem o significado do nome. É considerada por muitos a filha de Ares e Afrodite, mas outras fontes sugerem que os seus pais sejam Zeus e Electra. Foi oferecida como esposa a Cadmo, o herói fundador de Tebas, e viria mais tarde a ser transformada em serpente, juntamente com o seu marido, em Samotrácia, de onde era originária. 

Atrevo-me a dizer que o que mais me agrada neste nome é mesmo o seu significado. A harmonia é indispensável à vida de qualquer pessoa, tal como a paz, o amor, a esperança, a felicidade - todos aceites como nomes próprios. Imagino uma menina com este nome com uma grande capacidade de diálogo e unificação. 

Numa perspectiva realista, não me parece que Harmonia venha a ser um nome muito utilizado, mas acredito no seu potencial e penso que tem tudo para agradar ao povo. As variantes Harmony e Harmonie (que considero igualmente amorosas) são conhecidas um pouco por todo o mundo, ainda que também não sejam muito usadas. 

Com o regresso dos nomes hippies e com ligação à Natureza, acho que Harmonia podia passar a integrar listinhas de futuros papás e futuras mamãs. E vocês, acham o mesmo?

4 comentários:

  1. Não consigo ver Harmonia como nome próprio, já Harmony sim.

    ResponderEliminar
  2. Não gosto, também me lembra os contraceptivos lol

    ResponderEliminar
  3. acho engraçado, mas prefiro mil vezes Melodia.

    ResponderEliminar