terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Honora & Honorata


Há vários meses que tenho vindo a meditar acerca de um nome em particular. Eu sei, é um hábito pouco comum, mas gosto de fazer este retiro meditativo antes de ousar pronunciar-me acerca de certos nomes. Honorata é um deles. Por várias vezes apelidei-o de guilty pleasure, pois apesar de o achar uma tremenda graça também compreendo perfeitamente que nos nossos dias este seria um nome muito complicado de se adaptar à realidade que conhecemos!

Ora imaginem uma menina Honorata num infantário em 2016, no meio de tantas Leonores, Júlias ou Vitórias. Certamente haveria aqui um constrangimento ténue ou transparente que faria com que achássemos que a Honorata seria uma menina de outra época, bem antiga, por sinal! E, apesar de a ideia me deliciar completamente, estou ciente que a maioria das pessoas torceria o nariz perante tal ousada escolha! A melhor opção seria, sugiro eu, torná-lo um segundo nome num composto, onde se arrisca tudo e se pode deixar os nomes diferentes brilhar em segurança!

Nunca foi um nome muito comum em Portugal, mas é possível encontrar registos antigos de fidalgas lusitanas com este nome, o que me transmite a ideia de nome aristocrata e ganha mais pontos na minha consideração! No abrir do século XX era já muito raro o seu uso em Portugal – presumo que no Brasil também – sendo que hoje em dia está praticamente extinto, não existindo registos recentes! Na lista de nomes aceites em Portugal, inclusivo, Honorata encontra-se omisso, aparecendo como sugestão Honorina, que para mim não tem o mesmo encanto que Honorata, com aquela pitada mágica de italiano!

E esta minha paixão incompreendida (até por mim mesma) por Honorata deu azo a uma busca por alternativas a este nome, variantes com uma sonoridade moderna! Deparei-me com Honora que me pareceu uma versão encantadora, mas não para todos os gostos, acredito! O grande inconveniente é que, realmente, Honora não é permitido em Portugal ou, pelo menos, não consta da lista atualmente! No Brasil, no entanto, continua a ser uma escolha plausível para quem gostar dele! É habitualmente utilizado na Irlanda e no Reino Unido, onde os tradicionais Honoria e Honor se tornaram bem pesados e antiquados.

A origem de ambas as versões encontra-se no latim tardio, na palavra honour, que significa, quase literalmente, honra. Para ser mais precisa, Honora e Honorata significariam, por aproximação linguística, aquela é que é honrosa, aquela que tem honra, a honrada! Portanto, estamos aqui a falar de um valor central nas sociedades antigas, que se tem vindo a perder com a passagem dos anos, infelizmente.

Acredito que sejam dois nomes fortes, pela presença do som das vogais “o”, ainda que não seja esta graficamente a inicial! Aliás, diria até que o “H” no início dá um toque ancestral aos nomes, que particularmente aprecio. Honorata mais antigo, Honora mais fresco e moderno, ambos seriam escolhas interessantíssimas para uma menina portuguesa ou brasileira em 2016 e além!

Por fim, permitam-me a inconfidência, transmitem-me, ambos, um ar primaveril absolutamente delicioso! E consigo imaginar perfeitamente uma pequena Honora(ta) pela manhã a cantarolar pela casa num dia solarengo e a contagiar todos com a sua luz e energia tão próprias. Devaneios meus, por certo!


Gostam de algum dos nomes?
Quais são os vossos "guilty pleasures"?

7 comentários:

  1. Gostei muito do post Joana, como sempre está muito bem feito! Adoro as imagens mentais q os nomes nos transmitem, adorei sua associação com a primavera, me fez simpatizar com Honora(de Honorata não gosto, acho pesado). Sei q a grafia Onora não é a correta, mas achei interessante, escrito assim me remete aos nomes Elora e Liora e, consequentemente, ao significado ligado à luz, iluminar. Dessa forma, Honora/Onora corresponde pra mim aos dias iluminados tb!

    ResponderExcluir
  2. Meus guilty pleasures femininos creio q sejam Lazuli e Zoé(mas esse pelo menos já é o nome de uma das minhas gatas, rs!)

    ResponderExcluir
  3. Gostava que escrevessem sobre o nome Gaori

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faremos por responder ao seu pedido o mais rapidamente possível! :)

      Excluir
  4. Minha avó amada se chamava Honorata, foi batizada assim em homenagem ao pai que se chamava Honorato. Foi uma mulher digna, honrada como é o significado desse nome. Guerreira até o fim da vida. Hoje descansa nos braços do Pai

    ResponderExcluir
  5. O meu nome é Honorata. Não acho pesado, apenas diferente. Era o nome de minha avó que descendia de franceses e índios. Gostei muito da análise do nome. Não gostei de Honora, achei um nome fraco.

    ResponderExcluir