sábado, 16 de janeiro de 2016

Luena


Quando vi a posição do nome Luena, que teve uma entrada espantosa no Top 100 de 2015 em Portugal, directamente para a 67ª posição, pensei que este nome devia ser abordado o quanto antes, porque imagino a quantidade de pessoas que está a pesquisar sobre ele. Luena surgiu como uma total novidade no panorama de nomes usados em Portugal, por influência de uma telenovela portuguesa, no ar desde Março de 2015 "A Única Mulher", onde uma das protagonistas interpretada por Rita Pereira, é a Luena. Luena passou de 8 registos em 2014, para 94 registos em 2015!

Mas qual o significado do nome Luena?

Luena é um nome "literal", que se refere a Luena, a capital da província de Moxico, Angola. É também o nome de um rio do mesmo país, o Rio Luena. Pesquisando mais a fundo consegui descobrir que a palavra "luena" vem de "luína" uma das 3 línguas que se falam no Baroce, em África.

Um nome até então quase que desconhecido, apesar de já ser permitido em Portugal há muito tempo, e devo dizer que entendo o sucesso imediato do nome. Luena tem uma sonoridade bonita e alegre, combinar simplicidade com nome diferente às vezes não é fácil mas Luena consegue isso, tem uma terminação que costuma ser bastante apelativa, e além disso, é parecido com Luana, um nome que já está a ficar muito popular, é uma boa alternativa. Luena sem dúvida é apetecível e acredito que o sucesso vá perdurar. Também acho Luena um nome muito bom para o Brasil. Para mim, é uma lufada de ar fresco na nossa lista.

Fátima A.

O que acham de Luena?

15 comentários:

  1. Conheci esse nome através da lista de Portugal, até então era desconhecido pra mim. Acredito q se fosse descoberto pelos brasileiros ia fazer sucesso por aqui tb. É um nome apelativo, agradável.

    ResponderEliminar
  2. Apesar de não fazer o meu estilo, acho Luena simpático, tanto na sonoridade como na grafia. E considero uma ótima alternativa a Luana (que não me agrada de todo). Adorei a foto! É mesmo assim que imagino uma Luena! :)

    ResponderEliminar
  3. Parece Luana com a grafia alterada, não gostei. É mesmo incrível esse nome entrar no top 100 de Portugal.

    ResponderEliminar
  4. Não faz o meu género, mas acho uma excelente alternativa a Luana, um nome que detesto. Tem uma sonoridade bonita e gosto de o ver a ganhar terreno em Portugal.

    ResponderEliminar
  5. Não gostei muito mas acho bem melhor que Luana.

    ResponderEliminar
  6. não gosto mas acho melhor que Luana

    ResponderEliminar
  7. Luana ganha anos luz em sonoridade e grafia de Luena.

    ResponderEliminar
  8. Estou a espera de uma menina, luena foi o nome escolhido pelo pai,gostei agora falta o 2nome k combine com luena o k está a ser uma verdadeira dor de cabeça.
    Podem dar umas ideias????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, primeiramente parabéns pela bebê que está a caminho! Deixo aqui algumas ideias, espero que alguma seja do seu agrado :)

      Luena Beatriz
      Luena Bianca
      Luena Carolina
      Luena Catarina
      Luena Dalila
      Luena Dandara
      Luena Felícia
      Luena Gisele
      Luena Janaína
      Luena Kiara
      Luena Mirela
      Luena Naiara
      Luena Patrícia
      Luena Raíssa
      Luena Talita

      Eliminar
    2. Olá anónima, parabéns pela Luena e que corra tudo bem na gravidez. Pessoalmente, conheço duas bebés com esse nome, a Luena Cristina e a Luena Isabel.
      O meu primeiro pensamento foi Luena Jasmim acho muito exótico e bonito, no entanto, deixo aqui ainda mais algumas sugestões:
      Luena Concha
      Luena Dália
      Luena Elora
      Luena Íris
      Luena Penélope
      Luena Ruby
      Luena Violeta

      Boa sorte na escolha do segundo nome :)

      Eliminar
    3. Olá me chamo Luena Carolina, sou do Brasil. Fico feliz em ver meu nome ser mais conhecido, afinal, nunca conheci nenhuma outra Luena. Acho o nome muito bonito, além de ser fácil de escrever e de falar, ele é forte e tem personalidade.

      Eliminar
  9. A minha filha também se vai chamar Luena. Acho que Luena Luis fica giro e diferente

    ResponderEliminar
  10. Olá meu nome é luena carla moro no Brasil e fico feliz por gostarem dele afinal são poucos os tem esse nome.

    ResponderEliminar
  11. Amoo meu nome, diferente e extrovertido. Assim como Eu 😍😎
    Luena Dias ❤

    ResponderEliminar