quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Páris


Um nome masculino bonito, elegante e intrigante! Embora ao lê-lo ou ouvi-lo pela primeira vez, nos possamos lembrar automaticamente da capital francesa, Páris nada que tem que ver com geografia. A grafia e sonoridade de ambos os nomes - Paris e Páris - é, inclusive diferente, uma vez que em português se acentua a primeira vogal do nome, o que lhe dá uma força marcante! Acredito que Páris seja uma opção fresca e inovadora para os nossos dias e tem uma certa intelectualidade, misticismo e romantismo associados que lhe dão um toque de beleza extra.

Na Mitologia Grega, Páris era o nome do Príncipe de Tróia, filho de Priam (ou Prião) e irmão de Heitor, que instigou a Guerra com Esparta ao raptar a sua amada Helena, uma mulher de ímpar beleza, por quem se apaixonou perdidamente. O amor correspondido de Páris e Helena foi romantizado por diversas obras artísticas após a Ilíada de Homero e chegou até aos nossos dias como uma história de amor trágica, mas com contornos extremamente românticos. Assim sendo, creio que Páris tem tudo o que precisa para ser equiparado a um Romeu, a um Tristão ou até mesmo a Ulisses (é quase irónico este último). Partilha dos traços românticos de outros nomes masculinos como Adónis, Aramis ou Valentim e acredito que formaria pares muito interessantes com estes.

Páris é autorizado em Portugal, mas nunca se afirmou em terras lusas. Para terem uma ideia, não se encontram registos durante o século XX ou previamente, e em 2013 e em 2014 não houve nenhum menino nascido com este nome! Talvez o português não o conheça ou talvez não o aprecie, mas eu tendo a posicionar-me na hipótese do desconhecimento. O mesmo parece acontecer no Brasil, onde o nome não integra nenhum top e onde também não se encontram facilmente personalidades assim chamadas.

Nos Estados Unidos da América tem-se levantado alguma polémica em relação ao género deste nome, uma vez que a famosa socialite Paris Hilton é uma mulher e carrega-o consigo. Porém, ignora-se o facto de que o seu nome é em honra à cidade francesa e nada tem que ver com Páris, que é masculino e precisamente para o provar algumas celebridades, nomeadamente o ator Pierce Brosnan, escolheram este nome para os seus filhos.

Acho que nas nossas realidades esse problema não se coloca e Páris pode desfrutar da sua identidade de género em paz. Embora possa não ser do agrado geral, recomendo o seu uso, afinal de contas é um nome válido e apenas se destaca por ser incomum. Eu era capaz de o considerar.

Quais são as vossas opiniões?

10 comentários:

  1. Não usava - não por falta de "coragem", mas por não me cativar o suficiente - mas acho giro! :)

    ResponderExcluir
  2. A ligação com a mitologia é um ponto positivo do nome, mas não gosto muito dele em si. Acho que um rapaz chamado Páris acabaria tendo seu nome confundido com Paris(principalmente no Brasil, onde em alguns documentos os nomes aparecem sem acento).

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito mas não sei se usaria ,também acho que facilmente geraria confusão com Paris.

    ResponderExcluir
  4. não me diz muito, mas não acho mau

    ResponderExcluir
  5. Adoro este nome e estou pensando em da-lo para meu filho! <3

    ResponderExcluir
  6. Acho complicado por parecer muito com Paris, a capital francesa e por lembrar a Paris Hilton...Eu mesma pensava ser um nome feminino. Vejo-o como unissex. Existem vários nomes que antes eram masculinos e agora são femininos tbm, como é o caso de Ariel, Dylan...e o reverso (feminino -> masculino) como é o caso de Carmo e Juno. É um nome de se admirar, mas não usar, creio eu...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada a ver. Páris é nome totalmente masculino. Veja lá na Ilíada de Homero...

      Excluir