segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Samir


Samir é um dos nomes árabes do gênero masculino mais conhecidos de nós lusófonos, muito por conta da sua versão feminina Samira, porém é pouco usado em nosso idioma. Este nome tem duas origens e dois significados. Em árabe seu significado é "companheiro de conversas ao entardecer", em sânscrito seu significado é "vento, ar". Seja qual for a origem, todas elas têm um bom significado para este nome.

Como havia dito anteriormente, este é um nome conhecido porém nada comum em nosso idioma. Cada vez mais a paixão por nomes árabes e hindus é maior e cada vez mais algumas pessoas buscam inspiração nessas culturas em diversas áreas da vida, e com os nomes não poderia ser diferente. Deste modo, penso que poucos são os nomes masculinos destas origens que se encaixam em nosso idioma como Samir e este é outro bônus para o nome.

No Brasil a terminação -ir já foi muito usada nos anos 60/70, tanto para mulheres quanto para homens, e esta terminação hoje em dia pode ser visto como datada, porém Samir mostra o contrário. É um nome que consegue ter um ar moderno, mesmo sendo extremamente antigo, e com a jovialidade que poucos nomes, ou nenhum outro nome com a mesma terminação tem.

É um excelente nome que tem grandes chances de ganhar maior popularidade por todos os pontos ditos no texto.

Qual sua opinião sobre Samir?

7 comentários: