terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Alberta


Não espero convencer muita gente com Alberta. Admito que é daqueles nomes que dificilmente agradará a alguém. No entanto já falámos de tantos nomes "pesados" e acho que Alberta também merece essa oportunidade. No mais, escrevo para satisfazer a minha curiosidade acerca do nome. Então vamos lá. 

Alberta, como sabemos, é a versão feminina de Alberto - nome do meu primo, por sinal. Quando chegam as 23 horas já estou com muito sono e sem nada para fazer, por isso ponho-me a divagar. Há uns dias ocorreu-me uma ideia absurda e genial: se o meu primo tivesse nascido menina e se se chamasse Alberta, como seria a minha vida? Pus-me a imaginar mil e um cenários e cheguei à conclusão que até gostaria de ter uma prima com este nome. De tanto ter repetido Alberta, o nome foi-se tornando cada vez mais divertido para mim. 

Pondo agora as minhas parvoíces de lado, vamos ao que interessa. Alberta é um nome com raízes germânicas e derivou de Adalbert (adal = nobre, beraht = brilhante, ilustre, célebre), precisamente de onde surgiram Adalberto e Adalberta

Escusado será dizer que não nascem muitas meninas portuguesas chamadas AlbertaEm 2014 nasceu apenas uma, e em 2015, zero. Este fenómeno já é habitual há décadas e o máximo de registos que Alberta conseguiu - no século passado - foi em 1975, quando nasceram 11 pequenas com este nome. Já a variante Albertina foi muito mais usada: num ano em que Alberta não teve um único registo, Albertina teve 297! 

Acredito que na Idade Média Alberta se tenha usado mais, razão pela qual até vejo nele algum interesse. Por isso e também pela associação que faço às casas reais. Temos (tínhamos) a princesa do Reino Unido, filha da rainha Vitória e do seu marido, o príncipe Alberto. Na verdade o nome da princesa era Luísa Carolina Alberta, composto que acho absolutamente maravilhoso em termos de beleza e imponência - e ver Alberta ao lado de nomes tão bonitos e populares como Luísa e Carolina deu-lhe logo outro brilho! 
Em solos lusos tivemos a infanta portuguesa Isabel Maria de Bragança, cujo terceiro nome também era Alberta. Isabel Maria Alberta, mais um composto imponente. 

Com alguma dedicação - e entendimento no assunto - é possível encontrar muitas mais figuras com este nome. Tal como disse em cima, não me parece que Alberta agrade a muita gente, e por isso não prevejo nenhuma proliferação de Alberta's nas maternidades e nos infantários nos próximos anos. Mas fica aqui registado e quem sabe alguma Alberta aparecerá para ler sobre o seu nome (não o meu primo, mas outra)!

Dariam uma oportunidade a este nome?

2 comentários:

  1. não gosto de Alberta (nem de Albertina). Alberto já simpatizo mais.

    ResponderExcluir
  2. O pouco uso pode ser o motivo de estranhamento, afinal Alberta é bem parecido com outro nome tb usado no masculino: Roberta.

    ResponderExcluir