quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Amira


Seguindo o modelo que utilizei na minha publicação de Katherine, a partir da imagem deste post, perguntei no grupo Sociedade dos Nomes que nome dariam à protagonista indiana desta fotografia, e a Joana Recharte sugeriu Amira. Assim que o disse, pensei que seria o nome perfeito para ela.

Há duas origens de Amira, mas uma coisa é certa, ambas são versões femininas de Amir e esse sim, tem duas origens: há o nome hebraico (אָמִיר) que significa copa da árvore e o nome árabe, persa e urdu (أمير ou امیر) que quer dizer comandante ou príncipe. Esta última forma, originalmente, não se tratava de um nome árabe, mas sim de um título, e incorporou-se em inglês como emir, e só depois passou a Amir, e de seguida, surgiu a sua versão feminina, Amira.

Amira, como é óbvio, não é um nome popular nos países de língua portuguesa, e prova disso foram os registos nulos que obteve no estado de São Paulo, no Brasil, no ano de 2015. Já em Portugal, nasceu apenas uma menina com este nome no mesmo ano.

Como referência principal com este nome temos, imagine-se, uma criança! Amira Willighagen tornou-se conhecida por ser uma cantora lírica de altíssima qualidade com apenas nove anos, e, surpreendam-se, sem nunca ter tido aulas de canto! Este facto ajuda-me, sem dúvida, a associar Amira a uma criança e acho que é um nome que assentaria bem a crianças portuguesas e brasileiras, tem uma ótima sonoridade e não é nada complicado.

Vocês já conheciam Amira?

16 comentários:

  1. Acho um nome muito melodioso na verdade e não é assim tão descabido que os portugueses e brasileiros pudessem gostar dele, afinal de contas é muito parecido a Samira, um nome que vai ganhando cada vez mais adeptos entre nós :)

    Na verdade conheci o nome através da Willighagen, gosto imenso dela, acho-a uma menina muito prendada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já que você tocou no assunto, eu prefiro Samir a Samira. Provavelmente porque lembra Samara (e tenho uma parente com esse nome).

      Excluir
    2. Ah, e também acho Samara mais bonito que Samira. Não sei, mas Samira é um nome ao qual os meus ouvidos ainda precisam se acostumar.

      Excluir
  2. Já conhecia, mas é um nome que não me atrai. Parece sempre que está faltando uma letra, no caso o S de Samira. Talvez seja falta de costume.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Eu não gosto porque meu namorado é italiano e ammira com (2 M) significa Admira na língua dele. Sei que a associação é com uma palavra boa, mas pode gerar bullying, pois é uma palavra normal do cotidiano e poderia soar pretensioso demais. Além disso, em português parece "A mira" (do verbo mirar), essa sim é uma referência que considero ruim.

      Excluir
  3. Já conhecia e adoro. Acho bem .melhor que Samira.

    ResponderExcluir
  4. Adoro o nome - forte, delicado, com um lindo significado - e a Willighagen me fez gostar ainda mais! Gostaria que fosse mais usado. Aqui na minha cidade (no estado do Paraná) já encontrei uma médica com esse nome.

    Amira recebeu 2 registros no estado de S. Paulo em 2015. :)

    ResponderExcluir
  5. Amira também é anagrama de Maria. Conheci apenas uma Amira.

    ResponderExcluir
  6. Amo este nome, seu significado como princesa e encantador, antes mesmo de conhecer a cantora eu já amava este nome, e depois que a conheci passei a gostar mais ainda. Em breve teremos uma na família sigo no expectativa.

    ResponderExcluir
  7. Minha filha se chama Amira. Nasceu loirinha, com a pele bem clara. Muito sentimental. Muito delicada. Chora atoa mas corresponde aos comandos com alegria quando a tratamos com meiguice e carinhos. Hoje com dois anos só enxerga a família. Muito apegada, muito carinhosa, adora dormir abraçada. Faz jus sem dúvida a personalidade descrita a esse nome.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só não achei legal a referência a "loirinha e pele bem clara" às demais características, como se uma coisa influenciasse ou tivesse algo a ver com a outra. Ou pior: como se fossem só as menininhas com essas características físicas que fossem relacionadas as demais qualidades. A aparência ou etnia não tem nada a ver. O que importa é o caráter e, nesse caso, eu creio, sim, que o significado dos nomes contribuem muito parar o caráter, mas a aparência não diz nada.

      Excluir
  8. Aprecio esse nome... se um dia eu tiver uma filha será Amira Elisa

    ResponderExcluir
  9. É o nome que eu e o meu marido escolhemos pra nossa futura filha...

    ResponderExcluir