sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Aurélio


Só há pouco tempo parei para pensar neste nome masculino com toda a atenção que ele merece! Lembro-me que estava a percorrer uma lista de nomes típicos da Antiga Roma e Aurelius era um dos nomes que se recomendava para bebés. Achei curioso.

Aurélio vem do latim aureus, que significa dourado, aquele que é de ouro! Como tem um significado associado ao ouro, tão valorizado nas sociedades antigas e atuais, Aurélio não seria nada mais, nada menos, do que um menino a ser altamente estimado e zelado, um verdadeiro menino d’ouro, não concordam?!

Na minha vida, apenas conheci um Aurélio, meu professor na primária, um indivíduo simpático nos seus trinta anos. Nunca conheci outro, nem mais novo, nem mais velho, por isso, senti-me com vontade de perceber se este nome alguma vez chegou a ser popular em Portugal ou se, pelo contrário, sempre foi um nome raro. Para minha surpresa, constatei que Aurélio era um nome muito estável mantendo-se sempre acima dos 50 registos anuais entre 1930-1970! Chegou, inclusive a rondar os 100 registos nos anos 50! Impressionante! Isto significa que Aurélios não serão propriamente poucos em Portugal, eu é que tenho o infortúnio de não me ter cruzado com ninguém com um nome tão esmerado!

Hoje em dia, o número de registos por ano é bem mais baixo! Em 2013, em Portugal, foram registados 2 pequenos Aurélios e os compostos Aurélio Filipe, Carlos Aurélio, Kaio Aurélio, Marco Aurélio e Tomás Aurélio. No ano seguinte, em 2014, tornaram a nascer outros dois, mais os compostos Aurélio Rodrigo, Carlos Aurélio, Guilherme Aurélio, Jorge Aurélio e Santiago Aurélio. Em 2015 nasceram mais dois meninos com este nome.

Para mim, novamente, foram informações surpreendentes pois achei que não seria, de todo, usado, e foi um gosto muito grande vê-lo a pertencer a várias famílias portuguesas! Acredito que é um nome bonito, forte e imponente, tem algo de grandioso, de majestoso que aprecio imenso e, na minha humilde opinião, é um excelente nome para formar compostos!

Pode ser facilmente conjugado com nomes mais atuais como Lucas Aurélio, Matias Aurélio, Miguel Aurélio ou Pedro Aurélio, mas fica fica soberbo combinado com nomes monárquicos como Afonso Aurélio, Henrique Aurélio, Luís Aurélio ou Aurélio Vicente! Recentemente deparei-me, também, com um composto em inglês que traduzido para a nossa língua seria nada mais, nada menos que Lopo Aurélio (o lobo dourado). Achei incrível e resolvi partilhá-lo aqui convosco. Quando se tem um nome com um significado tão bonito quanto Aurélio, as combinações que se pode fazer são imensas, é só dar asas à imaginação!

A maior referência a este nome é o Imperador Romano Marcus Aurelius, que combinava a prática da governação com a filosofia, escrevendo uma obra muito conhecida, e ainda hoje apreciada, Meditações.

Que acham de Aurélio? Utilizavam-no?

10 comentários:

  1. Aurélio é um nome bastante presente na vida dos brasileiros por causa do Dicionário Aurélio, criado por Aurélio Buarque de Holanda. O nome meio que virou sinônimo de dicionário. Outro destaque é o ex-judoca Aurélio Miguel, ganhador do ouro olímpico. Não gosto muito do nome sozinho, mas sim no composto Marco Aurélio que acho muito bontito e charmoso!

    ResponderExcluir
  2. Muito pesado, mas acho melhor que Aurélia.

    ResponderExcluir
  3. Meu filho tem 11 meses e chama Aurélio igual to avo acho limpo nome

    ResponderExcluir
  4. Me ajudem meninas! Preciso de mais combinaçöes com Aurélio. Rs..Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, deixo aqui algumas sugestões:
      Aurélio Xavier
      Aurélio Mateus
      Aurélio Matias
      Aurélio Tomé
      Aurélio Valentim
      Aurélio Valentino
      Aurélio Baltasar
      Aurélio Vicente
      Aurélio Salvador
      Aurélio Caetano
      Aurélio Romeu
      Aurélio Tomás
      Espero ter ajudado, um beijinho, Ana Carvalho.

      Excluir
    2. Mais algumas ideias de compostos com Aurélio na 1ª posição:

      Aurélio Benjamim
      Aurélio Bernardo
      Aurélio Dinis
      Aurélio Duarte
      Aurélio Eduardo
      Aurélio Fernando
      Aurélio Filipe
      Aurélio Francisco
      Aurélio Frederico
      Aurélio Gaspar
      Aurélio Gil
      Aurélio Gustavo
      Aurélio Heitor
      Aurélio Henrique
      Aurélio Isaac
      Aurélio Jaime
      Aurélio Joaquim
      Aurélio Lourenço
      Aurélio Lucas
      Aurélio Luís
      Aurélio Martim
      Aurélio Matias
      Aurélio Tomé
      Aurélio Vicente
      Aurélio Xavier

      Pessoalmente acho que Aurélio fica mais interessante como 2º nome, especialmente se o 1º for popular, porque a meu ver ganha o destaque no composto e fica mais divertido :)

      Bernardo Aurélio
      Dinis Aurélio
      Diogo Aurélio
      Duarte Aurélio
      Eduardo Aurélio
      Fernando Aurélio
      Filipe Aurélio
      Francisco Aurélio
      Frederico Aurélio
      Gaspar Aurélio
      Gonçalo Aurélio
      Guilherme Aurélio
      Gustavo Aurélio
      Heitor Aurélio
      Henrique Aurélio
      Jaime Aurélio
      Leonardo Aurélio
      Lourenço Aurélio
      Lucas Aurélio
      Luís Aurélio
      Martim Aurélio
      Mateus Aurélio
      Matias Aurélio
      Miguel Aurélio
      Pedro Aurélio
      Simão Aurélio
      Tomás Aurélio
      Vasco Aurélio
      Vicente Aurélio

      Boa sorte na escolha!

      Excluir
  5. é um nome forte que na minha opinião não precisa de complemento, corre o risco de ser chamado do segundo nome... ele preenche todos os espaços, se basta! e é lindo, diga-se de passagem...

    ResponderExcluir