segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Dália


Mais um nome de flor!

Dália é suave, melódico e muito feminino! Pode ser uma boa alternativa aos nomes de flores mais habituais entre os nossos povos, como Rosa e Margarida, para aqueles que os acham já pouco ultrapassados ou demasiado óbvios!

Não desvalorizando a beleza dos nomes supracitados, a verdade é que Dália seria uma escolha bem mais original e exclusiva nos nossos dias. Nunca foi um nome muito utilizado em Portugal e no Brasil, o que tem as suas vantagens, nomeadamente, não ficar demasiado associado a nenhuma geração/idade em particular, o que o torna um nome sempre fresco, tal qual uma flor!

Dália (Dahlia na sua versão original e mais internacional) foi o nome dado pelo Diretor dos Jardins Reais de Madrid, em 1791, à espécie de flores importada do México, que havia sido estudada profundamente pelo botânico sueco Anders Dahl (1751-1789). Canavilles inspirou-se no sobrenome do botânico, que é de origem germânica, sendo ainda hoje em dia um sobrenome muito comum na Alemanha, Noruega, Suécia e Dinamarca. Significa vale! Ao atribuir e adaptar este nome a uma flor, pode dizer-se que Dália passou a significar a flor do vale, um significado bem bonito, não concordam? Para mim é bonito porque adoro nomes com ligação à Natureza e Dália bem que podia ser considerado um dois em um!

Por curiosidade, gostaria de partilhar convosco que ao pesquisar sobre a vida deste afamado botânico, percebi que teria sido um aluno de Carl Linnaeus, também ele um botânico muito conhecido que deu origem a dois nomes próprios, um em cada género respetivamente: Lineu e Lineia, que já foram abordados aqui n'O Blog, sendo que Lineia foi o nome que o próprio deu à sua flor favorita! E daqui me surge a ideia de que Dália & Lineia seriam um par absolutamente bem equilibrado, por serem ambos nomes de flores menos populares e terem a mesma origem sueca, ou nórdica, como preferirem!

Partilho também convosco o meu entusiasmo em imaginar pares femininos em que ambos os nomes terminam em –lia, mas a vogal acentuada muda ou então muda a penúltima letra do nome! Pronto, podem estar a pensar que são preciosismos a mais, e realmente talvez sejam, mas adoro pensar nestes pormenores!

Dália & Amélia
Dália & Betânia
Dália & Camélia
Dália & Cecília
Dália & Emília
Dália & Eugénia
Dália & Felícia
Dália & Geórgia
Dália & Glória
Dália & Índia
Dália & Júlia
Dália & Lídia
Dália & Núria
Dália & Olímpia
Dália & Zínia

Outras etimologias para o nome Dália além da referência à flor, são apontadas, nomeadamente, ser um nome hebraico que significa ramo e ser um nome lituano que significa destino, fortuna, boa-sorte, estando associado ao nome da deusa da fertilidade, gravidez e parto! Nenhuma das referências desaponta, pelo que considero que Dália será sempre uma boa opção!

A única referência negativa que encontro é a menção à Black Dahlia, um assassinato que ocorreu nos anos 40 nos Estados Unidos da América e que inspirou a criação de uma obra cinematográfica em torno da história. Embora o conteúdo seja sombrio, o filme está muito bem feito e recomendo àqueles que gostam de cinema! E por falar nas artes do cinema, uma referência bem portuguesa é a bonita atriz Dália Madruga, também ela irmã de uma Núria, também atriz, um par bem interessante do ponto de vista das minhas regras mesquinhas de combinação!

Como comecei a publicação por dizer, este é um nome cheio de qualidades! Pena é que o nosso povo ainda não o tenha olhado com olhos de ver e não lhe tenha prestado a merecida atenção! Confesso que é um nome que me agrada bastante e tenho-o incluído nas listinhas de nomes favoritos para menina! Para terem uma noção mais precisa do seu uso em Portugal, em 2013 foram registadas apenas 4 meninas, sendo uma delas chamada Dália Suriel, em 2014 apenas duas, e em 2015, oito!

É um nome low-profile, que vagueia longe das luzes da ribalta! Para aqueles que gostam de fugir a nomes populares, Dália é um nome para manter debaixo de olho!

E vocês, gostam de Dália?

11 comentários:

  1. Que ótimo post Joana, parabéns! Gosto muito de Dália, acho um nome delicado, leve, fresco e gracioso. Entre os nomes de flores é uma ótima opção! Meus pares preferidos foram Dália e Lineia(gostei da correlação), Dália e Camélia e Dália e Betânina.
    Eu vi o filme Dália Negra, é realmente sombrio e bem marcante. Não sei se conhece o perfume Dahlia Noir, ele foi desenvolvido a partir de um aroma imaginário para a dália, já que ela é uma flor sem perfume.

    ResponderExcluir
  2. Também gosto muito de Dália, e acho realmente estranho que nunca tenha sido usado mais. Mas isto até faz com que o nome mantenha uma certa exclusividade. Eu usaria, é delicado e fresco. Adoro! :)

    ResponderExcluir
  3. simpatizo. :)
    Black Dahlia é um ponto positivo tendo em conta toda a obra cinematográfica e acho que dá um quê de mistério ao nome, ao mesmo tempo que tira alguma da doçura.. para mim isso é bom :)

    ResponderExcluir
  4. Acho lindo esse nome, talvez será o nome da minha filha futuramente

    ResponderExcluir
  5. Acho que vai ganhar muitos fãs após o live action do Aladin! Eu gosto! É super feminino ^^

    ResponderExcluir
  6. Oiii eu me chamo Dalia! Eu sabia que significava flor, mas não tudo isso! Fico muito feliz, amo meu nome e sou realmente sortuda!

    ResponderExcluir
  7. É o nome da minha filha, nasceu em 2016 e ganhou a versão internacional com H Dahlia

    ResponderExcluir
  8. Vai ser o nome da minha filha, Ana Dalia ❤️

    ResponderExcluir