quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Hortênsia


Para ser completamente franca, este nome nunca me cativou e nunca me chamou a atenção. As circunstâncias mudaram quando, inesperadamente, numa série televisiva que acompanho, entrou uma personagem chamada Hortensia (dito em italiano), que visava retratar a personalidade histórica de Hortensia di Medici. E, ainda que a personagem não fosse muito simpática, o nome soou-me muito bem na hora e reparei que ainda não lhe havíamos dado destaque aqui n'O Blog! E todos os nomes merecem o seu destaque, o seu momento na spotlight!

Hortênsia trata-se da versão feminina de Hortensius, um nome de família do Império Romano que possivelmente deriva do latim hortus que significa jardim. E além desta referência bem bonita a um jardim – que cria um cenário imagético muito interessante e relaxante – Hortênsia é também um nome de flor! Hydrangea Macophylla, uma bonita flor, bem volumosa, habitualmente encontrada em tons de azul ou rosa! Para quem segue as novas tendências de decoração em eventos vários de certeza que não passou ao lado das hortências, deparou-se precisamente com elas! São fabulosas e estão a marcar toda uma geração!

O nome sempre foi relativamente incomum em Portugal e no Brasil e ultimamente quase não se o vê em meninas pequenas! Chego, inclusive, a afirmar que nunca conheci nenhuma senhora chamada Hortênsia! No entanto, analisando os registos portugueses de 2013 e 1014, contatei que este nome não está propriamente extinto no nosso panorama nacional! Em 2013, em Portugal, nasceu uma menina com este nome e mais três outras, com os compostos Bruna Hortênsia, Cristiana Hortênsia e Hortênsia Maria. No ano seguinte, em 2014, nasceu mais uma Hortênsia e foi registado o composto Hortênsia Armanda! Em 2015 este nome não obteve nenhum registo.

No plano mundial não existem grandes referências que se possam citar aqui e que partilhem o nome, no entanto, durante várias décadas, Hortense (versão que também é aceite em Portugal), foi um nome muito utilizado nos Estados Unidos da América, onde hoje Florence tem sido um nome similar bem mais apreciado! Na Antiguidade, destaca-se Hortensia, filha do famoso orador romano Quintus Hortensius, também ela uma importante oradora e uma mulher politicamente muito ativa e marcante!

Em Portugal as referências são praticamente nulas - desconheço qualquer Hortênsia que se tenha destacado, mas muito gostaria de estar errada. Já no Brasil é mais conhecido, por ser o nome da grande jogadora de basquetebol, Hortência Marcari, uma atleta fenomenal!

Que impressões vos passa este nome?

5 comentários:

  1. Me passa a impressão de imponência, mas que se suaviza por ser nome de flor. Tenho essa mesma impressão de Ametista, tb nome literal . Até q Hortênsia e Ametista formaria um bonito par para irmãs! Hortense tb é bem charmoso.

    ResponderExcluir
  2. Não gosto, acho que o final "encia" não me agrada.

    ResponderExcluir
  3. não é o meu estilo. Adorei a foto :>

    ResponderExcluir